luz oleo motor medida turbo

boas comprei um 80 1.6 td com 470.000 km quando atinge +- 110km hora acende a luz do óleo se açelarar ou desengatar o carro ela apaga falei com o anterior proprietariado do carro pois foi ele o único comprou o carro novo em 1989 que me disse que era problema electrifico eu já fiz 4000 km e não tive problemas mas gostava de reparar a varia alguém me sabe dizer qual poderá ser a causa e já agora alguém me sabe dizer a medida do turbo original e a pressão máxima que faz obrigado:D
 
pode ser problema do sensor de pressão de óleo, ou podes mesmo ter um problema com a pressão do óleo..
 
Existe uma batota que se pode fazer e que cala esse apito em andamento, mas não vamos entrar já por aí.

Pode sim ser problema electrico. Pode sim ser problema de sensores de óleo ou de falta de pressão de óleo.


Ja tive um 80 1.6td que posteriormente converti a 1.9td. Aquando da conversão, o motor 1.9 sempre fez esse apito após chegar aos 90°. Sei o quão irritante é ir em viagens e não poder fazer uma troca de caixa nem mandar o carro em ralenti sem que ele faça os 3 longos apitos do óleo, dezenas de vezes seguidas.

Se o teu tiver uma disposição semelhante ao que o meu tinha, como acredito que tenha, um dos sensores é um sensor de aviso de pressão antes de ligar o carro, outro é um de pressão em andamento. No teu caso, se so apita em andamento, seria desse sensor, creio que é o cinzento.

Mas é preciso cuidado, pois nestes carros por vezes os avisos indicam uma coisa, mas estão relacionados com outra. O alternador, quando muito gasto e em maufuncionamnto, também dispara a luz do óleo, (esta aprendi a mal, lol). Pode igualmente ser do quadrante, mas duvido já que tens o 1.6 original e o quadrande original, calculo.

O pior dos casos, é o que o vick referiu, e não é incomum para a quilometragem que ja levas. Ou seja, é mesmo uma falta de pressão de óleo interna do motor, resultado do elevado desgaste. Na altura li ao certo a origem desse desgaste mas de momento não me recordo. De qualquer das formas é uma questão de tu próprio pesquisares.
Neste ultimo caso pouco há a fazer, podes tentar adiar a situação e usar óleo de viscosidade diferente, mas se o problema for desgaste, é algo de qual não se consegue fugir facilmente, e geralmente involve um elevado gasto a reconstruir o motor.


Resta-te agora ir por partes e processo de eliminação, e começar pelo mais facil.
 
Boas

um 1.6TD com 470.000 km´s, se nunca foi aberto é porque teve um tratamento muito bom, eu diria que se trata de um problema de pressão de óleo, penso que se fosse elétrico, não dependia da velocidade, como está o nível de oleo?
 
Só tens uma coisa além disso a fazer.
Mudar os tubos de alumínio da água. Com muitos anos, kms e corrosão, eles furam ou partem. O alumínio apodrece mesmo. Cuidado com isso.
Esse turbo faz 1 ou 1.1 bar.
 
O 1.6TD faz apenas 0.7 / 0.8 bars de pressão máxima de origem, é impossivel que faça mais que isso de origem, pois para além da wastegate, tem uma válvula de pressão no colector de admissão que abre aos 0.8, para proteger o motor em caso de sobrepressão.
Só nos 1.9 é que essa válvula deixou de existir no colector

PS: se os tubos não te estão a chatear por enquanto, deixa estar sem trocar, ou arranja uns usados em bom estado, pois a comprar novos é para esquecer o preço que custumam pedir. Ainda me lembro de terem pedido 258 euros por um dos tubos de ferro do circuito, nem eu nem o sr. das peças da Audi queriamos acreditar no preço.


Abraço
 
Last edited:
este carro foi comprado novo em 1989 desde emtao só teve um dono eu sou o segundo não gasta pinta de óleo falei com o ex dono ele disse que o carro já tem esse problema a alguns anos mas como na audi em Espanha lhe disseram que não tinha qualquer problema em andar assim acabou por ficar pemsso que será uma vauvola pois nem sempre faz
 
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