Manual AC Automático A3 8L

Boas pessoal.
Venho por este meio solicitar uma pequena ajuda.

Adquiri recentemente um A3 8L de 99 com AC automático, este aqui:
0.jpg


No manual geral do carro não tem a explicar como funcionar com aquilo e eu honestamente não me estou a entender com aquilo :duhh: :wow:
Já procurei na internet pelo manual ou qualquer coisa e não consegui encontrar nada.

O facto de ao andar com o carro, o frio entrar pela zona dos pés, pelo respiro junto ao vidro e pelos respiros redondos, que tem junto dos ventiladores normais, também não e nada confortável, muito menos agora no inverno que está um frio de rachar. O que ainda me deixa mais preocupado/xatiado é que quando quero desembaciar o vidro à frente também não me entendo com aquilo e muitas vezes tenho de em andamento abrir a janela e ir a levar com o frio para aquilo desembaciar o vidro :X

Por isto mesmo, apelo à vossa ajuda para encontrar um manual ou a então alguém com muita paciência e que esteja predisposto a explicar-me detalhadamente o funcionamento daquilo.

Desde já muito obrigado :palmas:
 
Last edited:
Olá Filipe,

Muito simples: na parte inferiores dos "respiradores", tens uma "bolachinha" que ao rodares para um lado fecha a conduta e para o outro abre...Resolves o vendaval dentro do carro;
No Climatronic, conforme tens na foto, o 1º botão do lado esquerdo, com o simbolo do parabrisas frontal e umas ondinhas (calor), indica que ao pressionares/activares, o A/C irá dar inicio ao desembaciamento do vidro.
 
Essas bolachas que referes estão na posição de fechado, por isso é que é altamente frustrante. O frio/vento não entra por ai, entra pelos respiradores que referi em cima :x

Esse botão que dizes ser do para-brisas, também associei que fosse para isso mesmo, o problema é que não me pareceu de todo eficaz :x

Quanto ao lado direito do AC, o "mais" e o "menos" pelo que percebi tem a ver com a velocidade da ventilação. Os botões ao lado do ecrãnzinho é que não sei para o que é, ou seja, as setas e os outros dois botões.

Quanto ao lado esquerdo do AC, o "mais" e o "menos" serve para controlar a temperatura do AC e o botão com o Para-brisas (embora na minha opinião não muito eficaz) é para desembaciar o vidro á frente. Os outros dois botões "auto" e "floco-de-neve" é que não percebo muito bem. O auto não acontece nada quando carrego e o floco de neve activa-me qualquer coisa mas que eu também não consigo entender uma vez que se eu regular a temperatura para o mínimo, supostamente aquele botão torna-se-ia inútil ou será que me começa a congelar o carro por dentro? xD

Um abraço e obrigado pela ajuda ;)
 
Last edited:
Tens o ar condicionado carregado?ca para mim não tens é gas nenhum ou tens alguma fuga no circuito que te fez perder o gas todo;)
 
Se colocares o AC a deitar ar frio e ele não obedecer deves ter isso descarregado. Se esses 17 º são a temperatura com que fizeste o teste é normal que te deite ar frio, aumenta a temperatura que isso mesmo sem AC deve desembaciar de certeza.
 
Seta Cima - Ar pelas saídas superiores
Seta Baixo - Ar para os pés
Grelha - Saídas frontais
Carro Com seto no interior - Re-circulação de ar
Floco de Neve - Ar Frio
 
Seta Cima - Ar pelas saídas superiores
Seta Baixo - Ar para os pés
Grelha - Saídas frontais
Carro Com seto no interior - Re-circulação de ar
Floco de Neve - Ar Frio


Floco de Neve ----> Liga o AC / desligado é a soufagem vulgar.


Filipe:
Podes arranjar em gaia quem te ligue o VAGCOM no carro e ver se tem erros no AC, pelos vistos deves ter algo meio marado.
 
ruia4 o floco de neve dizes que é a indicação de que o AC está ligado? Mas estas-te a referir, ligado no Frio ou ligado no Geral, tipo, também dá ar quente se eu seleccionar a temperatura maxima?

