Boas,
Há pouco tempo os limpas da minha B5 começaram a atrofiar. Ficaram lentos, as escovas parece que tremiam e mesmo que o pusesse à velocidade máxima ele andava sempre a mesma (devagar!).
Decidi desmontar aquilo tudo para ver o que se passava e como encontrei por aqui tópicos com pessoal com o mesmo problema decidi tirar umas fotos e fazer esta espécie de DIY.
Quando vos acontecer o mesmo não percam tempo, tratem logo disso. Eu como tratei disso a tempos e horas o motor não queimou, se esperarem muito pode ser que ele pife!
Ora bem, primeira coisa é tirar aquela cobertura da bateria, bomba dos travões, etc.
De seguida tiram as tampinhas dos braços das escovas e desapertam. Aquilo ainda é capaz de fazer alguma força para tirar os braços, mas com um bocado de WD-40, jeito e paciencia sai bem.
Depois tiram o plástico que está junto ao vidro:

Atenção que tem que aqueles parafusinhos de plástico só dão prai 1/4 de volta ou meia volta, cuidado para não os moerem. Também tem que tirar aquela molinha que se vê na foto (ve-se mais a ferrugem). Ainda há outra mola ao lado da bateria como se pode ver aqui:

Depois de tirarem o plástico desapertam a tampa da caixa onde está a centralina. São uns 5 parafusos. Do lado direito da caixa tem outro parafuso que é possivel ver na foto. Tem que o desapertar para poderem desviar a caixa.

Para além deste ainda há outro parafuso que está atrás do relé (acho que é o nome daquilo) com o numero 219. Cuidado ao tirar este parafuso porque ele pode escapar-se lá para baixo.

Agora é altura de tirar os 3 parafusos que prendem a armação dos limpas e tirem também as borrachas que estão nos veios. Aqui fica a foto para saberem do que falo:

Essas borrachas são importantes para não entrar a porcaria e tem uma ordem, ou seja, a do limpa direito é diferente da do esquerdo.
Agora é só levantar a caixa da centralina e empurrá-la um bocado (quando estiverem a fazer vão perceber como aquilo está preso). Isto vai dar-vos espaço para poderem tirar a armação fora. Ao tirarem a armação tem que desligar a ficha do motor. Depois de saltar tudo fora fica +- isto:

Lixo tem para lá com fartura. CUIDADO para não o mandarem para dentro da caixa da centralina ou até para o buraco por onde passam os fios da caixa para o interior do carro.
Depois de estar tudo fora começa o trabalho. Eu não soltei os braços das rotulas, apenas tirei os veios fora para lubrificar. Para tirar os veios basta tirar um freio e cuidado para não perderem a anilha e um vedante que aquilo tem.
Nesta foto é possivel ver o freio.

Se não tiverem cuidado ao tirar o freio acontece isto:

Deixo também aqui uma foto do veio, casquilhos e as rotulas:



O veio e casquilhos tem que ser bem limpos e depois podem ser lubrificados com massa consistente. As rótulas também levaram com um bocado de massa, mas não achei necessário desmontá-las porque não era daí o problema.
Depois de tudo montado:

O meu problema estava num dos dois veios. Era o da escova esquerda que estava completamente preso. Nem sei como o motor aguentou, porque aquilo até à mão era dificil de rodar. Vi-me aflito para tirar aquilo fora.
Depois também perdi algum tempo a por os braços das escovas no sitio, porque tirei fora o motor e não montei na posição certa. Acontece que ao ligar as escovas elas desciam ligeiramente e só depois é que subiam. Também tem que acertar a posição do braço da escova para não ficar muito para cima ou todo enterrado lá a roçar nos plásticos.
Para montar é fazer o inverso.
Espero que isto seja útil. Malta da zona de Lisboa que precise de ajuda para isto dê uma apitadela. Isto é trabalho para uma tarde.
Cumps.
PS: Peço desculpa pelo testamento... Mais uma coisa, aconselho a fazerem isto mesmo que não tenham o mesmo problema que eu. Com o tempo aquilo deixa de ter lubrificação e acho que é melhor fazerem antes de chegar ao ponto que a minha chegou ou até de queimar o motor como já aconteceu a muita gente.
Há pouco tempo os limpas da minha B5 começaram a atrofiar. Ficaram lentos, as escovas parece que tremiam e mesmo que o pusesse à velocidade máxima ele andava sempre a mesma (devagar!).
Decidi desmontar aquilo tudo para ver o que se passava e como encontrei por aqui tópicos com pessoal com o mesmo problema decidi tirar umas fotos e fazer esta espécie de DIY.
Quando vos acontecer o mesmo não percam tempo, tratem logo disso. Eu como tratei disso a tempos e horas o motor não queimou, se esperarem muito pode ser que ele pife!
Ora bem, primeira coisa é tirar aquela cobertura da bateria, bomba dos travões, etc.
De seguida tiram as tampinhas dos braços das escovas e desapertam. Aquilo ainda é capaz de fazer alguma força para tirar os braços, mas com um bocado de WD-40, jeito e paciencia sai bem.
Depois tiram o plástico que está junto ao vidro:

