Motor V6 2.5 tdi BAU 180cv Problema

Boas pessoal
Infelizmente venho por este meio a me juntar ao forum devido a avaria no motor.
tenho um audi A4 Quattro do ano 2001 um V6 AKE de 180cv
comprei o carro a uns 2 anos atraz, e andava lindamente sem nenhuma avaria e claro que um dia mais cedo ou mais tarde ia avariar visto que estes motores desta serie forem problemáticos e eu na altura que o comprei nao sabia nada sobre Um V6.
A uns 2 meses atraz vinha descansado da vida numa auto estrada a andar o normal 120/140 KM/h e derrepente reparei que o carro comesou a tremer todo, quando dei por mim e olhei para o retrovisor é que reparei uma fumaçada branca a sair e ficou tudo coberto de fumo, a primeira reaçao que eu tive é por o carro em ponto morto, quando o fiz o conta rotacoes desparou no maximo e eu meio assustado outra vez engatei as mudanças ele continuou a tremer e deitar fumo mas rotacoes voltaram ao normal e foi ai que eu tive ideia de desligar o carro e para lo na area de serviço, por sorte estava a passar uma.
De seguida levei o para oficina e comecei a desmonta lo. Ao tirar as tampas das cabeças reparei que os martelinhos saltaram fora, pensei eu que ao comprar martelos ia resolver situação mas conforme fui desmontando forem aparecendo mais problemas, quando tirei o motor fora e quiz desmonta lo todo para vereficar se estava tudo em ordem é que reparei que a B-Massa abanava de mais e claro que tinha que substitui la, ao desmontar o motor por completo quiz dar uma lavagem ao mesmo e foi quando reparei que um dos pistons estava furado com um furo de largura que a Broca de 6 Cobe la perfeitamente e o mesmo tava estalado de uma ponta a outra, nao me perguntem como mas por sorte que ele nao partiu- se eu nao me causou mais danos.......
E foi ao que comesou a minha pesquisa sobre os motores V6
Andei a perguntar aos colegas mecanicos e os mesmos me aconcelharao comprar um Motor BAU que sao motores idênticos so que a audi modificou as cabeças e mais umas alteracoes, realmente pesquizei e vi com sao compativeis, compei um motor BAU agora, e como é obviu tive que mudar correia de destribuiçao, coloquei todos os pontos tranquei o fez tudo como devia de ser feito para mudar correia só que nao sei o que me deu na cabeça andei a roda-lo para verificar se as árvores nao estavao danificadas mas isto sem correia estar la, entretanto ontem montei correia fez tudo direitinha e ai rodar o motor reparei que todos os cilindros fazem compreçao na perfeição menos 1, ele em vez de fazer compareçao, bate ligeiramente na válvula o que me leva a pensar que ao rodar o motor depois de ter colocado em pontos descalibrei tudo, e esse é o motivo por qual em venho a este grupo,
Gostaria de perguntar se alguém tem algum manual de um V6 BAU ou sabe a sequência dos Cilindros, eu Preciso saber qual deles é o primeiro Para entao por tudo da origem


Alguém pode me ajudar por favor ou indicar alguém que saber como resolver situação
 
Eu nao bloquiei o motor, porque nao tinha aquele parafuso para enrroscar la para tranca-lo,
eu quando rodo o motor nao tem compresao do lado direiro quando tas dentro do carro, e eu preciso saber agora onde fica o primeiro cilindro e a sequencia dele porque nao tem compresao e quando rodo motor devagar, faz compresao em todos menos num onde parece que ele bate nas valvulas, alguem tem algum esquema ou grafico de motor para ver a sequencia ou algum tutorial como desmontar e montar tudo do zero
 
Eu nao bloquiei o motor, porque nao tinha aquele parafuso para enrroscar la para tranca-lo,
eu quando rodo o motor nao tem compresao do lado direiro quando tas dentro do carro, e eu preciso saber agora onde fica o primeiro cilindro e a sequencia dele porque nao tem compresao e quando rodo motor devagar, faz compresao em todos menos num onde parece que ele bate nas valvulas, alguem tem algum esquema ou grafico de motor para ver a sequencia ou algum tutorial como desmontar e montar tudo do zero
Sem o kit de bloqueio é muito complicado..faz.se mas nao é facil..
E pelo que relatas de mecanica nao é o teu forte... Desapertas tes algum parafuso da cambota ou da arvore se cames ?

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 
Last edited:
Se tinhas uns martelinhos partidos como dizes em cima podes tirar essa cabeca fora e trocar as válvulas por isso é que nao tens compressão nesse cilindro.
Á dias tive ca um petisco desses..

