Boas pessoal.
Venho aqui em busca de uma luz que me ilumine, e estava bem longe de pensar que tal me acontecesse, já que sou daqueles que não descura a manutenção do carro. :S
Há cerca de 2 semanas, quase a chegar a casa à noite, acendeu-me uma luz amarela com o símbolo de uma motolia de óleo e uma linha por baixo aos picos tipo isto: ^^^^^
Igual à que se vê nessa imagem, mas a amarelo..

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Como o manual está em alemão, resolvi na manhã seguinte verificar o nível e vi que o nível de óleo na vareta cobria apenas a marca "min" e completei com pouco +de 0.5L até ao nível máximo.
A luz, depois de iniciar a marcha apagou e não pensei mais no assunto.
Verifiquei no entanto, que tinham passado 10.000km desde que mudou oleo e filtro, com Castrol Edge 5w30.
Tipicamente este carro faz cerca de 25/30km por dia a velocidades limite de 50 a 90km/h, por vezes em viagens de 6km, em que nem tem tempo de chegar aos 90 graus.
No domingo passado, como tinha 400km pa fazer, certifiquei-me como faço sempre, que os níveis de óleo e G12 estavam em ordem e de facto, estava tudo correto.
Fiz a viagem a cumprir os limites de velocidade, quer em cidade, quer em auto-estrada, e no regresso, como até vinha com uma hora de avanço, parei numa area de serviço para tomar um café, e retomei viagem com o cruise-control nas 1800rpm/100km/h para fazer o resto da viagem descontraídamente..
Com 100kms feitos e a 45 do destino, ao abrir o vidro para retirar o ticket da portagem, apercebo-me de um ruído fora do normal do motor e parei logo no estacionamento 100m depois.
Ora, 15m atrás quando arranquei da área de serviço de vidros abertos (estavam 21 graus), soava normalmente..
Abri o capot, ainda com o motor a trabalhar e este estava aos abanões, como se tivesse com um apoio de motor partido ou a trabalhar em 3 cilindros e via o que parecia ser vapores de óleo a sair do lado esquerdo do motor.. desliguei e chamei o reboque.
Quando chegou altura de o meter lá em cima já nem girava o motor, parecia bloqueado.
Descarregado o carro na oficina, engataram a quinta e tentaram empurrar e mal se mexia, parecia estar agarrado!
Não tive qualquer luz de aviso ou aumento de temperatura!
Disseram-me que na semana passada tinham reparado o motor a uma Passat com o mesmo motor, que tinha gripado por falha da bomba de óleo, e que tinham de desmontar a cabeça e tirar o carter ao meu para confirmar, mas que se fosse isso e o quisesse reparar, que podia contar com 4000€!
Que se fosse isso, talvez fosse +barato comprar um motor usado e montar.
Vou aguardar pla confirmação, mas queria que me ajudassem, se soubessem, por quanto e onde poderei encontrar um motor BKD ou compatível, para me preparar para o pior.
Abraço a todos.
Venho aqui em busca de uma luz que me ilumine, e estava bem longe de pensar que tal me acontecesse, já que sou daqueles que não descura a manutenção do carro. :S
Há cerca de 2 semanas, quase a chegar a casa à noite, acendeu-me uma luz amarela com o símbolo de uma motolia de óleo e uma linha por baixo aos picos tipo isto: ^^^^^
Igual à que se vê nessa imagem, mas a amarelo..

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Como o manual está em alemão, resolvi na manhã seguinte verificar o nível e vi que o nível de óleo na vareta cobria apenas a marca "min" e completei com pouco +de 0.5L até ao nível máximo.
A luz, depois de iniciar a marcha apagou e não pensei mais no assunto.
Verifiquei no entanto, que tinham passado 10.000km desde que mudou oleo e filtro, com Castrol Edge 5w30.
Tipicamente este carro faz cerca de 25/30km por dia a velocidades limite de 50 a 90km/h, por vezes em viagens de 6km, em que nem tem tempo de chegar aos 90 graus.
No domingo passado, como tinha 400km pa fazer, certifiquei-me como faço sempre, que os níveis de óleo e G12 estavam em ordem e de facto, estava tudo correto.
Fiz a viagem a cumprir os limites de velocidade, quer em cidade, quer em auto-estrada, e no regresso, como até vinha com uma hora de avanço, parei numa area de serviço para tomar um café, e retomei viagem com o cruise-control nas 1800rpm/100km/h para fazer o resto da viagem descontraídamente..
Com 100kms feitos e a 45 do destino, ao abrir o vidro para retirar o ticket da portagem, apercebo-me de um ruído fora do normal do motor e parei logo no estacionamento 100m depois.
Ora, 15m atrás quando arranquei da área de serviço de vidros abertos (estavam 21 graus), soava normalmente..
Abri o capot, ainda com o motor a trabalhar e este estava aos abanões, como se tivesse com um apoio de motor partido ou a trabalhar em 3 cilindros e via o que parecia ser vapores de óleo a sair do lado esquerdo do motor.. desliguei e chamei o reboque.
Quando chegou altura de o meter lá em cima já nem girava o motor, parecia bloqueado.
Descarregado o carro na oficina, engataram a quinta e tentaram empurrar e mal se mexia, parecia estar agarrado!

Não tive qualquer luz de aviso ou aumento de temperatura!
Disseram-me que na semana passada tinham reparado o motor a uma Passat com o mesmo motor, que tinha gripado por falha da bomba de óleo, e que tinham de desmontar a cabeça e tirar o carter ao meu para confirmar, mas que se fosse isso e o quisesse reparar, que podia contar com 4000€!
Que se fosse isso, talvez fosse +barato comprar um motor usado e montar.
Vou aguardar pla confirmação, mas queria que me ajudassem, se soubessem, por quanto e onde poderei encontrar um motor BKD ou compatível, para me preparar para o pior.
Abraço a todos.
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