Luzes ABS e ESP

Boa tarde a todos!
Tenho uma A4 B6 em que à poucos dias as luzes do ABS e ESP acenderam. Liguei o carro ao VagCom e deu-me um erro intermitente no sensor da roda esquerda traseira. Verifiquei a ficha debaixo do banco traseiro, limpa contactos, mas continua a aparecer. Mandei vir um sensor novo, eliminei o erro, mas de vez em quando as luzes voltam a aparecer. Já verifiquei os fusíveis, já limpei a ficha da central do ABS com limpa contactos, já verifiquei o sensor do pedal do travão, não tenho luzes fundidas, os pneus tem a pressão certa, já testei os sensores das rodas com o VagCom e marcam a velocidade igual nas 4 rodas, já desliguei a bateria durante algum tempo. Como e um erro intermitente não faço ideia do que poderei verificar mais. Quando as luzes acendem, se desligar o carro, por vezes deixam de acender durante algum tempo, outras vezes mantém-se ligadas na mesma. Deixo uma foto do tal erro, o outro foi derivado a ter desligado a bateria, depois de o eliminar não voltou a aparecer mais. Se alguém puder ajudar agradeço. Obrigado

Anexos

• IMG_20230527_182036.jpg
    IMG_20230527_182036.jpg
    362,1 KB · Visualizações: 14
Last edited:
Boa tarde a todos!
Tenho uma A4 B6 em que à poucos dias as luzes do ABS e ESP acenderam. Liguei o carro ao VagCom e deu-me um erro intermitente no sensor da roda esquerda traseira. Verifiquei a ficha debaixo do banco traseiro, limpa contactos, mas continua a aparecer. Mandei vir um sensor novo, eliminei o erro, mas de vez em quando as luzes voltam a aparecer. Já verifiquei os fusíveis, já limpei a ficha da central do ABS com limpa contactos, já verifiquei o sensor do pedal do travão, não tenho luzes fundidas, os pneus tem a pressão certa, já testei os sensores das rodas com o VagCom e marcam a velocidade igual nas 4 rodas, já desliguei a bateria durante algum tempo. Como e um erro intermitente não faço ideia do que poderei verificar mais. Quando as luzes acendem, se desligar o carro, por vezes deixam de acender durante algum tempo, outras vezes mantém-se ligadas na mesma. Deixo uma foto do tal erro, o outro foi derivado a ter desligado a bateria, depois de o eliminar não voltou a aparecer mais. Se alguém puder ajudar agradeço. Obrigado
E já foste ver os fusíveis do abs? Corrosão ou maus apertos nos cabos da caixa de fusíveis?
Verificaste o teu smls e sensor de ângulo do volante quantoba contactos, massa e corrente?
A tua bateria foi testada?

Os fusíveis verifiquei naquela caixa do lado esquerdo, penso que só existem esses. Um dos fusíveis troquei pq estava com alguma sujidade, mas continua igual. O sensor de ângulo ainda não verifiquei, mas terei de ver como fazer porque não sei. A bateria ainda não testei, mas vou verificar entretanto. Obrigado

Tenho de procurar a rele correspondente, tirar e aplicar limpa contactos. A última coisa que fiz ontem foi limpar o ficha da central/módulo do ABS, hoje já fiz cerca de 60kms em duas viagens e as luzes não acenderam. Amanhã mais uns kms e vou vendo. Oxalá o problema estivesse na ficha do módulo

Estás a dispersar-te..
Vê se chega sinal ao sensor. Mexe a cablagem e vê se o sinal tem alguma quebra.
Vê o rolamento da roda, penso que é no rolamento que o sensor lê a rotação.

Estás a dispersar-te..
Vê se chega sinal ao sensor. Mexe a cablagem e vê se o sinal tem alguma quebra.
Vê o rolamento da roda, penso que é no rolamento que o sensor lê a rotação.
A zona de leitura do sensor está em bom estado, estava com um pouco de sujidade, mas limpei ao trocar o sensor. Nesta altura até digo que troquei o sensor sem ser necessário, mas como era o erro que acusava optei logo pela troca.
Com o sensor que montei está tudo bem porque fiz a verificação com o VagCom e a velocidade dá igual nas 4 rodas, além do sensor ser novo e de origem.
Ontem andei com o carro e hoje novamente, e até agora não voltou a acender. Vou andar mais uns kms e ver se mantém assim. Alem de ter colocado limpa contatos na ficha do módulo, tive de tirar tb um pouco de óleo dos travões pq estava cheio até à tampa. Não sei se terá alguma coisa a ver, mas como o módulo do ABS trabalha com óleo, ao ter óleo em demasia será que poderá causar algum excesso de pressão no sistema e fazer acender as luzes?

Last edited:
Alem de ter colocado limpa contatos na ficha do módulo, tive de tirar tb um pouco de óleo dos travões pq estava cheio até à tampa. Não sei se terá alguma coisa a ver, mas como o módulo do ABS trabalha com óleo, ao ter óleo em demasia será que poderá causar algum excesso de pressão no sistema e fazer acender as luzes?

Não, não faz acender qualquer luz.
Se depois de teres mudado o sensor nao surgiu mais nada, ja estará à partida resolvido o problema..

Boas pessoal.
Ao fim de tanto tempo, de testar os sensores da roda, trocar as ligações da direita para a esquerda, cablagem, fusíveis e reles, bateria, estriado do cubo e limpeza de todas as fichas, o problema era no modulo elétrico do ABS. Aquilo tem umas ligações com fios muito fininhos, da espessura de cabelos ou até menos, que costumam deixar de fazer contato ou até dessoldar. Tirei a parte elétrica e mandei para uma casa especializada e lá conseguiram fazer a reparação. Depois foi só montar novamente no sitio e ficou tudo ok. Se alguém precisar do contato posso passar.

É um problema bem conhecido nestes modulos, especialmente ao fim de alguns anos.

Convinha explicitar em quanto fica o custo de reparação para se ter uma ideia.

Significa que o preço da reparação na placa eletrónica desse modulo pode variar pelos maus contactos (consoante o seu nr)?
Possivelmente, mas não tenho a certeza disso. O ideal é contatar o técnico, ele vai pedir a lista dos códigos dos erros, e por aí já tem uma noção do trabalho que vai ter.

Back