Legalizar/Homologação, carro alterado em portugal

Boas parceiros da audi.

Garanto-vos desde já, que fiz uma pesquisa sobre o assunto, mas não encontrei nada parecido á minha duvida. Por isso, aqui vai.

Como vos disse na minha apresentação, eu sou emigrante no Luxemburgo.
Mais a minha mulher, decidimos regressar a portugal. Será feito lá para o final de 2015.

Eu tenho andado a pesquisar sobre a legalisação da minha B6, mas tenho um medo e pergunto-me, será que terei problemas com as alterações que fiz na carrinha ?

As alteraçoes aqui(luxemburgo), têm de ser homologadas, chama-se '' TUV ''.
Sei que em portugal também.

As mudificações que tenho na carrinha estão homologadas no lux, e são:

Jantes tomasson 19
Capô
Parachoques da frente com led's
Parachoques de traz
Embaladeiras
Farolins
Farois da frente + Luzes Xénon
Vidros fumados
Limpa vidros do porta bagagens anulado

Sei quais são os passos a efectuar para legalizar, mas a minha pergunta é :

1- Os papeis (homologação que tenho e são em alemão), faz com que o carro aqui no luxemburgo esteja legal. Que tenho de fazer para poder tornar o carro legal em portugal, e será que é possivel?

2- Terei só de mandar traduzir os papeis de Alemão -> Português ?

Obrigado!
 
Em principio se essas alterações estiverem registados nos documentos do carro ao legalizar deve ficar tudo certo...
É como a primeira versão dos Meecedes classe A aos quais por capotarem com facilidade foram aplicado espaçadores que em Portugal não eram legais. Quando os mesmo eram aplicados nas carrinhas portuguesas chumbavam na IPO, quando eram legalizados com eles passavam...
 
Obrigado pela tua resposta HMVT.

Isso quer dizer que tenho unicamente de apresentar as homologações alemãs ? Mas eles não pescam nada de alemão!
Achas que tenho de mandar traduzir, valerá alguma coisa ?
 
Boas parceiros da audi.

Garanto-vos desde já, que fiz uma pesquisa sobre o assunto, mas não encontrei nada parecido á minha duvida. Por isso, aqui vai.

Como vos disse na minha apresentação, eu sou emigrante no Luxemburgo.
Mais a minha mulher, decidimos regressar a portugal. Será feito lá para o final de 2015.

Eu tenho andado a pesquisar sobre a legalisação da minha B6, mas tenho um medo e pergunto-me, será que terei problemas com as alterações que fiz na carrinha ?

As alteraçoes aqui(luxemburgo), têm de ser homologadas, chama-se '' TUV ''.
Sei que em portugal também.

As mudificações que tenho na carrinha estão homologadas no lux, e são:

Jantes tomasson 19
Capô
Parachoques da frente com led's
Parachoques de traz
Embaladeiras
Farolins
Farois da frente + Luzes Xénon
Vidros fumados
Limpa vidros do porta bagagens anulado

Sei quais são os passos a efectuar para legalizar, mas a minha pergunta é :

1- Os papeis (homologação que tenho e são em alemão), faz com que o carro aqui no luxemburgo esteja legal. Que tenho de fazer para poder tornar o carro legal em portugal, e será que é possivel?

2- Terei só de mandar traduzir os papeis de Alemão -> Português ?

Obrigado!

Boas, se tudo está homolgado no país de origem, não vejo problema... mas não quer dizer que não peguem.
No meu caso apenas precisei de um documento da Vauxhall a informar que a carrinha cumpria as normas da UE. Bastou um email, e enviaram-me para casa, mas certo é que a carrinha não tinha alterações. A minha sugestão é, se vieres a Portugal, ires à Alfândega onde vais fazer a legalização, já com os documentos em alemão, e eles dizem-te logo se precisas de tradução, se não, etc. Em alternativa, liga-lhes e explicas a situação, podes até mandar as coisas por email e eles confirmam-te o que precisas ou não. É melhor falares diretamente do que "fiares-te" em bocas dos fóruns... mesmo que sejam com as melhores das intenções. Há muita documentação que tem de ser pedida no país de origem e que corres o risco de teres de ir fisicamente aos sítios, por exemplo:
Declaração de encerramento de actividade fiscal pelas finanças do país de origem;
Declaração comprovativa de permanência no país de origem, pelo consulado local;
Documentação relativa ao veículo (podem te pedir declaração da Audi a dizer que o veículo está legal na UE, como me aconteceu a mim, uma vez que o Luxemburgo não faz parte do acordo de Schengen... penso eu)

Outra dica é que o carro para ser legalizado sem custo de IA tem de ter, no mínimo, 1 ano em tua propriedade, com morada do país de origem...

