Motor a tremer

Nao sei se é normal por isso venho perguntar, em dias, e so em dias de muito calor, logo so acontece no verao, o motor da minha carrinha ás vezes qd esta ao ralenti treme um pouquinho, mas se der um toquesinho no acelarador deixa de fazer, alguem sabe se é normal ou tenha uma ideia do que possa ser? Liguei o vag a rotaçao esta a 840 rpm em media e nao detectou qualquer erro

ps: acontece mais vezes qd o ar condicionado esta ligado
 
Não será RPM´s a menos? Aínda por cima dizes que quando tens o AC ligado... acontece mais. E ligado, ele rouba-te RPM´s.

Será?

Outra coisa... por acaso não "mexeste" em nada? Tipo repro´s?

Boa sorte!
 
neljoe disse:
BrunoD disse:

Enquanto ele não responde... respondo eu por ele para ver se o ajudamos:

Sim, é uma PD 115 de 2000.

Bem, assim sendo:

- Injectores (faz um teste com o VAG-COM). O ideal é que os valores entre o (1.º/3.º) e (2.º/4.º) sejam semelhantes. Faz um print-screen e mete aqui. De qualquer forma, parece-me que o VAG-COM é pessimista nesta medição.

- Volante do motor. Já agora vê se com o pé na embraiagem a tremideira diminui.

Essa rotação parece-me baixa, mas os entendidos que digam se é a rotação normal.

O ralenti do meu PD 130 ronda as ~875RPM e no PD 100 do meu pai as ~903RPM.

Sei que alguns TDI 150 tb o fazem (tremem) e há pessoal que sobe a rotação do ralenti para uns ~975RPM... o que já acho muito alto. :roll:
 
Sim é uma PD DE 115 2000 ela esta repro,mas acho que nao vai dai, pk acho que ja fazia antes disso, a ideia que me da é baixa rotaçao como ja aqui disseram, mas nao queria mexer nesse elemento pk dizem que nos diesel nao é aconselhedo, mas em ultimo caso posso-o fazer, sei que vai resolver, pk se lhe subir 40 rotaçoes é o suficiente.Assim que puder meto aqui o print screen mas pelo que vi os valores do injectores esta dentro dos normais.
O que eu acho estranho é pk so no calor!!! Ela é importada.... sera que tem algum componente que tem de ser trocado por vir de um pais bastante frio?
Se carregar no pedal de embriagem nao faz nada, mas se acelarar ai 50 rotaçoes e largar o acelarador deixa logo de fazer
 
audiA4tdi1.9 disse:
Sim é uma PD DE 115 2000 ela esta repro,mas acho que nao vai dai, pk acho que ja fazia antes disso, a ideia que me da é baixa rotaçao como ja aqui disseram, mas nao queria mexer nesse elemento pk dizem que nos diesel nao é aconselhedo, mas em ultimo caso posso-o fazer, sei que vai resolver, pk se lhe subir 40 rotaçoes é o suficiente.Assim que puder meto aqui o print screen mas pelo que vi os valores do injectores esta dentro dos normais.
O que eu acho estranho é pk so no calor!!! Ela é importada.... sera que tem algum componente que tem de ser trocado por vir de um pais bastante frio?
Se carregar no pedal de embriagem nao faz nada, mas se acelarar ai 50 rotaçoes e largar o acelarador deixa logo de fazer

Não é necessário trocar nada.

O calor (como o frio excessivo) pode agravar os problemas.

Não sei se ao subires as RPM (mesmo que não traga problemas) não estás a adiar um problema... :roll: mas sempre podes tentar por 2 ou 3 dias.

Se os injectores dão valores normais... então aponto para o volante do motor.
 
Os injectores estão (aparentemente) ok.

Por vezes (soube disto há pouco) os próprios injectores estão ok, a cablagem deles é que nem por isso.

Uma cablagem completa custa cerca de 60€, se puderes fala com o teu mecânico sobre isto.

Senão, é mesmo (o que acho mais provável) o volante do motor. :?
 
Boas.

Em relação ao Volante de duas massas, vou tentar explicar esta problemática.

