Luz Vermelha AIRBAG Acesa

Muito obrigado pela vossa ajuda.
Este fim-de semana vou tratar de retirar a centralina e verificar se existe algum mau contacto, ou alguma humidade nos terminais. Penso que posso usar um spray de limpeza electrico? Ou será que desaconselham?
Agradeço ainda, qualquer ajuda que me possam dar na identificação do part number da nova centralina.

Cumprimentos a todos.
 
Muito obrigado pela vossa ajuda.
Este fim-de semana vou tratar de retirar a centralina e verificar se existe algum mau contacto, ou alguma humidade nos terminais. Penso que posso usar um spray de limpeza electrico? Ou será que desaconselham?
Agradeço ainda, qualquer ajuda que me possam dar na identificação do part number da nova centralina.

Cumprimentos a todos.
sim esse spray é adequado.. o novo part number é 8L0 959 655 C
 
As minhas por acaso acabam em "F"
As 8L0 959 655 C no ebay são muito caras mesmo!
Espero que encontres uma ca em PT bem mais barata!

vick_79 só dá essa referência? Não dão outras? As vezes o ETKA dá mais opções de partnumber!
 
As minhas por acaso acabam em "F"
As 8L0 959 655 C no ebay são muito caras mesmo!
Espero que encontres uma ca em PT bem mais barata!

vick_79 só dá essa referência? Não dão outras? As vezes o ETKA dá mais opções de partnumber!
apenas menciona esta, estas duas apenas se destinam a veículos com airbag de condutor e passageiro, sem airbags laterais..
 
apenas menciona esta, estas duas apenas se destinam a veículos com airbag de condutor e passageiro, sem airbags laterais..

Pois, foi o que suspeitava :( a minha termina em "F" e é para 4 airbags no total!
É que essa referência terminada em "C" por exemplo no eBay, vai desde 150 euros a 600 euros uma centralina!
 
Boa Noite a todos,

Finalmente consegui desmontar a centralina de airbag (1J0 909 601A). Devo dizer-vos que não é uma tarefa fácil. Tive alguns problemas na desmontagem do apoio de braço, inclusive parti um dos 3 apoios deste. No entanto, com alguma criatividade consegui repará-lo. A outra peça dificil de desmontar, é a caixa de ventilação dos pés que exige a desmontagem do painel debaixo do guiador. Depois de desmontar a caixa de ventilação do pés consegui ter acesso à centralina de Airbag.

Desta forma, venho por este meio solicitar-vos o favor de me indicarem onde eventualmente possa mandar repará-la (se é que têm reparação) ou então que me indiquem onde posso comprar uma recondicionada.
 
Last edited:
Bom dia!

Tinha-te dito que não era coisa fácil :) mas ainda bem que conseguiste :)
E sim essa parte da ventilação é complicada é :D

Não sei de onde és! Mas de certeza que pela tua zona deve existir alguém!
Como também existe de certeza aqui no forum alguém que faz isso! :)
Espera que alguém te diga algo!

Em braga conheço um sitio que fazem por 50 euros!
Comprares usada a mais barata que vi foi 200 euros :(

8L0 959 655 C - esta é a referência que queres!

Mas eu a ti comprava já esta e nem pensava duas vezes!!!
Fica-te mais barato que ires reparar a tua que nem sabes se dá!
E vai-te ter a casa :)
Não é o novo modelo mas também ao preço que está o novo modelo nem pensava duas vezes!

Audi A3 8L Airbag Module ECU 1J0909601A | eBay





Boa Noite a todos,

Finalmente consegui desmontar a centralina de airbag (1J0 909 601A). Devo dizer-vos que não é uma tarefa fácil. Tive alguns problemas na desmontagem do apoio de braço, inclusive parti um dos 3 apoios deste. No entanto, com alguma criatividade consegui repará-lo. A outra peça dificil de desmontar, é a caixa de ventilação dos pés que exige a desmontagem do painel debaixo do guiador. Depois de desmontar a caixa de ventilação do pés consegui ter acesso à centralina de Airbag.

