"Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).
Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.
Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.
O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.
Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.
O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.
Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."