Lubrificação pinças travão

Boas!

O meu A3 8P começou a ter uma vibração em andamento e ao travar.
A vibração é um bocado aleatória e surge quase sempre ou ao iniciar uma viagem ou após uma travagem mais forte, o carro fica normal após alguns kms.
Do que estive a ler será uma pinça de travão mal lubrificada (tenho a roda do lado do passageiro completamente negra e o consumo aumentou imenso no último depósito…), parece que a massa cerâmica que apliquei nas guias da pinça não foi suficiente, mudei as pastilhas e discos há coisa de 20/25 mil kms.
As partes móveis das pastilhas foram lubrificadas com massa de cobre.

Tenho um tubo de massa “ATE bremszylinder-paste“
https://www.ate-info.de/en/details/produkte/ate-bremszylinder-paste-180-ml_spanisch

Será adequada também para a lubrificação das guias da pinça ? Ou apenas serve para o próprio piston da pinça ?
 
Eu costumo aplicar massa de cobre, mas não sei se é melhor ou pior. Mas o problema pode não ser das guias. Pode ser o embolo que está preso e não recua quando se alivia o travão e as pastilha mantêm-se a travar provocando desgaste excepcional das pastilhas e do disco, provocando aquecimento do sistema de travagem que pode tornar-se perigoso, exigindo mais do motor para o mesmo trabalho, aumentando o consumo ...
Eu começava por limpar e lubrificar as guias da pinça e a parte inferior e superior das pastilhas onde elas "roçam" na pinça ou nas chapas. Depois verificava se, depois de travar, a roda passava a deslizar mais solta. Se tal não acontecesse, limpava e lubrificava o embolo. Há vídeos na net e é fácil de fazer.

(105) Reparar a pinça de travão [TUTORIAL DA AUTODOC] - YouTube
 
Eu costumo aplicar massa de cobre, mas não sei se é melhor ou pior. Mas o problema pode não ser das guias. Pode ser o embolo que está preso e não recua quando se alivia o travão e as pastilha mantêm-se a travar provocando desgaste excepcional das pastilhas e do disco, provocando aquecimento do sistema de travagem que pode tornar-se perigoso, exigindo mais do motor para o mesmo trabalho, aumentando o consumo ...
Eu começava por limpar e lubrificar as guias da pinça e a parte inferior e superior das pastilhas onde elas "roçam" na pinça ou nas chapas. Depois verificava se, depois de travar, a roda passava a deslizar mais solta. Se tal não acontecesse, limpava e lubrificava o embolo. Há vídeos na net e é fácil de fazer.

(105) Reparar a pinça de travão [TUTORIAL DA AUTODOC] - YouTube
Eu também apliquei massa de cobre no sítio onde corre a pastilha, mas já estive a ler que não convém.
Já limpei a pinça do lado direito (No qual a jante aquecia mais e estava mais suja) e lubrifiquei as guias, melhorou, mas ainda tem ali qualquer coisa.
Falta me fazer o lado esquerdo, e eventualmente lubrificar o embolo da bomba também , não pensei nesse aspecto quando limpei a primeira.

@JOSE JUSTINO tambem Pensei nisso, no entanto aí faria sempre, e não acontece.
As vezes vibra e outras vezes não, umas vezes com bastante intensidade e outras é extremamente suave , isto para velocidades semelhantes.
 
Eu também apliquei massa de cobre no sítio onde corre a pastilha, mas já estive a ler que não convém.
Já limpei a pinça do lado direito (No qual a jante aquecia mais e estava mais suja) e lubrifiquei as guias, melhorou, mas ainda tem ali qualquer coisa.
Falta me fazer o lado esquerdo, e eventualmente lubrificar o embolo da bomba também , não pensei nesse aspecto quando limpei a primeira.

@JOSE JUSTINO tambem Pensei nisso, no entanto aí faria sempre, e não acontece.
As vezes vibra e outras vezes não, umas vezes com bastante intensidade e outras é extremamente suave , isto para velocidades semelhantes.
Explica lá como lubrificar o êmbolo da pinça. É que só o próprio óleo dos travões que lubrifica.
Se prende, então só com kit de reparação e trocas logo as borrachas todas.
Só lubrificar os pinos/guias e onde o calço apoia. Mais nada.
 
Explica lá como lubrificar o êmbolo da pinça. É que só o próprio óleo dos travões que lubrifica.
Se prende, então só com kit de reparação e trocas logo as borrachas todas.
Só lubrificar os pinos/guias e onde o calço apoia. Mais nada.

O "óleo do travões" como vulgarmente é designado cá em Portugal, está longe de ser um óleo.
Utilizamos este termo muito erradamente, pois o fluído dos travões (designação correcta), é feito à base de dietilenoglicol ou borato de poliglicol. São químicos da família do álcool, que, não tem propriedades lubrificantes nenhumas.

Mas de resto, como referiste, os únicos elementos do sistema de travão de disco que devem ser lubrificados, são os pinos de deslizamento das pinças (no caso do sistema de pinças flutuantes) e a zona de deslizamento das pastilhas.
No sistema de travão de tambor, se bem me lembro, nada precisa (nem deve!) de ser lubrificado.
 
Explica lá como lubrificar o êmbolo da pinça. É que só o próprio óleo dos travões que lubrifica.
Se prende, então só com kit de reparação e trocas logo as borrachas todas.
Só lubrificar os pinos/guias e onde o calço apoia. Mais nada.
Existe lubrificante compatível com o fluido DOT, no entanto é apenas para montagem pelos vistos.
Algum truque para testar o curso do embolo? ou convém tirar a pinça toda ?

