Manete de mudanças

Tão que no sabado aconteceu-me uma coisa estranha... De um momento para o outro, a manete de MUDANÇAS parece que ficou perra. :p :p

A marcha atras custava a sair... Por exemplo em ponto morto quando puxava a manete pro lado, e a soltava, ela nao voltava para o meio... ficava tipo "sem força" para voltar ao centro.


Agora lembrei-me que poderia ser a valvolina... no entanto o problema quase que desapareceu, e a manete ganhou vida novamente :p jà para não falar que as mudanças nunca tiverem problemas a entrar, nem arranhavam.

Em conversa com um amigo, falou-se numa possível mola que aquilo terá lá por baixo..


Já aconteceu a alguém?
 
Tão que no sabado aconteceu-me uma coisa estranha... De um momento para o outro, a manete de MUDANÇAS parece que ficou perra. :p :p

A marcha atras custava a sair... Por exemplo em ponto morto quando puxava a manete pro lado, e a soltava, ela nao voltava para o meio... ficava tipo "sem força" para voltar ao centro.


Agora lembrei-me que poderia ser a valvolina... no entanto o problema quase que desapareceu, e a manete ganhou vida novamente :p jà para não falar que as mudanças nunca tiverem problemas a entrar, nem arranhavam.

Em conversa com um amigo, falou-se numa possível mola que aquilo terá lá por baixo..


Já aconteceu a alguém?

Esquece! Não tem nada a ver com a mola!... O meu ex. Golf IV tinha o mesmo problema, acontecia a maior parte das vezes, em filas de transito! Ficava mais rijo, mas as mudanças entravam bem na mesma e parecia que a manete nem tinha força pra voltar ao centro!...
Da mola não é, pois de um momento pró outro tudo ficava normal!... A conclusão a que cheguei é que nos dias de mais calor e em filas de transito o calor era mais elevado e fazia isso! Suponho que seja da valvolina a perder a capacidade de lubrificar a caixa em temperaturas mais extremas!...
Muda a valvolina que isso, em principio, passa!
No meu caso acabei por vender o carro sem a mudar!...
Boa sorte!...
 
Esquece! Não tem nada a ver com a mola!... O meu ex. Golf IV tinha o mesmo problema, acontecia a maior parte das vezes, em filas de transito! Ficava mais rijo, mas as mudanças entravam bem na mesma e parecia que a manete nem tinha força pra voltar ao centro!...
Da mola não é, pois de um momento pró outro tudo ficava normal!... A conclusão a que cheguei é que nos dias de mais calor e em filas de transito o calor era mais elevado e fazia isso! Suponho que seja da valvolina a perder a capacidade de lubrificar a caixa em temperaturas mais extremas!...
Muda a valvolina que isso, em principio, passa!
No meu caso acabei por vender o carro sem a mudar!...
Boa sorte!...

Obrigado pela resposta... Estava a ver que era o unico com problemas na manete :p :p :p :p

Pois a valvolina é certa que a vou trocar.. .até porque já conta com 170K km e nunca foi mudada :D

quando trocar deixo cá feedback! ;)
 
Epá a manete do Cut está sem força para voltar à posição correcta :D:D:D, se a tua mulher vê isto despacha-te a ti e à carrinha lololol.
Abraço da Madeira.
 
isso é sinal de que pede por um SS e não lho dás :p

oh zézé...
desmontas o fole e vês na base do "ferro" da manete.. tem uma esfera.. vê se a esfera está seca..
pode ser apenas falta de lubrificante nessa zona ;)
2ª hipotese, sim... valvolina da caixa..
muito embora eu já tenha trocado no B5, digo-te que não notas diferença quase nenhuma :p
 
Pelo menos nos 8P essa valvolina segundo a Audi é para sempre, ou seja não precisa de ser mudada.
Contudo mudei a valvolina do meu 8P há pouco por precaução e já contava com 270000km.

Tenho um Ibiza em que quando esta muito frio torna se difícil meter as mudanças penso que seja a valvolina que "Congela" pq depois de fazer alguns quilómetros fica normal.
 
Back
Top