Mais uma caixa de velocidades com problemas

Boas pessoal. Passo a descrever o meu problema, uma vez que já procurei pelo forum e apesar de encontrar muito pessoal com problemas na caixa de velocidades, nenhum deles se parece com o meu problema.
Basicamente a caixa de velocidades da minha a4 b6 (ano 2003), funciona na perfeição enquanto o carro está frio, ou seja nos primeiros 25 a 30 km's tudo ok, a partir daí começa a ficar presa em todas as mudanças, do género eu empurro para a esquerda ou direita e a caixa nem vai ao centro, fica com este sintoma tanto em andamento como parada, e quantos mais km's faço mais presa fica, tanto que começo a sentir mesmo dificuldade em colocar e tirar as mudanças, no entanto as mudanças nunca arranham. De seguida se a carrinha estiva parada por volta de 1 hora, tudo volta ao normal, até fazer novamente cerca de 30 km's.

Já fui à Audi e comprei óleo de origem, com o número de chassi em punho.
Levou 3 litros e meio acho eu. Mas ficou na mesma. Já agora aproveito também para dizer que o óleo que a caixa levou é diferente do óleo que a caixa tinha. Ou seja o óleo que me venderam na Audi é transparente e muito fino, o que estava na caixa era amarelão e muito mais grosso.

Agradeço os vossos comentários, pois a carrinha amanhã vai ficar na oficina para averiguar o que se passa, mas uma opinião aqui do forum deixar-me-ia sempre mais descansado.

Um Abraço.
 
O oleo da caixa estará a necessitar de muda ou com o nivel muito baixo? deve começar-se por aí
 
Esqueci-me de referenciar que já fui à Audi e comprei óleo de origem, com o número de chassi em punho.
Levou 3 litros e meio acho eu. Mas ficou na mesma. Já agora aproveito também para dizer que o óleo que a caixa levou é diferente do óleo que a caixa tinha. Ou seja o óleo que me venderam na Audi é transparente e muito fino, o que estava na caixa era amarelão e muito mais grosso.
 
Nesse caso já pode ser mais grave,quanto ao oleo se foi a Audi que o forneceu deve ser o correcto,quanto ao oleo usado ser mais amarelo e espesso pode dever-se ao uso,particulas metálicas dos componentes da caixa que ficam misturadas no oleo ou então a algum aditivo que alguma vez tenham juntado ao oleo para tentar minimizar algum ruido que a caixa pudesse fazer
 
Tks. Já agora se alguém me puder explicar qual a funcão do óleo da caixa e da tão falada valvolina (falada nos tópicos relacionados com problemas na caixa), agradecia. Para mim é tudo o mesmo. :)
 
O oleo da caixa é a valvolina(no caso das manuais),há quem lhe chame valvolina,há quem lhe chame oleo da caixa a função é lubrificar todos os componentes móveis do interior da caixa desde rolamentos,carretos,forquilhas selectoras,guias de valaderes etc,basicamente é a mesma função que o oleo do motor tem no motor,lubrificar todos od componentes moveis internos para que estes não gripem
 
A mim parece-me um problema mecanico e nao hidraulico.
Eu comecava por verificar os tirantes e os casquilhos, pois as borrachas podem estar ja
em avancado estado de decomposicao :D e com o aquecimento dilatam, ficam moles
e prendem, contudo verifica tambem por baixo da alavanca das mudancas se esta tudo em ordem.
 
Blacksun disse:
Ok. Tks. Depois dou noticias do resultado.

Tinhas partículas douradas em tamanho minúsculo no óleo antigo?

Mas seja como for quase que aposto mais em tirantes ou selector de velocidades que parte mecânica da caixa...
 
Ja tive o mesmo problema no carro a gasolina...foi uma lubrificação com massa consistente no selector da caixa...ficou 5 estrelas ;) ;) ;) ...até ja tava a ficar com musculo :p :p :p :p
 
Anistruk disse:
Tinhas partículas douradas em tamanho minúsculo no óleo antigo?

Mas seja como for quase que aposto mais em tirantes ou selector de velocidades que parte mecânica da caixa...

Quanto a partículas no óleo antigo não sei, não reparei.

O problema estava nesta peça 01X311505D que está estalada, pelo que soube, foi substituida agora por estas duas 01X311505F 01X311559E (Se foi substituida é porque os meninos das argolas repararam que havia mesmo defeito nisto). Se conseguir arranjar fotos ainda posto aqui. O tempo para andar trabalho mecanico / mecanico casa é que não é muito.
 
por acaso esse mecânico não é aquele que tem uma oficina escondida atrás do jajmim ??

estou a perguntar porque estava na conversa com ele e já não sei porque ele falou-me duma A4 com o problema que falas :p
 
Back
Top