Luz Vermelha AIRBAG Acesa

Boa tarde a todos, venho por este meio solicitar a vossa a ajuda para um problema que tenho no meu Audi A3 8l, já velhinho (1997), mas muito fiável, quase nos 500.000 Km. Os problemas que têm tido têm unicamente a haver com o desgaste, retentores da bomba injetora, alternador, elevador vidros e pouco mais. Muito destes problemas tenho-os resolvido graças a este excelente forum.
No entanto tenho agora um problema (cerca de 1 ano e meio) que não o consigo resolver, a luz do AIRBAG acesa. E como já ficou assinalado na última inspecção tenho que impreterivelmente o resolver, sob pena de ter de encostar este magnifico carro.

O erro para o qual preciso da vossa ajuda é o seguinte:

Address 15: Airbags Labels: 1J0-909-60x-VW3.lbl
Part No: 1J0 909 601 A
Component: AIRBAG VW3 V01
Coding: 00065
Shop #: WSC 06313
VCID: 254AF3CAD3BB1034

1 Fault Found
65535 - Internal Control Module Memory Error
00-00 - -

Antecipadamente grato por qualquer ajuda que me possam dar.

Cumprimentos,
 
Sim. Ainda hoje apaguei o erro com o vag-com, e este volta a aparecer.

- - - - - - - - - -

Caro vick_79 quanto poderá custar uma centralina de airbag? Sem ser de origem.
 
Tens de mandar a uma casa ou alguém que trabalhe com essas Centralina para fazer reset. Caso a Centralina não aceite, terá de ser substituída.
 
Bom dia!

Há que lhe explicar que para retirar a centralina não é assim com duas tretas :D
Mas penso que a consegues remover sem desmontares a consola do travão de mão!
Dois parafusos do lado do condutor para retirares a ventilação para o pés!

A centralina fica praticamente colada ao corta fogo, onde a carpete acaba!
Tem três parafusos que pelo menos um dele não é fácil retirar por falta de espaço!

WD40 antes de retirares a centralina, em cada parafuso, devido à idade do carro convém não moeres aqueles parafusos, ou nunca mais a retiras :) e convém a novo ou a reparada voltar para exatamente o mesmo sitio visto que a esfera no seu interior que detecta a força de impacto esteja de nível!

Possivelmente a tua pode dar para reparar, ou fazer reset, mas como avariou sem acidente, podes ter aí uma má noticia! Seja como for desmonta isso e depois pede orçamento para reparar.

No teu caso comprava uma usada, foi o que eu fiz para o meu! Deixo-te o link de uma!

Audi A3 8L Airbag Module ECU 1J0909601A | eBay


Localização da mesma! E como a retirar:


post a picture


photo upload sites


Como podes ver pelas instruções tens que retirar algumas coisas ainda, mas acredito que se fosse hoje a conseguia remover sem desmontar muita coisa!

Essa foi a minha primeira MOD no carro lol substituir centralina, airbags frontais, laterais e tensores! :D

- - - - - - - - - -

ps: alguma duvida pergunta!

E não sei de onde és!
Mas em braga existe uma casa de reparação de centralinas!
Por volta de 50 euros reparam isso!
 
Caro Vitor Costa,

Muito obrigado pela tua excelente explicação. No próximo fim de semana vou meter mãos à obra.
Eu sou do Alentejo.
Depois da desmontar irei decidir o que fazer. Mas em principio tenciono comprar uma usada.

Cumprimentos e muito obrigado.
 
De nada!

Alguma duvida não hesites em perguntar!
Boa sorte!
Com calma fazes isso bem! :)

E sim concordo que se calhar uma usada a bom preço será a melhor opção!
Mas seja como for quando retirares a antiga e se tiveres possibilidade de a reparar tenta ver quanto te fica!

Até porque a tua centralina é um pouco mais rara por ser mais antiga!
A minha, só para veres quando fiz essa reparação! Consegui comprar uma nova no eBay alemão! E uma usada aqui em portugal! Mais a minha velha que dá para reparar... pelas contas ainda posso ter mais 3 acidentes lol espero bem que não! :D

Muito importante, a centralina usada que vais colocar tem que ter exatamente a mesma referência que a tua:

Part No: 1J0 909 601 A

Isto porque a referência vem preparada exatamente para os mesmos sensores de impacto, airbags etc! Tem tudo a ver com o ano de fabrico, a quantidade de airbags 2 ou 4 e quantidade de tensores e sensores!

