Luz de motor não acende ao ligar o carro [A4 B6 1.9 TDi]

Boa tarde pessoal,

Ao dar uma vista de olhos no manual do carro reparei que deve ter uma luz de motor (check engine, engine management light). No manual não refere que a luz liga ao ligar o carro e desliga (como refere na luz dos airbags, ABS, controlo de tracção,...) Mas em todos os carros que andei e tinham a dita luz esta acende e apaga quando o carro pega.

Ora, no meu B6 isso não acontece. Simplesmente nunca a vi ligada.


Após uma breve pesquisa no youtube (algo tipo A4 B6 TDi Cold Start) vi que há alguns que têm essa luz e outros que não têm, como o meu. No manual, ao falar da luz, tem um * (opcional, presente apenas em alguns mercados ou modelos).


A minha pergunta é se é normal não ter a luz (não acender). :S Não sei se tem influência mas pareceu-me, no youtube, que os carros com CB não têm luz e os que têm apenas a autonomia já a têm.


Obrigado
João M.
 
8090872282_971290fea0_b.jpg

Nestas imagem: Estas a falar daquela luz que fica por cima do do ponteiro ou aquela que esta ao pé do "6"?
 
tira uma foto aos teu quadrante e mete ai, para vermos.

Vou tratar disso assim que for novamente ao carro. Tirarei a foto com as luzes todas acesas (quando se mete a chave no II) e depois de algumas apagarem (ficando apenas a do travão de mão e a do alternador, bateria).

Mas já agora, o quadrante é o "normal" com CB em vermelho. O CB e o checkcontrol é de origem.

Obrigado
João
 
Isso tem haver com a centralina,

mas acredita se o carro morrer ela acende :p

Eu acredito que acenda nessa situação.

Só tenho medo é de não ter a luz para esconder algum problema que o carro tenha.

No youtube há carros que a acendem ao dar à chave, apagando em seguida. E outros que não (tal como o meu e do Danny_Boy, ambos com CB e checkcontrol de origem... nos vídeos do youtube parece-me que os que acendem a luz não têm CB de origem já que têm sempre a autonomia no quadrante, sem um 1 ou um 2 pequeno a indicar a memória em utilização).


A minha pergunta é se é normal não acender... Ou se devia acender. No manual não refere que deve acender ao dar à chave (como acontece com a do airbag, ABS, ESP, ...) :S


Abc
 
Last edited:
Essa luz normalmente é um LED soldado (penso eu que seja...)
Podes sempre tirar o quadrante e verificar...
Ou então ligar ao VAG.COM...e ver se tem algum erro ;)
 
para remover essa preocupação podes sempre ligar o carro ao computador e ver se ele tem ou teve algum erro.

Essa luz normalmente é um LED soldado (penso eu que seja...)
Podes sempre tirar o quadrante e verificar...
Ou então ligar ao VAG.COM...e ver se tem algum erro ;)

Há alguma coisa no motor que eu possa desligar SEM PROVOCAR qualquer dano e que provoque o acendimento da luz? E que ao ligar novamente esta se apague logo? É que não tenho vag-com... Irei comprar um mas até lá ficava descansado.
 
Mas vale esperares e fazer um teste ao quadrante com o vagcom.

Não te ponhas a fazer nada de forma a tentar criar uma avaria só para ver se a lampada funçiona.
 
Há alguma coisa no motor que eu possa desligar SEM PROVOCAR qualquer dano e que provoque o acendimento da luz? E que ao ligar novamente esta se apague logo? É que não tenho vag-com... Irei comprar um mas até lá ficava descansado.
Podes desligar os tubos da EGR mas depois tens que eliminar o erro com o Vag com...eu tenho uma B6 ano 2004 quadrante a cores e acende a luz do motor antes de meter a trabalhar.
 
Vou tratar disso assim que for novamente ao carro. Tirarei a foto com as luzes todas acesas (quando se mete a chave no II) e depois de algumas apagarem (ficando apenas a do travão de mão e a do alternador, bateria).

Mas já agora, o quadrante é o "normal" com CB em vermelho. O CB e o checkcontrol é de origem.

Obrigado
João

o meu quadrante tambem é desses e nunca vi nenhuma luz dessas......
 
Back
Top