Localização do besouro

Boas , pessoal
Mais uma vez preciso de ajuda. Tenho que substituir o besouro (pequeno altifalante) do sistema de ajuda ao estacionamento traseiro que apita com a aproximação a um obstáculo, mas não sei onde se localiza. Vi alguns vídeos na net que me deram a ideia de estar na lateral esquerda da mala, atrás do banco traseiro esquerdo. Desmontei tudo para lá chegar e, afinal, não o encontrei. Os vídeos devem ser de carrinhas (avant). Se alguém souber dizer onde devo procurar, agradeço. O carro é um A6 C5 1900cc 130cv de 2002, Sedan. Obrigado

Atrás, na lateral, por trás do forro, lado condutor.
O da frente fica por baixo do volante, lado direito.

Pergunta: alguma vez funcionou?
Se nao encontras, nao terás a peça em falta e esta apenas la a ficha de ligação?

Obrigado, Madlima29
Sempre funcionou. Com cerca de 650k Km não funcionou por duas vezes em que tive que substituir o interruptor na caixa de velocidades, mas, nessa altura, também não tinha luz de marcha atrás. Substituído o interruptor voltou a funcionar normalmente. Há cerca de um mês deixei de ter o som aquando da aproximação a um obstáculo na traseira, acendendo a luz de marcha atrás. Fui à procura onde dizes que deveria estar, na lateral da mala, por trás do forro, do lado esquerdo, encontro o que acho ser a unidade de controlo do sistema de ajuda ao estacionamento que se percebe na foto que anexo por ter uma ficha branca, mas não vejo o besouro. (Só tem sensores atrás).
Será que há versões com localização diferente?

Obrigado, Madlima29
Sempre funcionou. Com cerca de 650k Km não funcionou por duas vezes em que tive que substituir o interruptor na caixa de velocidades, mas, nessa altura, também não tinha luz de marcha atrás. Substituído o interruptor voltou a funcionar normalmente. Há cerca de um mês deixei de ter o som aquando da aproximação a um obstáculo na traseira, acendendo a luz de marcha atrás. Fui à procura onde dizes que deveria estar, na lateral da mala, por trás do forro, do lado esquerdo, encontro o que acho ser a unidade de controlo do sistema de ajuda ao estacionamento que se percebe na foto que anexo por ter uma ficha branca, mas não vejo o besouro. (Só tem sensores atrás).
Será que há versões com localização diferente?
Lado esquerdo do carro, nao o teu lado esquerdo (lado condutor) jinto ao cinto de segurança, no topo. Seja sedan seja avant, é no mesmo sitio. Tens vídeos no YouTube e fotos na audizine e outros.

Last edited:
Vi todos os videos que descobri na net sobre o besouro e foi por aí que pensei que estivesse do lada esquerdo da mala, um pouco à frente e acima da unidade de controlo, quase por baixo da fixação do cinto, por trás do forro. Desforrei o lado esquerdo da mala e tirei o banco esquerdo traseiro e um "painel" ao lado desse banco onde descansa o cinto. E não há nenhum besouro. Acho que os vídeos são de avant's que permitem remover a "chapeleira" ficando visível o dito besouro. No sedant, na mala, a parte correspondente à chapeleira é rígida, tem uma cobertura em metal que faz parte da estrutura do carro. Essa cobertura metálica tem uma forra por cima revestida pelo material que reveste o tejadilho e que é visivel do interior do carro. Acho que o besouro deve estar por baixo dessa forra, mas ainda não percebi como removê-la. Alguma dica para a remover? Mais uma vez, obrigado.

Vi todos os videos que descobri na net sobre o besouro e foi por aí que pensei que estivesse do lada esquerdo da mala, um pouco à frente e acima da unidade de controlo, quase por baixo da fixação do cinto, por trás do forro. Desforrei o lado esquerdo da mala e tirei o banco esquerdo traseiro e um "painel" ao lado desse banco onde descansa o cinto. E não há nenhum besouro. Acho que os vídeos são de avant's que permitem remover a "chapeleira" ficando visível o dito besouro. No sedant, na mala, a parte correspondente à chapeleira é rígida, tem uma cobertura em metal que faz parte da estrutura do carro. Essa cobertura metálica tem uma forra por cima revestida pelo material que reveste o tejadilho e que é visivel do interior do carro. Acho que o besouro deve estar por baixo dessa forra, mas ainda não percebi como removê-la. Alguma dica para a remover? Mais uma vez, obrigado.
No sedan, tal como no vídeo, esta ai mesmo. A força sai. Tem cerca de 10 molas a prender. Com paciência sai. Aproveitas e limpas o pó ao sub se la tiveres um. Eu para remover, costumo tirar as costas do banco.
Mas antes disso, diz me, já ligaste o vagcom a ver o erro do besouro???

Last edited:
Atrás, na lateral, por trás do forro, lado condutor.
O da frente fica por baixo do volante, lado direito.

Pergunta: alguma vez funcionou?
Se nao encontras, nao terás a peça em falta e esta apenas la a ficha de ligação?
Esse é quando existem sensores de estacionamento à frente.

Atrás no A4 8E (B6 e B7) Sedan é fixado na chapeleira onde está o subwoofer.
Na Avant A4 8E (B6 e B7) é na lateral esquerda ao pé do amplificador de antena do radio.

Atrás no sedan (A6 C5) é aqui -> https://www.audiworld.com/how-tos/a/audi-how-to-replace-rear-parking-buzzer-422192

Back