Olá a todos.
Tenho um Audi A3 1.9 TDI de 1999. A "minha vaquinha" até se tem portado mais ou menos bem ao longo destes anos todos, mas ultimamente começou a fraquejar.
No último mês tenho tido um problema daqueles "chatos", que aparece, desaparece, volta a aparecer. Passo a contar a história, para ver se alguém envia um palpite.
Lamento a longa história, mas penso que é preferível mandar os detalhes todos...
- Há cerca de um mês, ao circular a cerca de 120km/h, acendeu-se no painel a luz da resistência (também conhecida, como já vi cá no fórum, por "rabo de porco"
), durante 1 ou 2 segundos. Senti, ao mesmo tempo, alguma perda de potência momentânea. Mas passados esses segundos, a luz apagou-se e o carro voltou ao normal. O problema repetiu-se alguns dias depois, também desaparecendo.
- Alguns dias depois, enquanto circulava em "marcha lenta", acendeu-se a luz de aviso de pressão do óleo. O carro entrou em "safe mode". Parei de imediato e desliguei o motor. A temperatura estava ainda abaixo do normal (o carro estava a circular há 5-10 minutos). Tentei voltar a pôr o carro a trabalhar, mas sem sucesso. Parte eléctrica ok, diagnóstido do computador de bordo OK, tinha motor de arranque, mas o carro não pegava. Esperei uns 5 minutos e... voilá, pegou de novo. Andei 500 metros até uma estação de serviço, verifiquei o nível de óleo (tudo ok) e decidi continuar viagem. De novo grandes dificuldades a pegar... mas esperando 5 minutos, voltou a funcionar.
- No dia seguinte, sem problemas a ligar o carro. Fui a uma oficina onde ligaram a "máquina de diagnóstico". No log nada estava registado. Marquei então um check-up numa oficina Audi (Auto Latina, da Santogal, na Miguel Bombarda, em Lisboa), que apenas foi possível na semana seguinte. Mas entretanto...
- 2 dias depois, voltou a acender a luz de resistência, desta vez ao ralenti. Quando parei o carro, alguns 10 minutos depois, não o consegui mais fazer pegar - novamente com os sintomas anteriores. Desta feita, nem esperando 5 ou 10 minutos... nem 1 hora depois. Nem 10 horas depois! Mas 11 horas depois, funcionou...
- 2 dias depois, de novo em "pára-arranca", o carro voltou a ir abaixo, sem qualquer aviso adicional. De novo, tudo ok no computador de bordo e temperatura normal, de serviço. De novo, não pegava. Esperei desta feita 15 minutos (no meio do trânsito, bem agradável
) e lá voltou a andar.
- Finalmente foi para a oficina, onde ficou 3 dias. Não diagnosticaram nada. Nada no log ou diagnóstico da "máquina". Dei a dica do imobilizador... que rezo para terem testado!!!. Andaram 50km com o carro, com máquina ligada, para ver se conseguiam ter a avaria "live". Não conseguiram. Na 6ª feira seguinte pedi para me devolverem o carro, para andar com ele durante o fim-de-semana... até "rebentar". :|
- Andei perto de 200 km durante a semana que se seguiu, sem problemas! Já eu estava convencido que tudo se teria resolvido até que, na 6ª feira, outra vez o mesmo problema em pára-arranca. O carro foi-se abaixo e não pegava. Lá esperei 5 minutos e... tudo ok. Decidi voltar a pôr o carro na oficina.
- Lá tem estado desde 2ª feira (vão 3 dias). Ontem ligaram-me a dizer que encontraram o problema: é O CATALISADOR.
Posta esta história toda, ficam as perguntas para vocês (que sabem claramente mais do que eu sobre isto!
- O catalisador?! Faz sentido?
Não pescando nada disto, faz-me alguma confusão... tenho muito vagas noções de mecânica, mas sei que o catalisador situa-se, "no circuito", após a combustão. Como que raio me está a impedir pegar o carro? Um sensor, talvez... mas nesse caso não deveria ter sido diagnosticado pela "máquina"?
- Orçamentaram... só as peças... em 900 euros! :evil: Raios partam! Não estou a ser enrolado!?!?
- Alguém teve um problema semelhante? Vi vários relatos de luz de resistência acesa, mas de forma contínua (a piscar). Não é bem o mesmo que me acontece...
Um abraço e obrigado pela atenção!
Tenho um Audi A3 1.9 TDI de 1999. A "minha vaquinha" até se tem portado mais ou menos bem ao longo destes anos todos, mas ultimamente começou a fraquejar.
No último mês tenho tido um problema daqueles "chatos", que aparece, desaparece, volta a aparecer. Passo a contar a história, para ver se alguém envia um palpite.
Lamento a longa história, mas penso que é preferível mandar os detalhes todos...
- Há cerca de um mês, ao circular a cerca de 120km/h, acendeu-se no painel a luz da resistência (também conhecida, como já vi cá no fórum, por "rabo de porco"