O melhor é mesmo falar com a Alfândega e não com o IMTT, porque nem sempre te passam a informação correcta.
 
Last edited:
Boas, se tudo está homolgado no país de origem, não vejo problema... mas não quer dizer que não peguem.
No meu caso apenas precisei de um documento da Vauxhall a informar que a carrinha cumpria as normas da UE. Bastou um email, e enviaram-me para casa, mas certo é que a carrinha não tinha alterações. A minha sugestão é, se vieres a Portugal, ires à Alfândega onde vais fazer a legalização, já com os documentos em alemão, e eles dizem-te logo se precisas de tradução, se não, etc. Em alternativa, liga-lhes e explicas a situação, podes até mandar as coisas por email e eles confirmam-te o que precisas ou não. É melhor falares diretamente do que "fiares-te" em bocas dos fóruns... mesmo que sejam com as melhores das intenções. Há muita documentação que tem de ser pedida no país de origem e que corres o risco de teres de ir fisicamente aos sítios, por exemplo:
Declaração de encerramento de actividade fiscal pelas finanças do país de origem;
Declaração comprovativa de permanência no país de origem, pelo consulado local;
Documentação relativa ao veículo (podem te pedir declaração da Audi a dizer que o veículo está legal na UE, como me aconteceu a mim, uma vez que o Luxemburgo não faz parte do acordo de Schengen... penso eu)

Outra dica é que o carro para ser legalizado sem custo de IA tem de ter, no mínimo, 1 ano em tua propriedade, com morada do país de origem...

O melhor é mesmo falar com a Alfândega e não com o IMTT, porque nem sempre te passam a informação correcta.

Sim, claro, nós tentamos ajudar, mas só podemos dar dicas, nada como contactar a alfândega e perguntar para ter uma resposta vinculativa...
 
Boas parceiros,

obrigado pelas respostas.

Eu no corrente desta semana, vou me informar via e-mail com a alfândega e com a imtt, assim até pode ser que me dêm logo preços e assim.

Mantenho-me ao corrente das coisas...

cumps
 
Como se costuma dizer, val mais ir a deus que ao sacristão. Ja enviou um mail para uma alfândega em Portugal e expõe esses questões. Experiência própria. O meu pai legalizou um carro há um ano isto da Suíça, aqui uns diziam umas coisas outros outras até que o meu pai decidiu telefonar directamente para uma alfândega. Por isso lhe digo não há como ir a deus.
 
As modificações que tenho na carrinha estão homologadas no lux, e são:

Jantes tomasson 19
Capô
Parachoques da frente com led's
Parachoques de traz
Embaladeiras
Farolins
Farois da frente + Luzes Xénon
Vidros fumados
Limpa vidros do porta bagagens anulado


Que tenho de fazer para poder tornar o carro legal em portugal, e será que é possivel?

boas!
numa inspecção de atribuição de matricula em PT o teu carro vai sempre chumbar porque a lei portuguesa obriga a uma serie de pressupostos que no Lux não interessam para nada.
os certificados TUV em PT não têm absolutamente nenhuma validade legal.
em PT o teu carro terá de estar o mais original possível para passar em IPO B.

só pelo simples facto da escova de trás estar ausente, nunca passará!
as películas têm de estar de acordo com a legislação portuguesa!
luzes e xenons e afuns tem de tudo obedecer ao principio de funcionamento legal.

resumindo:
se quiseres o carro para andar em PT com matricula PT, tens de cumprir as leis PT e o que se passou no LUX de nada vale.

mais vale venderes o carro e comprares cá um.
 
Back
Top