Também acho que devo ter qualquer coisa marada no ar condicionado porque eu quando clico no botão "grelha" ou no botão "re-circulação do ar" não me acende nenhuma indicação nos mostradores, não acontece nada simplesmente.
Quando clico nas setas, no ecrã esquerdo deixa de aparecer a informação "Auto" (fica só a temperatura) e no direito aparece a seta correspondente :x

Não percebo nada... Vou mesmo tentar ver alguém que me ligue aquilo á máquina ou então ver a melhor maneira porque eu ando mesmo com dificuldade em trabalhar com aquilo :X
 
Last edited:
ruia4 o floco de neve dizes que é a indicação de que o AC está ligado? Mas estas-te a referir, ligado no Frio ou ligado no Geral, tipo, também dá ar quente se eu seleccionar a temperatura maxima?

Também acho que devo ter qualquer coisa marada no ar condicionado porque eu quando clico no botão "grelha" ou no botão "re-circulação do ar" não me acende nenhuma indicação nos mostradores, não acontece nada simplesmente.
Quando clico nas setas, no ecrã esquerdo deixa de aparecer a informação "Auto" (fica só a temperatura) e no direito aparece a seta correspondente :x

Não percebo nada... Vou mesmo tentar ver alguém que me ligue aquilo á máquina ou então ver a melhor maneira porque eu ando mesmo com dificuldade em trabalhar com aquilo :X

Atenção AC não significa frio podes ter o AC ligado e teres a temperatura no HI;)
 
Exactamente koolboy, por isso é que eu perguntei aquilo.
O ruia4 referiu que a indicação que temos de o AC estar ligado é o Floco de Neve certo?
Tendo em conta isso e partindo um bocadinho para a lógica, um floco de neve associa-se a frio. Por isto mesmo, acho que se o floco de neve significa mesmo o que o ruia4 disse a Audi não foi muito feliz ao fazer o sistema assim porque estar com o floco de neve activado a deitar quente, utilizando uma expressão de internet, é um grande FAIL xD
 
Bem vamos ver se eu te explico isto o melhor possivel:


Botão com Seta para cima:sair ar pelas grelhas redondas(ar para os vidros laterais)
Botão com uma grelha:sair ar pelas grelhas frontais.Atenção que se as tiveres fechadas não sai ar nenhum.
Botão com Seta para baixo:sair ar para os pés

Botão com um carro e uma secta por dentro:recirculação de ar...este activado(com o simbolo no visor) so apanha o ar interior tapando a entrada de ar exterior

botão + e - do lado direito:aumentar e diminuir a intensidade da ventoinha

botão + e - do lado esquerdo:aumentar e diminuir a temperatura

1º botão do lado esquerdo:desambaciar o vidro.Atenção estejas em que função estiver mal carregues nele activa o AC e a intensidade correcta para desembaciar o vidro.Se não o fizer é porque não tens gas no circuito do AC.

Botão Auto:Coloca-te o acrro automaticamente, ou seja aumenta a intensidade e diminui sozinho,á temperatura que desejares.Neste caso mal carregues no botão o AC começa a funcionar sozinho mas se quiseres sem o AC ou seja so com a soufagem carregas no botão do floco de neve.Nesta posiçãoo ar sai por todos os buracos.

Botão "floco de neve":activa e desactiva o AC,ou seja em que situação tiveres se quiseres com AC carregas no botão com "floco de neve"(tem que aparecer um floco de neve no visor) se quiseres so com a soufagem desactivas o "floco de neve"(tem que desaparecer do visor;)
 
Já entendi tudo, muito obrigado pela explicação kool.
Então, quando eu clicar no 1º botão do lado esquerdo (desembaciar o vidro), se dizes que o AC activa sozinho para desembaciar, o floco de neve também tem de aparecer no visor uma vez que é a indicação que o AC está ligado. Estou certo?
 
Last edited:
Back
Top