Luz da Resistência a piscar em andamento e perde de potencia

Certo, eu conforme indiquei acima, por dia, actualmente, faço cerca de 3/4 km. Porém, retirar a FAP aqui em casa estava a fazer um pouco confusão. Deste modo, optámos por colocar uma "nova" e procurar uma solução eléctrica. A nosso entender, é o que faz mais sentido.

Certo, eu conforme indiquei acima, por dia, actualmente, faço cerca de 3/4 km. Porém, retirar a FAP aqui em casa estava a fazer um pouco confusão. Deste modo, optámos por colocar uma "nova" e procurar uma solução eléctrica. A nosso entender, é o que faz mais sentido.
4 km diários, sim a melhor opção é mesmo um elétrico. Ou até a gasolina. A gasóleo é um desperdício.

Last edited:
Encontram-se a esses preços. Até para a minha B8.
Mas de qualidade muito, muito inferior.
Deves querer dizer extremamente inferior e para nao dizer pronto a falhar num curto espaço de tempo. Tipos semi fakes made in china. Nao, jamais vi nenhuma (nem conheço) FAP com as dimensões certinhas para os nossos carros abaixo de 1200€. Mas nada mesmo.
Ha Sim FAP "universais" a rondar os 500€, mas é para esquecer a 300%. Fora de questão uma FAP em modos custar abaixo de 1200€ no mínimo.

Continuo a dizer, se o miolo dele nao estiver partido e em minimo estado, lavado a maquina fica como novo. Agora com trajetos tão curtos no dia a dia, vai voltar ao mesmo.

@madima29, sem ser o Dimas Performance, existe algum outro sitio de confiança onde se possa tentar fazer uma limpeza?

Relembro que de acordo com o registado, a FAP está saturada a 90%.

Esses 90% são um mero cronometro matematico em função de km e consumo, não são medidas de um sensor! Pelo que recomendo mais uma vez antes de inventares despesa, analisares os valores do sensor de pressão diferencial de entrada e saida so dpf, ignição ligada motor desligado deve dar 0 hPa (se der valores muito afastados disto, tens o sensor nas couves, tens substituir), ao relantim na ordem de uns 3 a 8 hPa (se te der valores tipo muito acima de 10, sim tens o filtro obstruido, deves fazer uma limpeza ou se nao resultar a substituição), em carga volta de 3000rpm, deve dar abaixo de 120 hPa, se te der valores muito acima disto a mesma logica anterior. Se pelo contrário, tens os valores tudo dentro da normalidade, o dpf está bom, é só adaptares o valor de saturação/cinzas de óleo e o trazeres para um valor inferior ao valor que acende a luz e tens o problema resolvido e não emprenhes pelos ouvidos!

Ok, acabei por comprar um eléctrico e segui o conselho do mecânico e retirei o Filtro de Particulas.

Porém, desde logo que reparei que a carrinha ficou bem diferente. Para além de continuar, esporadicamente a acender a luz do Filtro, agora quando está ao relantim, tenho um fumo branco a sair.

Esperava não ter que me chatear, mas a verdade é que desde o momento que removi o Filtro de Particulas, os problemas foram se acumulando, desde problemas com o ar-condicionado, que até hoje não está a funcionar correctamente, como agora ouço um assubio bem alto quando o carro está ao relantim. Foi-me indicado após ter removido o Filtro que tenho também um problema nos injectores.

Alguém aconselha alguma oficina de confiança, se possível, na zona de Setúbal ou Lisboa?

Ok, acabei por comprar um eléctrico e segui o conselho do mecânico e retirei o Filtro de Particulas.

Porém, desde logo que reparei que a carrinha ficou bem diferente. Para além de continuar, esporadicamente a acender a luz do Filtro, agora quando está ao relantim, tenho um fumo branco a sair.

Esperava não ter que me chatear, mas a verdade é que desde o momento que removi o Filtro de Particulas, os problemas foram se acumulando, desde problemas com o ar-condicionado, que até hoje não está a funcionar correctamente, como agora ouço um assubio bem alto quando o carro está ao relantim. Foi-me indicado após ter removido o Filtro que tenho também um problema nos injectores.

Alguém aconselha alguma oficina de confiança, se possível, na zona de Setúbal ou Lisboa?
E onde retiraste o filtro? Nao foi onde te indiquei para ires, pois não?
Fizeram a respectiva repro para a fap off?

E onde retiraste o filtro? Nao foi onde te indiquei para ires, pois não?
Fizeram a respectiva repro para a fap off?
Tenho ideia que a oficina que recomendas-te foi a Dimas Performance. Infelizmente não coloquei lá..

