Luz de nevoeiro a acender só com os médios - A4 B5 de 1998

Tenho aqui mais uma questão...
Para não me chagarem nas IPOs acerca do xenon, hoje estive a instalar uns mija-mija para os faróis. Apliquei iguais aos que estão no capô para lavar o para-brisas com uma electroválvula que faz com que os mija-mija dos faróis só funcionem quando os tenho acesos (no fundo fica igual ao de origem só que não sobem).

Agora a outra parte que ainda me falta é meter a luz de nevoeiro traseira a funcionar só quando tenho os médios acesos. Ainda pensei em meter uns faróis de nevoeiro em baixo como os modelos mais recentes mas a verdade é que eles não me vão servir para nada a não ser para ter mais uma preocupação - partirem-se.

A minha questão é a seguinte: alguém sabe como alterar e onde alterar para que a luz de nevoeiro traseira acenda apenas com médios e não com mínimos?

Se alguém que leia este tópico me poder ajudar agradecia, pois vou tentar aproveitar o feriado de amanhã para resolver isto.
 
O problema é que se não tiveres faróis de nevoeiro à frente as luzes de nevoeiro traseiras só podem acender com médios :|
 
rvrosa disse:
O problema é que se não tiveres faróis de nevoeiro à frente as luzes de nevoeiro traseiras só podem acender com médios :|
quem te disse isso??? :S

ja ive carros que so tinham FN atrás e acendia com os minimos :S
 
Olá Egas,

Está no diploma que regulamenta a iluminação dos carros. Se me perguntas agora qual é ele, não o tenho aqui, mas já o vi. E este não é da UE, é mesmo um diploma publicado no DR.

Eu também não sabia, mas quando mudei os meus faróis para uns de xenon deixei de ter FN à frente (por isso é que os A4 após 1999 passaram a ter FN separados em baixo) e quando fui à inspecção falaram-me nisso. Depois eu fui confirmar e está mesmo regulamentado nesse sentido.
 
como te disse so se isso for recente pois ja tive carros em que os FN trás acendiam com os minimos ;)
 
E ideias? Alguma?
Alguém sabe como funciona o sistema de luzes do B5?

Existe algum relé onde eu possa fazer a troca? Existe alguma centralina de luzes neste carro?

É que os FN traseiros só ligam quando estão os mínimos ligados, por isso o que eu preciso é de alterar essa condição. Passar a só ligar quando tiver as luzes de médios ligadas.
 
rvrosa disse:
E ideias? Alguma?
Alguém sabe como funciona o sistema de luzes do B5?

Existe algum relé onde eu possa fazer a troca? Existe alguma centralina de luzes neste carro?

É que os FN traseiros só ligam quando estão os mínimos ligados, por isso o que eu preciso é de alterar essa condição. Passar a só ligar quando tiver as luzes de médios ligadas.

assim de repente nao estou a ver como podes fazer isso
so mesmo vendo como isso trabalha
 
Eu já tenho uma ideia de como fazer... mais um relé :D

Se eu interromper o fio que vai para os FN traseiros e o ligar num relé, onde só vai voltar a ser unido quando um fio que venha dos médios faça a excitação do relé, então tenho o meu problema resolvido. Só não sei é se depois o avisador de luzes fundidas vai funcionar ou não...

Aliás estou com esse problema no médio esquerdo. Como fui buscar a corrente para a electroválvula ao fio que liga a lâmpada de médios agora fiquei sem avisador nessa lâmpada... Amanhã se não conseguir resolver também esse problema o que vou fazer é ligar a electroválvula nos mínimos. Assim o lava-faróis vai passar a funcionar não em médios mas em mínimos (estes não avisam se estiverem fundidos).
 
Resolvido! Mais fácil do que poderia parecer à primeira vista!

Bastou ir à parte de trás do fusíveis e cortar o fio do fusível para os FN e ligá-lo num dos fusíveis dos médios.
Agora só tenho de confirmar se continua a avisar no caso de ter lâmpada fundida no médio do lado direito. Se não avisar tb não me vou preocupar muito, pois quais são as possibilidades de andar com o faról de nevoeiro traseiro acesso e ter um médio fundido? De qualquer das formas quando o desligar (o FN) o avisador detecta sempre a falta de consumo.

E quanto aos lava-faróis tb ficaram a funcionar bem. Mas tive de fazer algumas alterações para não ficar a correr água quando tinha as luzes acesas... É que como ficam abaixo do nível da água do depósito ficava ferrado e a água corria. SOLUÇÃO: Liguei a excitação do relé que vai à electroválvula ao fio da bomba dos mija-mija. Assim a electroválvula só abre quando se carrega para mandar água e quando tem os faróis acesos.

Esta semana tenho de ir à IPO, agora para implicarem comigo só se for por causa do autonivelamento dos faróis, mas aí não tenho solução!
 
Art disse:
Tanto a minha B5 cmo a B6 acende o FN cm os minimos... :eek:

E diz-me lá se tanto num como noutro não tem faróis de nevoeiro à frente?

Se tem faróis de nevoeiro à frente pode funcionar em mínimos (porque se acenderes os de trás os da frente também se ligam). Se não tem terá de funcionar em médios. ;)

Nos B5 até 1998 tem os FN da frente na mesma óptica que os médios e máximos (o que estava muito bem feito), nos após 1999 trás os FN por baixo do para-choques.

O meu é de 1998 e trazia tudo na óptica, mas eu troquei para ópticas com lente e meti-lhe xenon, por isso agora precisava de alterar para acender a luz de nevoeiro traseira em médios ou acrescentar FN à frente. Com xenon os FN na frente só servem para apanhar multas se os usarmos ou para se partirem com as pedras que saltam dos carros que vão à nossa frente, por isso optei por alterar e não acrescentar. 8)
 
Back
Top