Desta forma, venho por este meio solicitar-vos o favor de me indicarem onde eventualmente possa mandar repará-la (se é que têm reparação) ou então que me indiquem onde posso comprar uma recondicionada.

- - - - - - - - - -

Tem esta também cá em Portugal:

http://www.ebay.com/itm/MODULO-UNIT-MODULE-AIRBAG-AUDI-A3-1J0909601A-/161116745497?hash=item25834e6f19:g:bu0AAOxy-W9SRpFR

Prestipeças a empresa!

Mas fica-te mais caro! Isto caso queiras comprar em Portugal!
Ligar para lá ou assim!
 
Muito Obrigado Vitor Costa,

Eu sou do Alentejo. Acredito que exista alguém da zona que repare centralinas, mas eu não conheço.
Estou na disposição de comprar uma centralina usada. Mas preferia comprar uma com garantia que tivesse em condições. Já liguei, anteriormente, para a Prestipeças e informaram-me que a centralina que têm à venda foi retirada de um carro usado mas não têm a certeza absoluta que estivesse a trabalhar em condições. Também me informaram que me devolviam o dinheiro caso não funcionasse. No entanto o problema é mesmo a trabalheira que dá aceder ao local da centralina. Preferia pagar um pouco mais, mas ter a certeza que fazia tudo de uma só vez.
Também tenho uma dúvida que é a seguinte: Se um carro tiver um acidente a centralina do airbag têm que ser reparada?
Se assim for, existe grande probabilidade de comprar uma centralina usada de um carro acidentado - que é a razão principal de terem ido para a sucata.

Cumprimentos,

- - - - - - - - - -

Audi A3 8L Airbag Module ECU 1J0909601A | eBay

Caro Vitor Costa

A centralina do link acima tem nas observações a seguinte mensagem "ECU WILL NEED RECODED TO YOUR CAR" será que esta codificação é fácil e possível fazer com o VAG-COM?

Antecipadamente grato.
 
Muito Obrigado Vitor Costa,

Eu sou do Alentejo. Acredito que exista alguém da zona que repare centralinas, mas eu não conheço.
Estou na disposição de comprar uma centralina usada. Mas preferia comprar uma com garantia que tivesse em condições. Já liguei, anteriormente, para a Prestipeças e informaram-me que a centralina que têm à venda foi retirada de um carro usado mas não têm a certeza absoluta que estivesse a trabalhar em condições. Também me informaram que me devolviam o dinheiro caso não funcionasse. No entanto o problema é mesmo a trabalheira que dá aceder ao local da centralina. Preferia pagar um pouco mais, mas ter a certeza que fazia tudo de uma só vez.
Também tenho uma dúvida que é a seguinte: Se um carro tiver um acidente a centralina do airbag têm que ser reparada?
Se assim for, existe grande probabilidade de comprar uma centralina usada de um carro acidentado - que é a razão principal de terem ido para a sucata.

Cumprimentos,

- - - - - - - - - -

Audi A3 8L Airbag Module ECU 1J0909601A | eBay

Caro Vitor Costa

A centralina do link acima tem nas observações a seguinte mensagem "ECU WILL NEED RECODED TO YOUR CAR" será que esta codificação é fácil e possível fazer com o VAG-COM?

Antecipadamente grato.
se a centralina é doadora de um carro acidentado, de nada te vale, pois tem que ser reprogramada novamente, por isso mais vale comprar de um carro que não tenho sido acidentado..
 
"ECU WILL NEED RECODED TO YOUR CAR"

Não quer dizer que é de um carro batido! Podes sempre perguntar se a centralina está em boas condições e se o carro dador não é batido!

A mensagem deles poder ser simplesmente uma mensagem de aconselhamento e apenas isso!
Por norma não vendem centralinas no eBay de carros batidos! Porque estão à partida a arriscar feedback negativo no eBay o que é mau para eles!

Comprei uma nova nova no eBay alemão e comprei uma no olx a um senhor de coimbra que me garantiu que não era de um carro batido, mas simplesmente desmantelado!
Que deve ser o caso da centralina da prestipeças, carro desmantelado apenas!