Atenção que tem que aqueles parafusinhos de plástico só dão prai 1/4 de volta ou meia volta, cuidado para não os moerem. Também tem que tirar aquela molinha que se vê na foto (ve-se mais a ferrugem). Ainda há outra mola ao lado da bateria como se pode ver aqui:

Depois de tirarem o plástico desapertam a tampa da caixa onde está a centralina. São uns 5 parafusos. Do lado direito da caixa tem outro parafuso que é possivel ver na foto. Tem que o desapertar para poderem desviar a caixa.

Para além deste ainda há outro parafuso que está atrás do relé (acho que é o nome daquilo) com o numero 219. Cuidado ao tirar este parafuso porque ele pode escapar-se lá para baixo.

Agora é altura de tirar os 3 parafusos que prendem a armação dos limpas e tirem também as borrachas que estão nos veios. Aqui fica a foto para saberem do que falo:

Essas borrachas são importantes para não entrar a porcaria e tem uma ordem, ou seja, a do limpa direito é diferente da do esquerdo.
Agora é só levantar a caixa da centralina e empurrá-la um bocado (quando estiverem a fazer vão perceber como aquilo está preso). Isto vai dar-vos espaço para poderem tirar a armação fora. Ao tirarem a armação tem que desligar a ficha do motor. Depois de saltar tudo fora fica +- isto:

Lixo tem para lá com fartura. CUIDADO para não o mandarem para dentro da caixa da centralina ou até para o buraco por onde passam os fios da caixa para o interior do carro.
Depois de estar tudo fora começa o trabalho. Eu não soltei os braços das rotulas, apenas tirei os veios fora para lubrificar. Para tirar os veios basta tirar um freio e cuidado para não perderem a anilha e um vedante que aquilo tem.
Nesta foto é possivel ver o freio.

Se não tiverem cuidado ao tirar o freio acontece isto:

Deixo também aqui uma foto do veio, casquilhos e as rotulas:



O veio e casquilhos tem que ser bem limpos e depois podem ser lubrificados com massa consistente. As rótulas também levaram com um bocado de massa, mas não achei necessário desmontá-las porque não era daí o problema.
Depois de tudo montado:

O meu problema estava num dos dois veios. Era o da escova esquerda que estava completamente preso. Nem sei como o motor aguentou, porque aquilo até à mão era dificil de rodar. Vi-me aflito para tirar aquilo fora.
Depois também perdi algum tempo a por os braços das escovas no sitio, porque tirei fora o motor e não montei na posição certa. Acontece que ao ligar as escovas elas desciam ligeiramente e só depois é que subiam. Também tem que acertar a posição do braço da escova para não ficar muito para cima ou todo enterrado lá a roçar nos plásticos.
Para montar é fazer o inverso.
Espero que isto seja útil. Malta da zona de Lisboa que precise de ajuda para isto dê uma apitadela. Isto é trabalho para uma tarde.
Cumps.
PS: Peço desculpa pelo testamento... Mais uma coisa, aconselho a fazerem isto mesmo que não tenham o mesmo problema que eu. Com o tempo aquilo deixa de ter lubrificação e acho que é melhor fazerem antes de chegar ao ponto que a minha chegou ou até de queimar o motor como já aconteceu a muita gente.
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