manutenção do AC

Boas pessoal
O meu AC deixou de funcionar, após algum tempo ter andado a tentar dar com o problema acabei por constatar ser falta de gás, logo deve existir fuga algures.. como eu dei com a falta de gás, nao sei se é viável ou nao, mas a mim parece-me que sim.. primeiro de tudo comecei por ligar o vag o qual não deu erro algum, fiz os aut-put tests e ventoinha ligou, embraiagem do AC atracou, então fui as válvulas que se encontram no sistema do AC junto ao filtro do habitáculo, removi as tampas das mesmas, e pressionei o pipo, no qual nada de gás saiu, logo deve ser falta de gás.. será este teste viável?
outra coisa, uma vez que vou ter que por o AC a funcionar seja qual for o problema, queria fazer toda a manutenção ao mesmo, que tipo de manutenção será necessária e aconselhada?
Cumprimentos
 
Tens que fazer vácuo a instalação, depois de rosolvida fuga claro,carregar 520gr R134a mas com manómetros e que se faz este trabalho tens que arranjar quem te faça isso
 
Quanto a manutencao, tens um topico que fiz com o que fazer para utilizar corretamente e manutencao, que contempla a lubrificacao das flaps todas, mudança de filtro, desinfecao, etc...

Quanto a falta de gaz, o que fizeste é totalmente errado e nao se deve fazer.
Para testar o ac, tem vagcom. Se tudo ok, tens de ir a uma oficina e ligar a maquina de gaz. A mesma faz a mediçao da baixa e alta pressao do circuito, e tambem, caso nao haja pressao, retiram o gaz, o qual é pesado. Ficas a saber de imediato se perdeste gaz parcialmente ou totalmente. Deves ter cerca de 650/700gr no sistema. Se tirarem 200/300gr, nao significa que tenhas uma fuga relevante, isto se nao carregaste nos ultimos 36 meses. Se nao tiver gaz nenhum, aí sim, podes ter uma fuga grave, geralmente proveniente de Orings velhos ou compressor a ir a vida.
Finalmente, para encontrar a fuga, caso exista, tens de fazer vacuo na maquina e a seguir, pedir para injetar tinta flurescente, e depois o gaz.
Por o sistema a trabalhar e com luz ultravioleta, procurar fugas que serao denunciadas pela tinta. As vezes, só aparecem manchas passados dias de utilizacao.
Mas tudo o que digo é bla, bla. Apenas serve para teres noçao.
Uma boa casa de ac verifica e faz isto tudo.
Nao é coisa para mexeres em casa.

- - - - - - - - - -

Os valores em peso do gaz é apenas um exemplo.
Existe um autocolante na frente com o tipo de gaz e peso a colocar.
 
Quanto a manutencao, tens um topico que fiz com o que fazer para utilizar corretamente e manutencao, que contempla a lubrificacao das flaps todas, mudança de filtro, desinfecao, etc...

Quanto a falta de gaz, o que fizeste é totalmente errado e nao se deve fazer.
Para testar o ac, tem vagcom. Se tudo ok, tens de ir a uma oficina e ligar a maquina de gaz. A mesma faz a mediçao da baixa e alta pressao do circuito, e tambem, caso nao haja pressao, retiram o gaz, o qual é pesado. Ficas a saber de imediato se perdeste gaz parcialmente ou totalmente. Deves ter cerca de 650/700gr no sistema. Se tirarem 200/300gr, nao significa que tenhas uma fuga relevante, isto se nao carregaste nos ultimos 36 meses. Se nao tiver gaz nenhum, aí sim, podes ter uma fuga grave, geralmente proveniente de Orings velhos ou compressor a ir a vida.
Finalmente, para encontrar a fuga, caso exista, tens de fazer vacuo na maquina e a seguir, pedir para injetar tinta flurescente, e depois o gaz.
Por o sistema a trabalhar e com luz ultravioleta, procurar fugas que serao denunciadas pela tinta. As vezes, só aparecem manchas passados dias de utilizacao.
Mas tudo o que digo é bla, bla. Apenas serve para teres noçao.
Uma boa casa de ac verifica e faz isto tudo.
Nao é coisa para mexeres em casa.

- - - - - - - - - -

Os valores em peso do gaz é apenas um exemplo.
Existe um autocolante na frente com o tipo de gaz e peso a colocar.

como disse o vag nada acusou, logo fui as ditas valvulas ver se algo de gas saia, mas nada saiu, logo deduzo que nao exista gas no circuito..
 
Amigo faz o que user madlima29 te disse nem deves mandar gases para a atmosfera tenho um curso de fases flurados que fui tirar ai em Lisboa e primeira coisa que aprendemos e não mandar gás para atmosfera como já te foi e bem explicado existe outros métodos isto e trabalho para proficionais ou que pelo menos tenham a ferramenta certa e algum conhecimento

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Amigo faz o que user madlima29 te disse nem deves mandar gases para a atmosfera tenho um curso de fases flurados que fui tirar ai em Lisboa e primeira coisa que aprendemos e não mandar gás para atmosfera como já te foi e bem explicado existe outros métodos isto e trabalho para proficionais ou que pelo menos tenham a ferramenta certa e algum conhecimento

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
Mas eu nao estou com ideias de ser eu a fazer nada, vou meter isto nas mãos de que sabe, apenas perguntei que tipo de manutenção deveria se efectuar, para não ficar lerdo :D
 
O nao sair gaz, nada significa, pois nao sabes em que zona estás a mexer.
Quanto a manutençao, como ja disse, lubrificar todas as flaps, mudar o filtro, mas limpar e desinfectar com spray de ac e recarregar gaz.
 
Bem vamos la encerrar o assunto, os tubos foi uma dor de cabeça para encontrar, pois na marca pediam cerca de 250€ por cada um.. depois de algum tempo perdido em pesquisas e contactos, la consegui os dois tubos por cerca de 150€ os dois, tubos substituídos, e AC a bombar novamente :)
 
Back
Top