Isto julgo eu porque não deve ser muito fácil fazeres coding a uma centralina com referencia diferente da tua e colocar lá o coding:

Coding: 00065

Shop #: WSC 06313
VCID: 254AF3CAD3BB1034

Mas de certeza que deve haver alguém aqui no forum que faz isso ou conhece quem faz isso e sabe logo dizer-te se é possível realizar coding numa centralina de airbag, isto para o caso de a tua não ter reparação e não encontrares uma com a tua referência!
 
Last edited:
De nada!

Alguma duvida não hesites em perguntar!
Boa sorte!
Com calma fazes isso bem! :)

E sim concordo que se calhar uma usada a bom preço será a melhor opção!
Mas seja como for quando retirares a antiga e se tiveres possibilidade de a reparar tenta ver quanto te fica!

Até porque a tua centralina é um pouco mais rara por ser mais antiga!
A minha, só para veres quando fiz essa reparação! Consegui comprar uma nova no eBay alemão! E uma usada aqui em portugal! Mais a minha velha que dá para reparar... pelas contas ainda posso ter mais 3 acidentes lol espero bem que não! :D

Muito importante, a centralina usada que vais colocar tem que ter exatamente a mesma referência que a tua:

Part No: 1J0 909 601 A

Isto porque a referência vem preparada exatamente para os mesmos sensores de impacto, airbags etc! Tem tudo a ver com o ano de fabrico, a quantidade de airbags 2 ou 4 e quantidade de tensores e sensores!

Isto julgo eu porque não deve ser muito fácil fazeres coding a uma centralina com referencia diferente da tua e colocar lá o coding:

Coding: 00065

Shop #: WSC 06313
VCID: 254AF3CAD3BB1034

Mas de certeza que deve haver alguém aqui no forum que faz isso ou conhece quem faz isso e sabe logo dizer-te se é possível realizar coding numa centralina de airbag, isto para o caso de a tua não ter reparação e não encontrares uma com a tua referência!
ele não tem que usar propriamente esse part number dessa centralina, ate porque esse part number foi substituído por outro ;)
 
Não obstante, será ainda sensato antes de comprar seja o que for, verificar se a ficha está limpa e sem humidades, voltar a encaixar e fazer correr o vagcom. Se o erro se mantiver, aí avança com a reparação ou centralina nova.
 
Não obstante, será ainda sensato antes de comprar seja o que for, verificar se a ficha está limpa e sem humidades, voltar a encaixar e fazer correr o vagcom. Se o erro se mantiver, aí avança com a reparação ou centralina nova.
morreu.. já apanhei alguns cassos destes, é muito comum nestas centralinas, ate porque a centralina foi descontinuada, e substituída por outra..
 
Afinal há entendidos por aqui :D hehehe
Façam lá o favor ao homem de dizer qual é o partnumber da centralina nova :D
Pelo aspecto dela reparei logo que era um modelo mais antigo e depois de pesquisar deu logo para ver que havia poucas para comprar usadas! Mas como não sou perito nisso!

Até porque eu tenho duas centralinas em casa e pode ser que o part number das minhas lhe sirva!
O ETKA já diz qual é a referencia da nova correcto? :)
Tenho o ETKA mas nunca instalei por falta de tempo e não uso WINDOWS, mas sim OSX!

É um pouco difícil chegar agua aquela zona, mas pode acontecer com muito azar! Mas devido ao erro que é, acho que é um bom conselho desligar a ficha e limpar bem os contactos e depois voltar a ligar ao VAG!
É uma zona lixada de lá chegar, mas já agora antes de desmontar a mesma do sitio! Penso que dá para desligar a ficha, puxar a patilha de cor laranja para fora! Provavelmente a carpete dificulta fazer isso sem retirar os parafusos, mas é uma questão de paciência :)

Na altura como não sabia e como li no manual que se for necessário até se podia cortar a carpete, foi o que fiz! Agora não aconselho isso, não há necessidade de rasgar a carpete!!!
 
Last edited:
Back
Top