motor sem agua não aqueceu !

boas, aconteceu-me uma coisa incrível, e estranha na minha B6, ao dar arranque verifiquei que o motor pegou mal... demasiadas voltas ! mas lá fui ás compras ....depois quando parei e desliguei o motor ficou o ventilador elétrico do radiador água a funcionar estranho !
abri o capot e fui ver a água népia zero ! mas não tive alarme falta água nem temperatura alta 90ª o habitual
depois vi que o tubo água que entra em baixo no radiador água, estava fora o freio devia estar mal colocado!
encaixei o tubo, meti água, testei o termostato cá fora estava a abrir montei tudo e o carro ficou a pegar normal , temperatura normal erros vag zero, tudo normal !
ainda estou a pensar como é que o motor não aqueceu ! não houve vapor de água a sair nada e o motor estava realmente com temperatura normal! ao toque e no manômetro !
a única coisa que o motor tem foi que coloquei o aditivo Liqui moly Ceratec (aditivo anti fricção cerâmico ) á uns 6000 kms ! o que é certo é que encaixei o tubo meti água uns 6 lts e não se passou nada !
quando comprei o ceratec li um artigo de um chinês que meteu num R34 skyline de driff coisa bruta em CVS o ceratec por meter.... assim dizia ele ! mas um certo dia ao trocar o oleo e filtro esqueceu-se de apertar o filtro óleo, bem o carro ficou aquecer e quando ele chegou ao pé do carro viu no chão tanto óleo ficou a pensar que tinha lixado o motor, mas depois de apertar o filtro e meter óleo o motor nada sofreu e ele acredita mesmo que o ceratec salvou o motor !

será que tb no meu caso salvou o motor ?

abraço
LP
 
de facto já ouvi falar mt bem desse ceratec...
mas de certa forma tives-te sorte, ou ainda tinha algum liquido refrigeração ou o motor não aqueceu ate ao ponto.. esse tubo foi mexido ou soltou-se do nada?
 
O motor poderá sim ter aquecido, a sonda no bloco não mede temeratura do ar mas sim da água se é que me entendes.
Chegaste te a aprceber da fuga de água antes de ansares com a carrinha?
 
o tubo pode ter ficado ligeiramente desencaixado e foi vazando agua aos poucos, tal como me aconteceu na minha B5,e quando fostes ver ja não tinha agua, mas acho que tinhas visto alguma coisa passado de uns dias (No meu caso a agua aparecia no chão da garagem ai é que desconfiei)
 
a carrinha não gastava água antes disto acontecer e o tubo estava mesmo fora não sei mais nada !
tive uma sorte do caraças !ajudado pelo Ceratec !
 
Se for como o bluea4 indica, ainda bem.
Ja me aconteceu num b7 também mas tinha acabado de lhe mudar a agua do radiador e tava numa de verificações e apercebi que a mola de freio tinha ficado mal encaixada de um lado e com a temperatura cedeu
 
O que acho estranho é a carrinha não avisar da falta de água! Quando tive que mudar o termostato, acrescentou-se liquido de refrigeração e ao rodar o motor para a agua ficar a nível, por estar um pouco baixo ela começou logo a apitar, daí achar estranho a ausência de aviso!
Tbm tenho ceratec ;)
 
Epah, os carochas também não têm água e não aquecem sem mais nem menos... Experimenta nessas voltas que deste estar no pára arranca a ver se o carro não aquecia! Ou um dia bem quente!
 
Não sei o que o motor de um carocha tem a ver com um 1.9tdi...só se for tendo em conta que têm os dois pistões, uma cambota e pouco mais em comum, sendo que a mesmo a cambota não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Quanto ao ceratec, não faz milagres. O motor não aqueceu por sorte ou porque só ficaste sem água a chegar...
 
O motor pode ter aquecido, tal com o o Kingjvr disse a temperatura que se mede é a da agua, se ela não está lá não tem temperatura.

Ele não ter gripado pode se dever a varios fatores, conheço um Renaut5 que andou um mês sem agua, e não tinha ceratec. O dono foi á oficina apenas para trocar o termoestato, pois como não marcava temperatura ele pensava que era disso.
 
Estou-me a basear no nao aqueceu porque ele disse que o motor nao estava quente ao tato. O que o sensor mede é temperatura, seja do que for. So que nao havendo agua ela nao circula, acabando este por ler qualquer coisa semelhante ao ar perto do motor...
 
é mesmo assim a historia! o tubo água até parecia estar fora há imenso tempo ! nem sujo á volta estava de liquido ! mas que o motor não aquecia não ! o que verefiquei foi isso, é só decobri porque pegava esquisito por falta de água devia faltar temperatura gasoleo ou coisa parecida e ligava tb o ventilador eletrico do radiador, a sonda do reservatoria deve estar presa ou assim ! erro não dá e passa no test do CB
e levou 6 lts água quase toda ! e estava normal ao tacto coloquei a mão e nada de especial ! nunca vi vapor de água nestes dias é muita estranho .....
e ainda bem que não se lixou nada ! pois quando vi aquele tubo de água fora até fiquei branco !
mas não podemos ter sempre azar !

agora ando com um garrafão água não vá o diabo se lembrar !lol...
eu mas tive uma passat 1.9 que saltou a correia fora que faz girar a bomba de água e aquilo nem 2 minutos andava que a temperatura subia logo e apitava e tinha água só não circulava! e o motor estava realente quente ! teve de ir de reboque este audi aqui parece tudo normal ! há e o motor até repro têm !
acho que não vendo nunca este chanato !
abraço
LP
 
Tiveste sorte, mais nada...este também aqueceu, só não tinha água para tu veres que aqueceu, conforme já te disseram antes.
Isso não é de ter repro ou não ter que o motor ia agarrar...
 
Mas que é estranho não te ter dado nenhum alarme é!! Eu ia ver disso, pois nunca se sabe o dia de amanhã!! Nada como o meu 206zito... Tinha temperatura da água e temperatura do óleo!! :D
 
só assim por descargo de consciência eu trocava o sensor do vaso de expansão..
não vá acontecer alguma coisa e não dares por ela por causa do sensor não estar a trabalhar..
 
Back
Top