Isto é uma imagem de corte de um volante de duas massas:

page04dmfa3ay.jpg


Como vem na foto, existem vários componentes acoplados, sendo de salientar as molas que fazem o volante rodar os tais 45º e voltar a posição inicial. Entre essas molas exsitem uns sinoblocos embebidos numa massa, que com o tempo começa a ficar com folgas. A função da massa é lubrificar os sinoblocos para que a transmissão do binário seja o mais suave possivel e o rodar do volante seja docil.

Essas folgas com o tempo vão aumentado, provocando desiquilibrio numa peça que pesa cerca de 14 kg e que gira a mais de 4000 rpm's. Qualquer folga anormal, seja no sentido da seta, seja entre as peças, vai provocar vibração, mais ainda quando se roda a 850....903 rpm's, gama de rpm's para o ralentim de um TDI.

Em suma, não tem arranjo visto ser completamente maquinado e selado. Acredito que a Luk ou Sach arranje mas não está ao nosso alcance.

Quanto aos injectores, quero fazer uma correcção. A maneria de ler no vag com é :

1º cilindro - 3º cilindro ~= Zero (0)
2º // - 4º // ~= Zero(0)

Isto explicado por um técnico da Bosch. :wink:

Estes parece-me bem, apartida. Se tiveres duvidas, vais a um centro Bosch car service e pedes para ver. 20 ou 25€ custa o testes.

Abraço e que tudo se resolva
 
Boa explicaçao sim senhor!!!
Mas penso que o problema nao passa por ai..... isto pk so me faz em temperaturas altas superiores a 30 graus, ou melhor ainda quando o tempo esta muito abafado.
O ano passado fez e eu fui a correr comprar um filtro do combustivel sempre original apesar de achar estranho o ultimo apenas ter durado 17 mil km, mas como os nossos combustiveis trazem as vezes mais agua que gasoleo e muitas impurezas, resovi trocar o filtro e voilá, resolveu... andou uns tempo que nao senti mais ela a tremer, mas passado uns tempos voltou a fazer e eu nao liguei, mais 60 mil km para a frente que é o que ela quer....Meteu-se o inverno e nada....
Agora que ja começam a vir os dias quentes e abafados ja notei que de vez em quando o faz.
Nao é uma coisa que se note muito, ate pk se chegar outra pessoa nao nota, mas eu como condutor habitual noto um ligeiro tremelico de vez enquando qd o carro esta ao ralanti.A sensaçao que da é pouca rotaçao.
Mas nao sei.
Nao é nada aparentemente preocupante, mas como qd tenho as coisas gosto de as estimar e que elas estejam sempre a 200% :)
Ja me lembrei do massa de ar, mas ele nao me da erro nenhum no vag.Tb ja li para ai noutro forum que os suportes de filtro do gasoleo alguns metem ar... o que é o suficiente para tal
 
audiA4tdi1.9 disse:
Boa explicaçao sim senhor!!!
Mas penso que o problema nao passa por ai..... isto pk so me faz em temperaturas altas superiores a 30 graus, ou melhor ainda quando o tempo esta muito abafado.
O ano passado fez e eu fui a correr comprar um filtro do combustivel sempre original apesar de achar estranho o ultimo apenas ter durado 17 mil km, mas como os nossos combustiveis trazem as vezes mais agua que gasoleo e muitas impurezas, resovi trocar o filtro e voilá, resolveu... andou uns tempo que nao senti mais ela a tremer, mas passado uns tempos voltou a fazer e eu nao liguei, mais 60 mil km para a frente que é o que ela quer....Meteu-se o inverno e nada....
Agora que ja começam a vir os dias quentes e abafados ja notei que de vez em quando o faz.
Nao é uma coisa que se note muito, ate pk se chegar outra pessoa nao nota, mas eu como condutor habitual noto um ligeiro tremelico de vez enquando qd o carro esta ao ralanti.A sensaçao que da é pouca rotaçao.
Mas nao sei.
Nao é nada aparentemente preocupante, mas como qd tenho as coisas gosto de as estimar e que elas estejam sempre a 200% :)
Ja me lembrei do massa de ar, mas ele nao me da erro nenhum no vag.Tb ja li para ai noutro forum que os suportes de filtro do gasoleo alguns metem ar... o que é o suficiente para tal

Não digo que não seja um filtro sujo, problemas nas fichas ou cablagens dos injectores, ect.

O que sei é que a minha B6 estava com esses sintomas e só ficaram resolvidos (vamos lá a ver... :roll:) quando mudaram o volante do motor.
 
Back
Top