Limpar Leitor do cd-rom de GPS

Boas!
Apesar de ser novo por aqui, vou tentar apresentar um DiY de como LIMPAR A LENTE de um leitor de cd-rom Audi.

Tudo começo com uma pesquisa na net, e que já que não perdia nada pois o gps não funcionava decidi tentar..

Este possesso tanto dá para o leitor que fica na mala, como o RNS-D (se é assim que se chama).


Materiais:
Chaves saca rádios Audi.
Chave de fenda.
Chave de cruz (pequena e fina mas forte).
1 pinça
Álcool.
1 cotonete (2 em casos extremos)

Os aparelhos são estes.
xT3zOAS.jpg
2zzDLas.jpg


E começamos por tira-los, e arranjar um espaço com luz e que esteja limpo para começar a abrir.

para abrir usa-se uma chave de fendas fina ou ferramenta propria para quem tem.
objectivo é tirar a tampa de cima do leitor ou do RNS, que está encaixada.
o7Rtbjz.jpg

Todas as operações tem de ser feitas com cuidado visto ser um aparelho frágil.

depois de levantada a tampa, vamos encontrar isto.
u2oggqf.jpg


e no centro tem um pequeno parafuso, pequeno mas muito bem apertado.
temos que desapertar o parafuso, com cuidado para não partir tudo.
eu tive que fazer alguma pressão, mas para isso usei a chave de fendas através dos buracos para segurar o mecanismo de esforçar perigosamente.
A02QdI8.jpg


depois de retirado o parafuso, temos que retirar esta peça redonda (e é aqui que entra a pinça).
8OXtCaE.jpg

96djuyF.jpg

para retirar precisam da pinça porque nao ha espaço para os dedos.
segura-se MUITO BEM com a pinça e empuram para a frente e depois para fora.
CUIDADO COM UM PEDAÇO DE METAL QUE APERTA NO DITO PARAFUSO, É MUITO MUITO PEQUENO E ESTÁ SOLTO, DECOREM A POSIÇÃO POIS EU QUASE QUE O PINHA AO CONTRARIO...

Ddepois de retirada teram visibilidade para o centro e ligeiramente escondido vão ver a lente!
RwhHmZQ.jpg

com um cotonete embebido em álcool (não encharcado para não escorrer) passem suavemente sobre a lente.
Passam uma vez e viram o cotonete para nao esfregarem a sujidade na lente..
vao repetindo o processo até o cotonete sair limpo.

depois deixam secar o álcool voltam a meter a peça no centro, apertam o parafuso o possivel, e aproveitem para limpar a tampa do aparelho antes de a voltar a montar.
certifica-em-se que fica bem encaixada.

E pronto,. é meter tudo no sitio e disfrutar! abraços.
 
em vez de se fazer isto td, nao sera mais facil utilizar akeles cds de limpeza???abraços
eu queria abrir pois pareceu-me que ao tirar o cd vinha molhado, e por isso quis ver como estava por dentro.
Mas não é má ideia...
E então só depois fazer isto.
Mas assim tb não tive a gastar dinheiro a comprar isso.. pois os €uros são todos para o argolas!! :p
 
Eu já limpei com 2 ou 3 cd desses de limpeza e ficou igual, amanhã se tiver tempo vou fazer isto a ver se começa a funcionar pois gostava de ver como funciona o GPS.
 
em vez de se fazer isto td, nao sera mais facil utilizar akeles cds de limpeza???abraços

O cd de limpeza é para esquecer, como tanto o rns-d como o leitor de GPS na mala não lêem cd's que não seja de navegação... Logo não chega a ler o suficiente para limpar a lente! Por isso essa posta de pescada não está aqui a fazer nada... :p
 
Yap, mas eu não precisei de tirar aquela peça do meio. Consegui limpar a lente na mesma, dá para passar o cotonete entre aquela peça plástica!! :D
 
dei so uma ideia...
alem do mais, ja desmontast algum leitor de cd´s?sabes s a coisa correr mal o leitor ja s foi???....
para mim 1ºopçao cd de limpesa 2ºopçao desmotar o leitor para limpar a lente...
mas isto e a minha opinao...
 
O cd de limpeza é para esquecer pois não chega a limpar e fica igual e falo por experiência própria. Eu também já fiz a limpeza e não precisei de tirar essa peça que dizias Pedro consegui meter o cotonete e limpar e voilá consegui por a funcionar, mas ainda não entendo muito bem aquilo. Não há por aqui ninguém com o manual de instruções para dar uma vista de olhos. É que aparecem lá umas opções com tipo um cadeado antes, é normal ou dá para desbloquear isso?
 
Last edited:
Ui? A mim nao aparece cadeado... E funciona bem. É chato inserir os locais pois nao tem teclado mas com paciência funciona bem.
 
A mim só me deixa por a cidade e a rua mas não me deixa por o numero. PedroABLima tens manual disso?
 
Back
Top