Luz da Pressao do oleo acesa ( RESOLVIDO)

Boas amigos, a cerca de uma semana acendeu a luz amarela acusando o nivel do oleo no minimo, como ainda faltam 3000km para a muda, resolvi fazer um atesto com (repsol 50501 TDi 5-40) que nao sei se é o aconcelhado, passou uma semana e tudo bem... este sabado fui para lisboa e passados 200km a luz da pressao acendeu, mas intermitente, nao fixava. Vi o nivel , tudo bem, abri a tampa do oleo (com o carro a trabalhar) via-se o oleo a chapinhar nas arvores de cames, resolvi seguir viagem. Parei em lx e durante o fim de semana nao voltou a acender. ontem na viagem de regresso a mesma cena...deixei a carrinha na Audi e ligaram o manometro para ver qual a pressao que ela ta a fazer, em frio começa nos 2,5 bar e depois em quente vem para os 1,2 bar, quando se acelera sobe ate a 1,5 1,6 bar. e com outra valvula ligada (a do manometro que eles lá têm) quando o mecanico acelera dispara logo a luz. Tive a olhar prá valvula e diz lá "1.2 a 1.6 bar". mas ele não experimentou com outra valvula!!!Alguem sabe qual é a pressao de oleo neste motor (AVJ 1.8 turbo de 150cv)
Perguntas- terá sido do oleo nao seer o indicado?
estara a valvula estragada?
Será o chupador entupido?
ou na pior das hipoteses a Bomba de oleo? (já agora alguem sabe o preço da bomba?)

Abraço e obrigado


Será
 
Last edited:
Re: Luz da Pressao do oleo acesa

Não conheço esse motor, mas óleo frio a 2.5Bar e quente a acelerar a 1,6Bar é muito pouca pressão...
O meu carro teve um problema parecido, era a válvula estragada, mas quando eles ligavam o manómetro frio indicava quase 4 Bar e quente a acelerar bem chegava quase aos 5...
 
Re: Luz da Pressao do oleo acesa

Isto é esquisito, porque so aconteceu depois de meter o tal atesto de 1 litro de oleo 05-40w repsol tdi 50501... será da mistura dos oleos?
 
Re: Luz da Pressao do oleo acesa

Alguem entendido, por favor me pode dizer qual é a pressão do oleo nestes motores? Na própria valvula diz 1.2 a 1.6 Bar, e quando fui para encomendar uma, no catalogo tinha lá a dizer 1.4 bar será isso?
Eu acho que deve ser a valvula, pois se fosse a bomba de oleo ou junta da cabeça, assim que ligava a carrinha, acusava logo...ou não?
É que só depois de dar umas boas gazadas e chegar quase às 5 ou 6000 rpm é que dá sinal, outra vezes quando vou a parar acende. Não percebo, agradecia alguma ajuda.
 
Re: Luz da Pressao do oleo acesa

muito Certamente é a valvula do sensor de pressao...
digo isto pois ja me aconteceu numa carrinha e tambem na BMW aparecem por la uns iguais
 
Re: Luz da Pressao do oleo acesa

Não era do Chupador
Não era da Bomba de oleo
Não era da valvula
Mudei de oleo,de 05-40w com que tinha feito os atestos para 10-40w... Tão simples quanto isto.
 
Re: Luz da Pressao do oleo acesa

Não era do Chupador
Não era da Bomba de oleo
Não era da valvula
Mudei de oleo,de 05-40w com que tinha feito os atestos para 10-40w... Tão simples quanto isto.

Resumindo as coisas foi a gradação do oleo do carro mas sabe se ambos os oleos que usaste tanto no atesto como na mudança tem a norma VW 505 00 isto se nao estou enganado no codigo da norma lool.

Acho que foi uma coisa que podia ajudar pra dar esse problema mas nao sou um entendido nestas coisas sendo unicamente um curioso e que gosta de cuidar bem do meu carro.....

A continuaçao de boas viagens na tua carrinha e que nao apareção mais erros esquesitos como esse...... que foi estranho foi.....
 
Re: Luz da Pressao do oleo acesa

Pôe estranho nisso, mas ainda bem que se resolveu 170€ depois...
Sim o óleo é norma 505.00 e 502.00.
 
Back
Top