Luzes ABS e ESP

Boa tarde a todos!
Tenho uma A4 B6 em que à poucos dias as luzes do ABS e ESP acenderam. Liguei o carro ao VagCom e deu-me um erro intermitente no sensor da roda esquerda traseira. Verifiquei a ficha debaixo do banco traseiro, limpa contactos, mas continua a aparecer. Mandei vir um sensor novo, eliminei o erro, mas de vez em quando as luzes voltam a aparecer. Já verifiquei os fusíveis, já limpei a ficha da central do ABS com limpa contactos, já verifiquei o sensor do pedal do travão, não tenho luzes fundidas, os pneus tem a pressão certa, já testei os sensores das rodas com o VagCom e marcam a velocidade igual nas 4 rodas, já desliguei a bateria durante algum tempo. Como e um erro intermitente não faço ideia do que poderei verificar mais. Quando as luzes acendem, se desligar o carro, por vezes deixam de acender durante algum tempo, outras vezes mantém-se ligadas na mesma. Deixo uma foto do tal erro, o outro foi derivado a ter desligado a bateria, depois de o eliminar não voltou a aparecer mais. Se alguém puder ajudar agradeço. Obrigado
 

Anexos

  • IMG_20230527_182036.jpg
    IMG_20230527_182036.jpg
    362,1 KB · Visualizações: 11
Last edited:
Boa tarde a todos!
Tenho uma A4 B6 em que à poucos dias as luzes do ABS e ESP acenderam. Liguei o carro ao VagCom e deu-me um erro intermitente no sensor da roda esquerda traseira. Verifiquei a ficha debaixo do banco traseiro, limpa contactos, mas continua a aparecer. Mandei vir um sensor novo, eliminei o erro, mas de vez em quando as luzes voltam a aparecer. Já verifiquei os fusíveis, já limpei a ficha da central do ABS com limpa contactos, já verifiquei o sensor do pedal do travão, não tenho luzes fundidas, os pneus tem a pressão certa, já testei os sensores das rodas com o VagCom e marcam a velocidade igual nas 4 rodas, já desliguei a bateria durante algum tempo. Como e um erro intermitente não faço ideia do que poderei verificar mais. Quando as luzes acendem, se desligar o carro, por vezes deixam de acender durante algum tempo, outras vezes mantém-se ligadas na mesma. Deixo uma foto do tal erro, o outro foi derivado a ter desligado a bateria, depois de o eliminar não voltou a aparecer mais. Se alguém puder ajudar agradeço. Obrigado
E já foste ver os fusíveis do abs? Corrosão ou maus apertos nos cabos da caixa de fusíveis?
Verificaste o teu smls e sensor de ângulo do volante quantoba contactos, massa e corrente?
A tua bateria foi testada?
 
Os fusíveis verifiquei naquela caixa do lado esquerdo, penso que só existem esses. Um dos fusíveis troquei pq estava com alguma sujidade, mas continua igual. O sensor de ângulo ainda não verifiquei, mas terei de ver como fazer porque não sei. A bateria ainda não testei, mas vou verificar entretanto. Obrigado
 
Tenho de procurar a rele correspondente, tirar e aplicar limpa contactos. A última coisa que fiz ontem foi limpar o ficha da central/módulo do ABS, hoje já fiz cerca de 60kms em duas viagens e as luzes não acenderam. Amanhã mais uns kms e vou vendo. Oxalá o problema estivesse na ficha do módulo
 
Estás a dispersar-te..
Vê se chega sinal ao sensor. Mexe a cablagem e vê se o sinal tem alguma quebra.
Vê o rolamento da roda, penso que é no rolamento que o sensor lê a rotação.
 
Estás a dispersar-te..
Vê se chega sinal ao sensor. Mexe a cablagem e vê se o sinal tem alguma quebra.
Vê o rolamento da roda, penso que é no rolamento que o sensor lê a rotação.
A zona de leitura do sensor está em bom estado, estava com um pouco de sujidade, mas limpei ao trocar o sensor. Nesta altura até digo que troquei o sensor sem ser necessário, mas como era o erro que acusava optei logo pela troca.
Com o sensor que montei está tudo bem porque fiz a verificação com o VagCom e a velocidade dá igual nas 4 rodas, além do sensor ser novo e de origem.
Ontem andei com o carro e hoje novamente, e até agora não voltou a acender. Vou andar mais uns kms e ver se mantém assim. Alem de ter colocado limpa contatos na ficha do módulo, tive de tirar tb um pouco de óleo dos travões pq estava cheio até à tampa. Não sei se terá alguma coisa a ver, mas como o módulo do ABS trabalha com óleo, ao ter óleo em demasia será que poderá causar algum excesso de pressão no sistema e fazer acender as luzes?
 
Last edited:
Alem de ter colocado limpa contatos na ficha do módulo, tive de tirar tb um pouco de óleo dos travões pq estava cheio até à tampa. Não sei se terá alguma coisa a ver, mas como o módulo do ABS trabalha com óleo, ao ter óleo em demasia será que poderá causar algum excesso de pressão no sistema e fazer acender as luzes?

Não, não faz acender qualquer luz.
Se depois de teres mudado o sensor nao surgiu mais nada, ja estará à partida resolvido o problema..
 
Back
Top