- Alguns dias depois, enquanto circulava em "marcha lenta", acendeu-se a luz de aviso de pressão do óleo. O carro entrou em "safe mode". Parei de imediato e desliguei o motor. A temperatura estava ainda abaixo do normal (o carro estava a circular há 5-10 minutos). Tentei voltar a pôr o carro a trabalhar, mas sem sucesso. Parte eléctrica ok, diagnóstido do computador de bordo OK, tinha motor de arranque, mas o carro não pegava. Esperei uns 5 minutos e... voilá, pegou de novo. Andei 500 metros até uma estação de serviço, verifiquei o nível de óleo (tudo ok) e decidi continuar viagem. De novo grandes dificuldades a pegar... mas esperando 5 minutos, voltou a funcionar.
- No dia seguinte, sem problemas a ligar o carro. Fui a uma oficina onde ligaram a "máquina de diagnóstico". No log nada estava registado. Marquei então um check-up numa oficina Audi (Auto Latina, da Santogal, na Miguel Bombarda, em Lisboa), que apenas foi possível na semana seguinte. Mas entretanto...
- 2 dias depois, voltou a acender a luz de resistência, desta vez ao ralenti. Quando parei o carro, alguns 10 minutos depois, não o consegui mais fazer pegar - novamente com os sintomas anteriores. Desta feita, nem esperando 5 ou 10 minutos... nem 1 hora depois. Nem 10 horas depois! Mas 11 horas depois, funcionou...

- 2 dias depois, de novo em "pára-arranca", o carro voltou a ir abaixo, sem qualquer aviso adicional. De novo, tudo ok no computador de bordo e temperatura normal, de serviço. De novo, não pegava. Esperei desta feita 15 minutos (no meio do trânsito, bem agradável

- Finalmente foi para a oficina, onde ficou 3 dias. Não diagnosticaram nada. Nada no log ou diagnóstico da "máquina". Dei a dica do imobilizador... que rezo para terem testado!!!. Andaram 50km com o carro, com máquina ligada, para ver se conseguiam ter a avaria "live". Não conseguiram. Na 6ª feira seguinte pedi para me devolverem o carro, para andar com ele durante o fim-de-semana... até "rebentar". :|
- Andei perto de 200 km durante a semana que se seguiu, sem problemas! Já eu estava convencido que tudo se teria resolvido até que, na 6ª feira, outra vez o mesmo problema em pára-arranca. O carro foi-se abaixo e não pegava. Lá esperei 5 minutos e... tudo ok. Decidi voltar a pôr o carro na oficina.
- Lá tem estado desde 2ª feira (vão 3 dias). Ontem ligaram-me a dizer que encontraram o problema: é O CATALISADOR.
Posta esta história toda, ficam as perguntas para vocês (que sabem claramente mais do que eu sobre isto!

- O catalisador?! Faz sentido?

- Orçamentaram... só as peças... em 900 euros! :evil: Raios partam! Não estou a ser enrolado!?!?
- Alguém teve um problema semelhante? Vi vários relatos de luz de resistência acesa, mas de forma contínua (a piscar). Não é bem o mesmo que me acontece...
Um abraço e obrigado pela atenção!