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
f90880fea17d62f4d42ecccd00adb183.jpg
aa49a4e1803afd6da97b7f9d04b16ff2.jpg
fdfc98bb837dbf4e651a930208c9394c.jpg
370734f2a50dd4b84e50d9d07a65589d.jpg
 
Mecanica nao é o meu forte :D
ao abrir as tampas das cabeças reparei que um veio de cada lado tava danificado, dos 4 no total dois tavao danificados um de cada lado, liguei ao gajo que me vendeu o motor e ele enviou dois novinhos, claro que tive que desapertar parafusos das arvores de cames so que o meu erro foi ter rodado o motor depois de ter tirado os danificados ou seja so com um veio de cada lado, o mais impressionante é que quando os veios tavao la eu rodei o motor estava a funcionar bem. erro mesmo foi ter tirado veios e rodado ele. agora estou tentar descubrira qual deles é o primeiro cilindro, porque em uns forums dizer que é do lado esquer nos outros do lado direto.....
 
os martelos partidos era do motor AKE e agora comprei BAU exatamente igual e quando abri para trocar injetores reparei que 1 veio de cada lado estava danificado e bem, e um martelo estava saldado fora, sera que agora preciso tirar as cabeças para verificar o estado dos pistons e mesmo de valvulas???
 
Mecanica nao é o meu forte :D
ao abrir as tampas das cabeças reparei que um veio de cada lado tava danificado, dos 4 no total dois tavao danificados um de cada lado, liguei ao gajo que me vendeu o motor e ele enviou dois novinhos, claro que tive que desapertar parafusos das arvores de cames so que o meu erro foi ter rodado o motor depois de ter tirado os danificados ou seja so com um veio de cada lado, o mais impressionante é que quando os veios tavao la eu rodei o motor estava a funcionar bem. erro mesmo foi ter tirado veios e rodado ele. agora estou tentar descubrira qual deles é o primeiro cilindro, porque em uns forums dizer que é do lado esquer nos outros do lado direto.....
Para que nao leves isto muito a peito vou tentar explicar....
Para mim se entendesses de mecânica, sábias logo á partida que se tens os martelinhos partidos ou as arvores de cames partidas ,tens de trocar de valvulas ,nesse motor .. Porque batem nos cilindros e empenam..logo assim á primeira vista, se nao trancastes o motor e andastes a rodar e nao tens a ferramenta de bloqueio tens ai uma vela bosta para resolver porque precisas mesmo da ferramenta de bloqueio
Queres um concelho..entrega isso a quem percebe do assunto, porque esses motores sao fdds..


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 
Nao levo nada a mal. ate pelo contrario fico muito grato por disponibilizares o teu tempo

agora ja tenho ferramenta de bloqueio de motor, entao pelo que estas a dizer tentos armores de cames partidas tinha que trocar de valvulas tambem???? estou a perguntar porque motor ainda esta na garantia entendes.
 
Nao levo nada a mal. ate pelo contrario fico muito grato por disponibilizares o teu tempo

agora ja tenho ferramenta de bloqueio de motor, entao pelo que estas a dizer tentos armores de cames partidas tinha que trocar de valvulas tambem???? estou a perguntar porque motor ainda esta na garantia entendes.
Quase de certeza... Porque se elas partiram é porque o motor deve ter descomandado, e se foi o caso tens ai dor de cabeca.. Lgo ja te envio foto do auto data com onde é o primeiro cilindro...ja agora qual o ano da maquina

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 
Pelo que sei,so trancas o motor numa posição, ou seja ao meteres as trancas o motor fica sempre a ponto
Foi este qui que comprastes?
ef72f103bc152f13abbec774f98057fe.jpg
ace2171b33d89351c67e5be34db96117.jpg


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 
Pelo que sei,so trancas o motor numa posição, ou seja ao meteres as trancas o motor fica sempre a ponto
Foi este qui que comprastes?
ef72f103bc152f13abbec774f98057fe.jpg
ace2171b33d89351c67e5be34db96117.jpg


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
Consegues trancar o motor fora do ponto, salvo erro.
isto porque 2 voltas da cambota é 1 volta na árvore de cames.
Não sou nenhum mecânico, mas é possível por exemplo a árvore de cames estar 1 volta adiantada ou atrasada em relação a cambota
 
Consegues trancar o motor fora do ponto, salvo erro.
isto porque 2 voltas da cambota é 1 volta na árvore de cames.
Não sou nenhum mecânico, mas é possível por exemplo a árvore de cames estar 1 volta adiantada ou atrasada em relação a cambota
Nao devia dar...

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 
Mas que até meia volta dá para ficar. Os kits de trancas são para por antes de tirar a correia. Agora que rodaste o motor vai ser difícil voltar ao ponto.
Mesmo assim esses motores quando partem os martelos ficam com as válvulas empenadas e assim não fazem compressão....
Vê lá se eles te arranjam outro motor....
Acho que era o melhor....
 
Back
Top