Motor e armação dos limpa parabrisas

Boas,

Há pouco tempo os limpas da minha B5 começaram a atrofiar. Ficaram lentos, as escovas parece que tremiam e mesmo que o pusesse à velocidade máxima ele andava sempre a mesma (devagar!).

Decidi desmontar aquilo tudo para ver o que se passava e como encontrei por aqui tópicos com pessoal com o mesmo problema decidi tirar umas fotos e fazer esta espécie de DIY.

Quando vos acontecer o mesmo não percam tempo, tratem logo disso. Eu como tratei disso a tempos e horas o motor não queimou, se esperarem muito pode ser que ele pife!

Ora bem, primeira coisa é tirar aquela cobertura da bateria, bomba dos travões, etc.

De seguida tiram as tampinhas dos braços das escovas e desapertam. Aquilo ainda é capaz de fazer alguma força para tirar os braços, mas com um bocado de WD-40, jeito e paciencia sai bem.

Depois tiram o plástico que está junto ao vidro:
SDC10724.jpg

Atenção que tem que aqueles parafusinhos de plástico só dão prai 1/4 de volta ou meia volta, cuidado para não os moerem. Também tem que tirar aquela molinha que se vê na foto (ve-se mais a ferrugem). Ainda há outra mola ao lado da bateria como se pode ver aqui:
SDC10725.jpg

Depois de tirarem o plástico desapertam a tampa da caixa onde está a centralina. São uns 5 parafusos. Do lado direito da caixa tem outro parafuso que é possivel ver na foto. Tem que o desapertar para poderem desviar a caixa.
SDC10720.jpg

Para além deste ainda há outro parafuso que está atrás do relé (acho que é o nome daquilo) com o numero 219. Cuidado ao tirar este parafuso porque ele pode escapar-se lá para baixo.
SDC10718.jpg

Agora é altura de tirar os 3 parafusos que prendem a armação dos limpas e tirem também as borrachas que estão nos veios. Aqui fica a foto para saberem do que falo:
SDC10721.jpg

Essas borrachas são importantes para não entrar a porcaria e tem uma ordem, ou seja, a do limpa direito é diferente da do esquerdo.

Agora é só levantar a caixa da centralina e empurrá-la um bocado (quando estiverem a fazer vão perceber como aquilo está preso). Isto vai dar-vos espaço para poderem tirar a armação fora. Ao tirarem a armação tem que desligar a ficha do motor. Depois de saltar tudo fora fica +- isto:
SDC10716.jpg

Lixo tem para lá com fartura. CUIDADO para não o mandarem para dentro da caixa da centralina ou até para o buraco por onde passam os fios da caixa para o interior do carro.

Depois de estar tudo fora começa o trabalho. Eu não soltei os braços das rotulas, apenas tirei os veios fora para lubrificar. Para tirar os veios basta tirar um freio e cuidado para não perderem a anilha e um vedante que aquilo tem.

Nesta foto é possivel ver o freio.
SDC10713.jpg

Se não tiverem cuidado ao tirar o freio acontece isto:
SDC10712.jpg

Deixo também aqui uma foto do veio, casquilhos e as rotulas:
SDC10711.jpg

SDC10710.jpg

SDC10714.jpg

O veio e casquilhos tem que ser bem limpos e depois podem ser lubrificados com massa consistente. As rótulas também levaram com um bocado de massa, mas não achei necessário desmontá-las porque não era daí o problema.

Depois de tudo montado:
SDC10715.jpg

O meu problema estava num dos dois veios. Era o da escova esquerda que estava completamente preso. Nem sei como o motor aguentou, porque aquilo até à mão era dificil de rodar. Vi-me aflito para tirar aquilo fora.

Depois também perdi algum tempo a por os braços das escovas no sitio, porque tirei fora o motor e não montei na posição certa. Acontece que ao ligar as escovas elas desciam ligeiramente e só depois é que subiam. Também tem que acertar a posição do braço da escova para não ficar muito para cima ou todo enterrado lá a roçar nos plásticos.

Para montar é fazer o inverso.

Espero que isto seja útil. Malta da zona de Lisboa que precise de ajuda para isto dê uma apitadela. Isto é trabalho para uma tarde.

Cumps.

PS: Peço desculpa pelo testamento... Mais uma coisa, aconselho a fazerem isto mesmo que não tenham o mesmo problema que eu. Com o tempo aquilo deixa de ter lubrificação e acho que é melhor fazerem antes de chegar ao ponto que a minha chegou ou até de queimar o motor como já aconteceu a muita gente.
 
Last edited:
Não é que precise deste trabalho todo para já, e nem sei se nos B6 será igual, mas de qualquer maneira, é um bom DIY.
Pode evitar alguns €€€ gastos.

Bom trabalho!
 
Goblin:
À minima suspeita que algo possa estar mal é sempre bom ir ver. Mai vale apanhar logo no inicio do problema do que lixar o motor. Quem não tiver mais que fazer para passar o tempo também não é má ideia, uma espécie de revisão.

Master:
Não substitui aquelas molas porque...Nem sei porque! loool

É uma coisinha de nada, estar com ferrugem não afecta em nada a sua função e nem me ralei em procurar disso. Quando me vierem parar umas ás mãos eu fico com elas para as substituir. Não custa muito, em 5 minutos faz-se isso.

Obrigado e cumps.
 
Aqui esta uma boa diy. aqui atrasado em dias de chuva aconteceu-me o mesmo o azar é que tive de ir arranjar rapido á oficina.
Para a proxima já sei.
obrigado
 
Back
Top