Vou limpar a pinça do lado do condutor e lubrificar as guias novamente ver se resolve.

@Trevas Quanto a lubrificação do local onde corre a pastilha, no caso do A3 a pinça assenta diretamente na pinça (Não existe aquela chapa que se costuma vir com as pastilhas), quando as troquei coloquei uma fina camada de massa de cobre, no entanto nas ultimas pesquisas que andei a fazer, pelos vistos não é bem recomendado dado que a poeira dos travões vai se acumular ali e acaba por prender a pastilha. E quando a desmontei desta ultima vez a fina camada de massa que tinha colocado tinha realmente agarrado uma grande quantidade de poeira.

Quanto aos travões de tambor, penso que o único sitio onde se possa lubrificar são os pontos de apoio das cintas.
 
A minha sugestão é fazer como no vídeo que deixei acima. Mas há tempos, no carro de um amigo, desmontámos tudo como no vídeo, limpámos tudo e voltámos a montar e resolveu. Acho que substituímos os vedantes de borracha do embolo. Usámos um esfregão de cozinha verde ligeiramente áspero (mas não metálico) para limpar as partes metálicas como as guias e o êmbolo e lubrificámos as guias com massa para travões da TRW "brake grease" PFG 110 e a parte exterior do embolo com o liquido dos travões e resolveu. Claro que chegando a desmontar, mais vale ter um kit de reparação e substituir as peças, especialmente se houver muito desgaste.
 
@BlueA4
Quando existe aquela chapa, normalmente a pastilha desliza melhor na pinça, e fica menos susceptível a prender e fazer barulho.
Os A4 B5 também não usam essa chapa.
Eu tenho Brembo Max montados na minha B5, e tinha os sintomas que descreves. Eu desmontava, limpava tudo, lubrificava, voltava a montar, e ficava bom. Durante algum tempo. Depois voltava a vibração passado algum tempo.
Vim a descobrir que era o lubrificante que eu usava, que era uma merda.
Metendo o lubrificante adequado nas guias e no apoio das pastilhas, nunca mais tive vibrações.
Se calhar estás com o mesmo problema, porque a massa de cobre é boa para meter nas costas da pastilha para evitar chiadeira, mas não creio que seja boa para lubrificar as guias e apoios das pastilhas (não tenho a certeza absoluta).

Este sim parece-me ser o lubrificante que precisas:
https://www.ate-info.de/en/details/produkte/ate-plastilube-75-ml
 
@BlueA4
Quando existe aquela chapa, normalmente a pastilha desliza melhor na pinça, e fica menos susceptível a prender e fazer barulho.
Os A4 B5 também não usam essa chapa.
Eu tenho Brembo Max montados na minha B5, e tinha os sintomas que descreves. Eu desmontava, limpava tudo, lubrificava, voltava a montar, e ficava bom. Durante algum tempo. Depois voltava a vibração passado algum tempo.
Vim a descobrir que era o lubrificante que eu usava, que era uma merda.
Metendo o lubrificante adequado nas guias e no apoio das pastilhas, nunca mais tive vibrações.
Se calhar estás com o mesmo problema, porque a massa de cobre é boa para meter nas costas da pastilha para evitar chiadeira, mas não creio que seja boa para lubrificar as guias e apoios das pastilhas (não tenho a certeza absoluta).

Este sim parece-me ser o lubrificante que precisas:
https://www.ate-info.de/en/details/produkte/ate-plastilube-75-ml

vou ver se arranjo esse plastilube.
Isto porque até tenho outro carro que está com as mesmas vibrações…e possivelmente é mesmo da massa de cobre que tenho usado (So por acaso é da liqui moly)
Assim que voltar a mexer nisto dou feedback
 
Eu comprei plastilube. O melhor que tive até hoje. Ainda assim, seca muito.
Há uns pequenos potes de massa para travões que são bem melhores, tipo LM3420 da liquimoly. O preço é que não é convidativo, mas a qualidade paga se
 
Eu comprei plastilube. O melhor que tive até hoje. Ainda assim, seca muito.
Há uns pequenos potes de massa para travões que são bem melhores, tipo LM3420 da liquimoly. O preço é que não é convidativo, mas a qualidade paga se
Tenho um frasco de massa cerâmica para travões , é da SWAG salvo erro.
Por acaso nunca me lembrei de meter esse nas partes móveis da pastilha

algum fornecedor para esse da liqui moly?
 
Qualquer armazém de peças que venda liqumoly tem
Tenho de procurar então.

Entretanto ja identifiquei o problema, fole do embolo com um corte de 2/3mm numa das dobras (dai não ter visto nada a primeira vez), entrou agua e ja há alguma corrosão no embolo, tanto que mal consigo recolher o embolo (mesmo com ferramentas pneumaticas)

Vou encomendar um kit de reparação com um embolo novo.
Já agora, material da Autofren, algum feedback?
 
Tenho de procurar então.

Entretanto ja identifiquei o problema, fole do embolo com um corte de 2/3mm numa das dobras (dai não ter visto nada a primeira vez), entrou agua e ja há alguma corrosão no embolo, tanto que mal consigo recolher o embolo (mesmo com ferramentas pneumaticas)

Vou encomendar um kit de reparação com um embolo novo.
Já agora, material da Autofren, algum feedback?
Mete da mesma marca, FS, billstein, veko, etc...
E atenção!: antes de montar os orings novos e embolo, meter as borrachas todas de molho em oleo mineral hidraulico 3 a 4h antes da montagem.
Os kits oem FS e semelhantes costumam ja trazer uma bolsa com óleo para esse efeito.
 
Back
Top