Quanto à garantia, já estás à partida a comprar uma peça usada a um preço basicamente muito baixo!
Queres garantia a serio e sem problemas vais à audi e compras a centralina, deve rondar os 500 a 600 euros, foi o preço que me pediram pela minha lá!

Se já retiraste a tua centralina, neste momento é comprar uma usada, montar ligar à ficha, ligar ao VAG apagar os erros e voilá! Só depois voltas a montar as restantes peças do carro! A não ser que já tenhas montado isso tudo de volta! Coisa que eu não faria até ter uma centralina funcional!

Faz como te digo, é simples, é barato e ficas com isso resolvido! A parte mais chata já o fizeste, que foi desmontar isso!

Agora é gastar 50 euros na centralina e já estás despachado! Com carros tão antigos como os nosso, é preciso saber poupar e ter consciência que às vezes não compensa gastar muito dinheiro nem inventar muito!

Podes primeiro perguntar no eBay se o carro proveniente da centralina é batido!
Ele vai-te dizer na mesma que provavelmente tens que "ECU WILL NEED RECODED TO YOUR CAR" mas isso não vais precisar de fazer, é montar ligar e apagar os erros!

Existem 3 tipos de centralinas:

Para airbags frontais apenas;
Para airbags frontais e laterais;
E para Airbags frontais, laterais e dos pilares;

Desde que seja o mesmo numero, não necessitas de codificar!
 
Boa Noite Caro Vitor Costa.

Acho que vou seguir o teu conselho. Até porque tenciono comprar um Audi A3 mais recente (com cerca de 2 a 3 anos), e não queria gastar muito dinheiro no actual. No entanto, não me vou desfazer dele. Irá ficar para acudir a algum imprevisto pontual.

No meu caso, e uma vez que o carro me faz falta para ir para o trabalho (100 km/dia) tive que desmontar e voltar a montar tudo. No entanto estou confiante que da próxima vez irei fazê-lo com mais eficácia. O tempo que perdi, certamente não foi em vão, serviu de aprendizagem.
Muito obrigado pela tua ajuda e encorajamento.
 
Boa noite a todos,

Informo que já tenho o problema resolvido. Enviei a centralina de airbag para uma empresa que se chama JCENTRALINAS (muito profissionais) que repararam (50+iva) e enviaram no mesmo dia. Disseram-me que o problema teve origem num pico de tensão, originado pelo alternador ou por algum encosto de bateria que queimou um componente da centralina.
Foi só montar a centralina que a luz vermelha apagou. Não necessitei de apagar o erro com o VAG-COM.
Queria aqui deixar o meu agradecimento a este excelente forum pela ajuda e pelo incentivo.
Os fabricantes de automóveis não fazem ideia da importancia destes foruns, se soubessem concerteza iriam patrocioná-los em vez de apoiarem alguns concessionarios que levam a vida a extorquir o dinheiro à pessoas.
É devido ao suporte deste forum que estou mais confiante a comprar um novo AUDI. Esta é a verdade.
 
Boa noite a todos,

Informo que já tenho o problema resolvido. Enviei a centralina de airbag para uma empresa que se chama JCENTRALINAS (muito profissionais) que repararam (50+iva) e enviaram no mesmo dia. Disseram-me que o problema teve origem num pico de tensão, originado pelo alternador ou por algum encosto de bateria que queimou um componente da centralina.
Foi só montar a centralina que a luz vermelha apagou. Não necessitei de apagar o erro com o VAG-COM.
Queria aqui deixar o meu agradecimento a este excelente forum pela ajuda e pelo incentivo.
Os fabricantes de automóveis não fazem ideia da importancia destes foruns, se soubessem concerteza iriam patrocioná-los em vez de apoiarem alguns concessionarios que levam a vida a extorquir o dinheiro à pessoas.
É devido ao suporte deste forum que estou mais confiante a comprar um novo AUDI. Esta é a verdade.

Bom dia!
Ainda bem que ficaste desenrascado e por um valor até bastante acessível :) como te tinha dito rondava os 50 euros! Pronto pagaste mais 23% de IVA mas isso agora pouco importa! :) a luzinha desligada é um descanso :)
Venha o próximo AUDI :D
 
Back
Top