Ligação eléctrica

Boas!

Precisava da vossa ajuda para um A3 8l pd130.

Nas minhas invenções, queria ligar uma ventoinha ao IC, mas so queria que ela so ligasse depois de ter o carro a trabalhar.
Queria saber se alguém me podia ajudar a fazer a ligação, onde fazer, onde ligar.

Obrigado!
 
Podes ligar a cx de serviço do motor. Com busca polos é facil encontrares o fio onde ligar. Depois a ventoinha deveria ter 2 velocidades para arrefecer como deve de ser. MAS, ninguém faz essa mod por alguma razão. Ora ganhas cv a arrefecer melhor o ar que vai a admissão, perdes pela corrente eléctrica que precisas para alimentar a ventoinha. Quanto maior o consumo eléctrico, maior o esforço do alternador.
A opção mais vantajosa é usar um spray de arrefecimento ou um esguicho sobre o cooler.
 
Podes ligar a cx de serviço do motor. Com busca polos é facil encontrares o fio onde ligar. Depois a ventoinha deveria ter 2 velocidades para arrefecer como deve de ser. MAS, ninguém faz essa mod por alguma razão. Ora ganhas cv a arrefecer melhor o ar que vai a admissão, perdes pela corrente eléctrica que precisas para alimentar a ventoinha. Quanto maior o consumo eléctrico, maior o esforço do alternador.
A opção mais vantajosa é usar um spray de arrefecimento ou um esguicho sobre o cooler.

de facto tens toda a razão.
a minha ideia não seria aplicar uma ventoinha muito forte.
era uma pequena como as dos pc maximo 0.5A
ja que os IC de origem são pequenos, uma ajudinha seria bem vinha (penso eu)
ja tinha pensado nisso, mas tinha de meter deposito, bomba e interruptor no interior do carro, daria mais trabalho ;)
 
de facto tens toda a razão.
a minha ideia não seria aplicar uma ventoinha muito forte.
era uma pequena como as dos pc maximo 0.5A
ja que os IC de origem são pequenos, uma ajudinha seria bem vinha (penso eu)
ja tinha pensado nisso, mas tinha de meter deposito, bomba e interruptor no interior do carro, daria mais trabalho ;)

Boas

Pode aplicar um termostato na saída do ar do IC e só quando este atingisse determinada temperatura, ligaria a ventoinha, não esquecer que tem de utilizar um relé para a ventoinha e de colocar um fusível de calibre adequado no circuito
 
Boas

Pode aplicar um termostato na saída do ar do IC e só quando este atingisse determinada temperatura, ligaria a ventoinha, não esquecer que tem de utilizar um relé para a ventoinha e de colocar um fusível de calibre adequado no circuito

são essas coisas que tenho de ver.
é boa ideia de facto!
posso então ter uma solução "simples" sem termostato e outro "direto" :)
 
Como já expliquei, se rendesse fazer isso, já muitos o teriam feito.
Não compensa fazer isso. Para arrefecer, tem de ser uma ventoinha potente.
Isso é quase chapa ganha, chapa batida.
Mais vale trocar o ic por um de rendimento e colocado a frente.
Tem de ter grande superfície mas pouca cubicagem de ar.
Só assim compensa.
Ventoinhas esquece, muito menos de PC.
 
Back
Top