Em relação a se fizeram a respectiva repro, honestamente, não tenho ideia. O que reparei foi que após terem sido efectuados os trabalhos, a luz do filtro acedeu novamente. Após várias intervenções onde tive que me deslocar por várias vezes lá para deixar novamente a carrinha, a mesma acabou por ficar na oficina um tempo considerável para um trabalho que, a meu entender, era relativamente simples.

Deste então, outros problemas começaram a aparecer, desde indicações que os injectores também tinha problemas, o ar-condicionado, mesmo após ter sido recarregado, por vezes funciona, outras não, o turbo agora parece um avião, faz um assobio quando está ao ralenti, algo que nunca ouvi tal barulho.

Em suma, a carrinha sempre foi assistida na marca, mas devido à DFP e na marca me terem indicado um valor acima dos 6 mil euros para reparar, acabei por colocar a carrinha numa oficina que achei ser de confiança.

Neste momento, a minha ideia é resolver o problema(s) e andar para a frente.

Remoção do FAP como deve ser não fica ckm luz nenhuma.
Se ficou a assobiar é porque o FAP já estava tão entupido que a pressão no filtro retrocedia de tal maneira que afetou o turbo, daí a assobiadela agora.

Obrigado pelo feedback.

Qual é a vossa opinião? Acham que é um problema que agora é muito difícil voltar a colocar tudo normal ou uma oficina de confiança, volta a colocar a carrinha normal?

De momento a carrinha está quase sempre parada. Mas gosto muito da carrinha e gostava, caso voltasse a ficar normal, de a manter por mais alguns tempos.

Um carro para eventualidades, dá sempre jeito. Especialmente, sabendo que a carrinha até ter sido feita esta última intervenção (DFP), estava óptima.

Tenho ideia que a oficina que recomendas-te foi a Dimas Performance. Infelizmente não coloquei lá..

Em relação a se fizeram a respectiva repro, honestamente, não tenho ideia. O que reparei foi que após terem sido efectuados os trabalhos, a luz do filtro acedeu novamente. Após várias intervenções onde tive que me deslocar por várias vezes lá para deixar novamente a carrinha, a mesma acabou por ficar na oficina um tempo considerável para um trabalho que, a meu entender, era relativamente simples.

Deste então, outros problemas começaram a aparecer, desde indicações que os injectores também tinha problemas, o ar-condicionado, mesmo após ter sido recarregado, por vezes funciona, outras não, o turbo agora parece um avião, faz um assobio quando está ao ralenti, algo que nunca ouvi tal barulho.

Em suma, a carrinha sempre foi assistida na marca, mas devido à DFP e na marca me terem indicado um valor acima dos 6 mil euros para reparar, acabei por colocar a carrinha numa oficina que achei ser de confiança.

Neste momento, a minha ideia é resolver o problema(s) e andar para a frente.
Foste a qualquer sitio, e estás a lidar com sapateiros que nao percebem nada do assunto. Já te aviso que te vaibsair bem caro, se é que nao te vai custar o carro a longo prazo. Eu avisei. Agora , luz acesa da FAP, tá visto que nao fizeram a repro de fap off.
O assobio, desconfio que nem sequer te meteram um tubo dentro da FAP desmiolada. Tudo pormenores que te vão custar os olhos da cara a longo prazo. Prepara te ou resolve num local em condições.

E já para nao pensares noutra coisa, tu para poupar e para ser mais cómodo, foste a um sitio qualquer com boa pinta, mas que nada percebem do que estão a fazer. Vai custar bem caro. E nao vão ser 200, ou 400€. Prepara a carteira.
O nao ter tubo dentro da FAP cria turbulência de gazes e por vezes pode originar back pressure e aí a longo prazo diz adeus ao turbo. A programação que nao foi feita, gazes de alta temperatura te vão queimar os sensores tudos e criar problemas de coletor. Prepara a carteira.

Sem escapatória, vai a uma oficina em condições.

Na verdade, foi o oposto, isto é, eu coloquei lá a carrinha, pois acreditei que iam fazer o trabalho certinho. Tanto que o valor que me pediram foi cerca de 750€ e eu tinha orçamentos de outras oficinas onde por 400€ faziam o mesmo trabalho.

Temos que acreditar em alguém e eu acreditei na oficina. Mas após tantos erros, fiz o que tinha que ser feito, estanquei o problema e procuro solução em outro lado.

De momento, estou a pensar em colocar na Dimas Performance, mas também solicitei orçamento junto da PKE automotive. Se tiverem mais sugestões, são bem-vindas

Back