Mudar Liquido da Refrigeração A3 8L

Boa Tarde.

Desejava mudar o liquido da refrigeração do meu A3 1.9 Tdi de 1999 (110cv).
Após pesquisar li que existe uma torneira para esvaziar o liquido. Alguém me sabe dizer a melhor maneira de o fazer???

Já agora qual o produto e a percentagem recomendados (G12 ou outros)?


Cumps!
 
a melhor maneira infelizmente nao te sei dizer mas se fores mudar , a melhor coisa que lá podes por e apenas agua destilada .....o anti congelante como o nome indiga e para evitar a agua congelar a temperaturas negativas e como tal um pessimo condutor de calor e por sua vez mau para o radiador dissipar o calor do verao .

essas tretas de que o liquido tem oleo e que faz isto e aquilo nao passa de markting e atençao se realemte comprares um liquido desses , a maior parte dos mais baratos dos hipermercados sao apenas agua destilada com corante.

abraços e boas curvas
 
a melhor maneira infelizmente nao te sei dizer mas se fores mudar , a melhor coisa que lá podes por e apenas agua destilada .....o anti congelante como o nome indiga e para evitar a agua congelar a temperaturas negativas e como tal um pessimo condutor de calor e por sua vez mau para o radiador dissipar o calor do verao .

essas tretas de que o liquido tem oleo e que faz isto e aquilo nao passa de markting e atençao se realemte comprares um liquido desses , a maior parte dos mais baratos dos hipermercados sao apenas agua destilada com corante.

abraços e boas curvas

Pessimo post amigo.
 
O anti-congelante deve ser mudado conforme a indicação dada no manual pois perde as propriedades térmicas e de protecção contra a oxidação e calcários. Por essa razão e como agora tenho tempo desejava mudar o liquido da refrigeração.
Como pesquisei e li algures que existe uma torneira no radiador para vazar o circuito, peço a informação sobre o local da sua localização.

Obrigada!
 
O anti-congelante deve ser mudado conforme a indicação dada no manual pois perde as propriedades térmicas e de protecção contra a oxidação e calcários. Por essa razão e como agora tenho tempo desejava mudar o liquido da refrigeração.
Como pesquisei e li algures que existe uma torneira no radiador para vazar o circuito, peço a informação sobre o local da sua localização.

Obrigada!

A razão da questão que fiz, era para saber se havia alguma razão especifica para a mudança do anti-congelante.
Se ias mudar a bomba de água, o termostato etc., como parece que não, só vais mudá-lo porque atingiu os 2 anos correcto ?

A maneira mais fácil de tirares, é desancaixando o tubo inferior do radiador, só que isso só, não tevai tirar a tudo.
Como está a chegar o verão aconselho-te a mudares também o termostato, e assim saíra também o resto do liquido que está no bloco do motor.

A concentração indicada são 2 x 1,5 L embalagens de G12 + ( roxo ) e o resto água da torneira.
 
Obrigada pelas dicas! Ia tirar o tubo mais inferior do motor para tirar o refrigerante do bloco mas já vou ver quanto me fica o termostato!!!
 
a melhor maneira infelizmente nao te sei dizer mas se fores mudar , a melhor coisa que lá podes por e apenas agua destilada .....o anti congelante como o nome indiga e para evitar a agua congelar a temperaturas negativas e como tal um pessimo condutor de calor e por sua vez mau para o radiador dissipar o calor do verao .

essas tretas de que o liquido tem oleo e que faz isto e aquilo nao passa de markting e atençao se realemte comprares um liquido desses , a maior parte dos mais baratos dos hipermercados sao apenas agua destilada com corante.

abraços e boas curvas

Nunca estiveste mais errado.

O G12 não serve só para evitar congelamento, entre outras propriedades, evita a corrosão interna do circuito , evita a evaporação do liquido e blá blá blá.

Em jeito de conclusão :

G12 + agua destilada = opção correcta ( pode ser usada da torneira mas prefiro destilada )

Só agua destilada = adeus bloco.

PS: Se quizeres optar mesmo só por água destilada, coloca a mesma e um pouco de Xarope de groselha para dar cor.
 
Last edited:
ja agora aproveitando.. o termoestato muda consoante a cavalagem e potencia ou é tudo igual..
tipo o dum 1.9 tdi 110 é igual ao 130cv? digo isto pk mudei uma vez no meu ibiza k era de 110cv.. e como tenho um concesionario seat mais perto ia lá comprar o termoestado que o meu está nas couves.. :)
 
ja agora aproveitando.. o termoestato muda consoante a cavalagem e potencia ou é tudo igual..
tipo o dum 1.9 tdi 110 é igual ao 130cv? digo isto pk mudei uma vez no meu ibiza k era de 110cv.. e como tenho um concesionario seat mais perto ia lá comprar o termoestado que o meu está nas couves.. :)

Se quizeres manda chassi por PM que eu logo a noite digo-te o código do teu termostato.
 
ja agora aproveitando.. o termoestato muda consoante a cavalagem e potencia ou é tudo igual..
tipo o dum 1.9 tdi 110 é igual ao 130cv? digo isto pk mudei uma vez no meu ibiza k era de 110cv.. e como tenho um concesionario seat mais perto ia lá comprar o termoestado que o meu está nas couves.. :)
Então e eles não te encomendam a ref. da Audi?
 
devem encomendar. a ver se passo lá ammha..Master-Zeus... obrigado pela disponibilidade.. já tenho o nr.. tb tenho o etka ;)
abraço
 
Back
Top