Motores AJM e ATJ

Boas
Apesar de várias buscas ainda não consegui descobrir a diferença entre os motores denominados AJM 115 cv e os ATJ 115 cv. Alguém pode explicar.

Gracias
 
Estes dois motores são na generalidade iguais, apenas diferem em alguns componentes, que não te consigo dizer exactamente quais são. ;)
 
Boas.
Falei com um mecânico sobre o assunto, que me disse que é precisamente o mesmo motor. só que com resistências de materias diferentres por o ATJ ser mais recente. Será.
 
Boas:
Então é assim: Motor AJM rpm 285/1900 norma de goses D3 ano de fabrico 1/99 a 12/99; ATJ rpm 310/1900 norma de gases EU3 ( mais restitivo), ano de fabrico 1/00 a 8/00. A minha questão foi posta porque o meu AJM (172.000) rebentou a caminho de Lisboa, de maneira que não teve reparação, meti no mesmo local um ATJ, não foi preciso alterar, modificar ou anular nada, mas reparei logo que se tratava de um motor mais vivo, desenvolvia muito melhor e o motivo está no binário que é superior. O motor custou 2200 € mais o restante ficou tudo em +-3000€.
O tubo de circulação do liquido refrigerante que está ligado ao motor, saltou perdeu toda o liquido e já sabem rebentou. Não ouvio o aviso sonoro devido ao barulho do carro,rádio, conserva etc, o lcd não se via nada, ainda não tinha ido a Palmela, não tenho por hábito olhar para a temperatura do óleo, azar meu. O indicar da temperatura da áqua não subiu, nem podia, se não havia áqua como podia subir. O motivo porque o tubo saltou, ou foi devido á trepidação, o que eu duvido ou então queimou a junta da cabeça criou pressão e daí o tubo ter saltado. Não sei. Fiquei com alguma experiência e sem alguns €€.
Se poder ser util, força.

Cumprimentos
 
filipe senior disse:
Boas:
Então é assim: Motor AJM rpm 285/1900 norma de goses D3 ano de fabrico 1/99 a 12/99; ATJ rpm 310/1900 norma de gases EU3 ( mais restitivo), ano de fabrico 1/00 a 8/00. A minha questão foi posta porque o meu AJM (172.000) rebentou a caminho de Lisboa, de maneira que não teve reparação, meti no mesmo local um ATJ, não foi preciso alterar, modificar ou anular nada, mas reparei logo que se tratava de um motor mais vivo, desenvolvia muito melhor e o motivo está no binário que é superior. O motor custou 2200 € mais o restante ficou tudo em +-3000€.
O tubo de circulação do liquido refrigerante que está ligado ao motor, saltou perdeu toda o liquido e já sabem rebentou. Não ouvio o aviso sonoro devido ao barulho do carro,rádio, conserva etc, o lcd não se via nada, ainda não tinha ido a Palmela, não tenho por hábito olhar para a temperatura do óleo, azar meu. O indicar da temperatura da áqua não subiu, nem podia, se não havia áqua como podia subir. O motivo porque o tubo saltou, ou foi devido á trepidação, o que eu duvido ou então queimou a junta da cabeça criou pressão e daí o tubo ter saltado. Não sei. Fiquei com alguma experiência e sem alguns €€.
Se poder ser util, força.

Cumprimentos

Algo aí não está "bem"...

Aqui têm TODOS os dados do meu AJM:

VIN :arrow: WAUZZZ8DZxxxxxxxx
MARCA :arrow: AUDI
CAROSERIE :arrow: AUDI A4 AVANT
MODEL :arrow: A4 Avant TDI1.9 R4 85 (8D50F4)
AN MODEL :arrow: 2001
DATA FABRICATIEI :arrow: 21/12/2000
LOCUL FABRICATIEI :arrow: INGOLSTADT (GERMANIA)
COD MOTOR :arrow: AJM emissions concept EU 3
COMBUSTIBIL :arrow: DIESEL
LITRI / CILINDREE / DESCRIERE :arrow: 1.9 / 1896 CM3 / Pumpe-Duese
PUTERE / KW / CP / RPM :arrow: 85 KW / 115 CP la 4000 RPM
CUPLU / RPM :arrow: 285 Nm la 1900 RPM
CILINDIRI / VALVE :arrow: 4 CILINDRI / 8 VALVE
COD TRANSMISIE :arrow: DUK
CULOARE EXTERIOARA :arrow: EBONY BLACK PEARLESCENT (4Z / Z9W)
CULOARE INTERIOARA :arrow: ONYX (BR)


_________________________________________________

DATE DE SERVICE PENTRU AUDI A4 Avant (8D5, B5) 1.9 TDI
Engine oil with filter 3,80 Litres
Engine oil specification VW 505 01
Manual gearbox 2,25 Litres
Transmission oil specification SAE 75 W 90
Automatic gearbox New filling 9,00 Litres
Automatic gearbox oil specification G 052162
Front axle differential 0,80 Litres
Front axle oil specification SAE 75 W 90
Power steering oil specification G 002 000
Coolant 7,50 Litres
Cooling fluid specification Glykol
Brake fluid when changing 1,25 Litres
Brake fluid specification DOT 4
Air-conditioning system refrigerant from 2000/05 600 - 700 Gram
Refrigerant specification R 134a
Power steering 0,90 Litres
Air-conditioning system oil 250 - 300 cm3
Cooling oil specification G 052300A2
Battery emergency call system change interval every 4 years
Engine control toothed belt change interval every 90.000 km
Engine control toothed belt test mode not prescribed by the manufacturer
Air filter change interval every 60.000 km
Fuel filter change interval every 60.000 km
Brake fluid change interval every 2 years
Interior filter change interval every 30.000 km

8) 8) 8)
8) 8)
8)
 
Boas:
Os elementos foram tirados de um forum espanhol, que tive como credivel, mas enganei-me, diz-se que: De Espanha nem bons ventos nem bons casamentos se calhar não é em vão. Não á dúvida de que tenho de dar a credibiliade a quem a tem. Parece que só as rpm é que estão correctas. Muito obrigado pelo esclarecimento, pois assim não fiquei na ignorância.
Um elemento com alguma importância que me faltava, o motor AJM, para a mesma carrocaria, o mesmo condutor e os mesmos percursos, gastava 6.2-6.3 o ATJ gasta 6.6-6.7 milagre não existem.
O VW sharan 1.9 tem um motor de 115 cv com rpm 310/1900, ainda não consegui confirmar se é um ATJ ou não. Vou tentar.
Obrigado e cumprimentos
 
Back
Top