medidas de jantes afetam consumos??

Aumentas sempre o consumo, porque o atrito é superior (jante maior, pneu + largo por norma).
Obvio que se colocares um set que no conjunto seja mais leve, a diferença é nula ou até positiva.

- - - - - - - - - -

Tudo depende de varios factores.

não percebi nada..

segundo o que dizes ao aumentar o diâmetro da jante aumento sempre o atrito (o que não acontece), logo aumento sempre o consumo :eek: logo as jantes podem pesar 300gr, mas se forem de 20" vou consumir sempre mais :eek:


estou tão confusa :p
 
O complicado é mesmo pagar fortunas por sets leves e resistentes.

- - - - - - - - - -

não percebi nada..

segundo o que dizes ao aumentar o diâmetro da jante aumento sempre o atrito (o que não acontece), logo aumento sempre o consumo :eek: logo as jantes podem pesar 300gr, mas se forem de 20" vou consumir sempre mais :eek:


estou tão confusa :p

Quando aplicas um set de jantes maiores e colocas as medidas de pneu equivalentes, pr norma são sempre pneus mais largos, certo? Ora pneus mais largos implica ter mais superficie do pneu em contacto com o solo, logo ha mais atrito, logo gastas mais combustivel.

No caso do peso das jantes e pneus, quanto mais leve, menos esforço do motor para girar a roda motriz, logo menor consumo.

Finalizando, consuante estes parametros, podes aumentar, manter ou diminuir consumos.
Agora um kit de jantes de liga leve com titanio (muito leve e resistente) pode ir de 1000 a 2000€.
 
Se me permites:

O complicado é mesmo pagar fortunas por sets leves e resistentes.

- - - - - - - - - -



Quando aplicas um set de jantes maiores e colocas as medidas de pneu equivalentes, pr norma são sempre pneus mais largos, certo? Correcto

Ora pneus mais largos implica ter mais superficie do pneu em contacto com o solo (correcto), logo ha mais atrito (errado. O coeficiente de atrito entre o mesmo tipo de borracha e o mesmo tipo de alcatrão é igual e independente da área), logo gastas mais combustivel. (nestas condições ainda não podes afirmar isso ;))

No caso do peso das jantes e pneus, quanto mais leve, menos esforço do motor para girar a roda motriz, logo menor consumo. (correcto, mesmo com jantes maiores)

Finalizando, consuante estes parametros, podes aumentar, manter ou diminuir consumos.
Agora um kit de jantes de liga leve com titanio (muito leve e resistente) pode ir de 1000 a 2000€.

Assim percebo.
 
Claro que tens mais atrito. Se o pneu agarra mais o solo e desliza menos, a roda perde mais rotaçao. Da mesma forma tem mais aderencia e pode até reduzir a distancia de travagem.
 
Last edited:
Claro que tens mais atrito. Se o pneu agarra mais o solo e desliza menos, a roda perde mais rotaçao. Da mesma forma tem mais aderencia e pode até reduzir a distancia de travagem.

Podes rejeitar esse conceito, és livre de o fazeres, mas estás errado.

Tens mais área de contacto com o mesmo coeficiente de atrito. São coisas independentes.

Se quiseres saber mais:

" Entretanto, ao contrário do que se poderia imaginar, mantidas as demais variáveis constantes, a força de atrito não depende da área de contato entre as superfícies, apenas da natureza destas superfícies e da força normal que tende a fazer uma superfície "penetrar" na outra.[SUP][2][/SUP]"

in Atrito
 
Por essa ordem de ideias...

Numa travagem a 200kmh em piso seco, a largura de pneu não interfere na distância de paragem? :S
 
Vós estais a confundir conceitos, é isso que estou a tentar explicar.

O coeficiente de atrito entre um toyo 165 e um toyo 255 e o mesmo metro de alcatrão do IC19 é igual em ambos os casos!

Tu terás é mais área a travar com o mesmo coeficiente de atrito.

A frase "se tens maior área, tens maior atrito" está fisicamente errada por isso mesmo.
 
Calculos enoooormessss

FDX.... os consumos só se nota mas é dependente do que temos calçado e não do tamanho de jante

Se o calçado for pesado vais carregar mais no pedal do acelerador logo vai consumir mais....

:p :p :p

Andem masé debagar carai :p :p
 
Eu sou um caso, que todas as jantes de polegadas maiores são todas mais leves.
As minhas 17 S4 são mais pesadas que as minhas rh 18
As minhas 18 são mais pesadas que as minhas lambo 19

Ainda não andei um deposito com cada uma para testar, mas julgo que não irei notar diferença em nenhuma delas nem mesmo nas de 11j penso eu. Porque o pneu não é assim tão diferente do que uso nas S4 (225/45 r17 para 245/35 r19)
 
Tanto erro? é que ainda são 30kmh... :S

sim pois tinha 15" mas o velocimetro estava programado para outra medida qualquer que nem le lembro qual era..
e quando passei para 17" programei para a medida que usava e deixei ficar quando montei as 18" e o erro ainda diminuiu mais.. ;)
 
Vós estais a confundir conceitos, é isso que estou a tentar explicar.

O coeficiente de atrito entre um toyo 165 e um toyo 255 e o mesmo metro de alcatrão do IC19 é igual em ambos os casos!

Tu terás é mais área a travar com o mesmo coeficiente de atrito.

A frase "se tens maior área, tens maior atrito" está fisicamente errada por isso mesmo.
Bem seja lá que termo queres utilizar para "ser correcta", uma coisa é certa, mais largo, mais esforço, daí mais consumo e ponto. Se a palavra não é "atrito" desculpem qualquer coisa, mas penso que me fiz entender. E quem já teve varios sets no mesmo carro com diversas medidas, sabe do que falo.
 
Last edited:
Eu sou um caso, que todas as jantes de polegadas maiores são todas mais leves.
As minhas 17 S4 são mais pesadas que as minhas rh 18
As minhas 18 são mais pesadas que as minhas lambo 19

Ainda não andei um deposito com cada uma para testar, mas julgo que não irei notar diferença em nenhuma delas nem mesmo nas de 11j penso eu. Porque o pneu não é assim tão diferente do que uso nas S4 (225/45 r17 para 245/35 r19)

Fazeres esse teste seria um bom feedback para este tópico! Fico à espera :p


Ok, sendo assim a frase seria

"se tens maior área, tens mais aderência" ?

Sendo marrão e entrando em preciosismos: "..tens mais área em aderência com o solo."

Mas sim, sempre é mais adequada que a outra ;)
 
Back
Top