Leds Presença/Stop

pois é pessoal.. o meu carro agora parece uma ambulancia... atrás ninguem nota nada... mas kem vai a frente nota k se passa algo de estranho... meti uns leds para susbtituir as lampadas de preseça/stop P21 5W que se tinham fundido e agora cada vez k travo acende me os minimos a frente assim como a iluminação do quadrante. consequentemente tambem da os erros no CB parece se ser lampada fundida quando carrego no travao e sem lampada quando acendo as luzes de presença. alguma ideia para resolver esta situação? ja andei por ai a ver que umas resistencias podem resolver a questao, mas cm eu sou muito burro no k toca a electricidade podem me indicar o k fazer para resolver a situação?

obrigado :)

Se o teu carro dá erro de lampadas fundidas, o melhor é tirares os leds.
:twisted: :twisted: :twisted:

nao.... tenho leds em td e ta td a funcionar fx.. so preciso dessas 2 para essas luzes k sao de 2 polos.. pk de resto n da erro nenhum.. sabes o valor da resistencia a colocar?

abraço

o problema nao esta na resistencia mas sim na lampada pk quase que certeza que ela custou a entrar
estou certo ou nao ?

Mestre rafael disse:
o problema nao esta na resistencia mas sim na lampada pk quase que certeza que ela custou a entrar
estou certo ou nao ?

nao a lampada entrou facilmente.. foi so encaixar e rodar... e os dois polos da lampadas estao em contacto com os dois polos da ficha... por isso e k estao a funcionar bem... so da o estupido erro lol

Tira tudo novamente, da uma limpesa nas lampadas e nos encaixes do carro, troca as lampadas do lado direito po esquerdo, se permanecer, tira uma de cada vez e ve se o problema permanece, pode estar alguma com defeito...

pois.. tive agora a fazer umas experiencias... pk apenas acende os minimos ao travar se tiver os dois leds em simultaneo.. se tiver uma de led e uma normal ja n acende os minimos apesar de dar os erro na mesma.. trokei de posição nao resolveu nada.. tambem testei a ver se alguma tinha erro tendo uma led e outra normal e dps trocar a ordem mas tudo se manteve.

tive no loja de electronica e disseram k dentro de 5W tem varias com a diferença de ohm.. sabes kuantos ohm tem de ter?

obrigado :)

segue-se o seguinte:
experimentei ligar uma resistência em série com os leds, e continuava-me a acusar o erro, tentei com uma resistência mais forte, de 33 ohm para 10k ohm os leds (obviamente) quase nao acendiam, mas continuava a acusar o erro, pela logica deduzo que não seja por falta de resistência que ele me acusa aquele erro.

outra teoria minha é que poderá ser um erro de passagem de corrente?
isto é, os leds têm como função deixar passar corrente somente num sentido, visto que não deixa passar corrente noutro sentido acusará o erro?

como poderei solucionar isto?
agradeço desde ja a ajuda.

Em termos de electrónica (não tenho grandes luzes sobre a realidade dos carros, mas tenho dar a minha ajuda de uma maneira geral), os sensores de lâmpada fundida são muito básicos:

Detectam que a lâmpada devia estar a acender (através de um qualquer comando, seja de uma manete, do pedal do travão ou qualquer outro dispositivo) e sabem que nesse caso tem de existir passagem de corrente. Se a lâmpada estiver fundida (no caso das incandescentes) o filamento está partido e como não há corrente, o sensor dá erro.

Contudo, este sensor tem uma gama muito grande de funcionamento por causa do ambiente agressivo em que funciona (tripidação, grandes alterações de temperatura, etc...) e por isso a sua medição é muito grosseira.

Como os leds têm um consumo muito reduzido, é possível que o sensor pense que não existe corrente a passar (apesar de existir uma corrente baixa. Para resolveres esse problema tens de colocar o LED a consumir tanta energia (corrente) como uma lâmpada normal. Contudo, se o fizeres mal feito, queimas o led. Por isso tens de utilizar uma resistência que deve dissipar a energia que a lâmpada faria.

Pelo que estive a constar, existem lâmpadas de LED para substituir as existentes nos veículos que já vêm preparadas para fazer essa "simulação". Possivelmente estás a utilizar um LED que não tem essa preparação. Assim tens de criar um circuito com resistências. Em termos de circuito eléctrico julgo que não seja tão simples como colocar uma resistência em série (senão acontece como alguém disse que o LED quase que não acendia, porque a resistência também limita a passagem de corrente.

Tens de utilizar uma resistência em paralelo (para simular a potência de uma lâmpada normal, e uma resistência em série para evitares que o LED queime.

O cálculo das resistências é fácil de fazer se souberes a potência da lâmpada que devia estar no lugar do led, o tipo de led (qual a tensão de passagem que deverá ser cerca de 0,2 ou 0,3 volt - alguns chegam a 0,7 volt) e a corrente do led (que arriscaria dizer que será cerca de 24 mA.

Contudo, estou a generalizar para um normal circuito eléctrico em DC. Julgo que o melhor é esperares por alguém que já tenha tido alguma experiência em resolver este assunto para te ajudar.

Se precisares de ajuda teórica de electricidade, posso tentar ajudar um pouco mais.

Wolfy disse:
Em termos de electrónica (não tenho grandes luzes sobre a realidade dos carros, mas tenho dar a minha ajuda de uma maneira geral), os sensores de lâmpada fundida são muito básicos:

Detectam que a lâmpada devia estar a acender (através de um qualquer comando, seja de uma manete, do pedal do travão ou qualquer outro dispositivo) e sabem que nesse caso tem de existir passagem de corrente. Se a lâmpada estiver fundida (no caso das incandescentes) o filamento está partido e como não há corrente, o sensor dá erro.

Contudo, este sensor tem uma gama muito grande de funcionamento por causa do ambiente agressivo em que funciona (tripidação, grandes alterações de temperatura, etc...) e por isso a sua medição é muito grosseira.

Como os leds têm um consumo muito reduzido, é possível que o sensor pense que não existe corrente a passar (apesar de existir uma corrente baixa. Para resolveres esse problema tens de colocar o LED a consumir tanta energia (corrente) como uma lâmpada normal. Contudo, se o fizeres mal feito, queimas o led. Por isso tens de utilizar uma resistência que deve dissipar a energia que a lâmpada faria.

Pelo que estive a constar, existem lâmpadas de LED para substituir as existentes nos veículos que já vêm preparadas para fazer essa "simulação". Possivelmente estás a utilizar um LED que não tem essa preparação. Assim tens de criar um circuito com resistências. Em termos de circuito eléctrico julgo que não seja tão simples como colocar uma resistência em série (senão acontece como alguém disse que o LED quase que não acendia, porque a resistência também limita a passagem de corrente.

Tens de utilizar uma resistência em paralelo (para simular a potência de uma lâmpada normal, e uma resistência em série para evitares que o LED queime.

O cálculo das resistências é fácil de fazer se souberes a potência da lâmpada que devia estar no lugar do led, o tipo de led (qual a tensão de passagem que deverá ser cerca de 0,2 ou 0,3 volt - alguns chegam a 0,7 volt) e a corrente do led (que arriscaria dizer que será cerca de 24 mA.

Contudo, estou a generalizar para um normal circuito eléctrico em DC. Julgo que o melhor é esperares por alguém que já tenha tido alguma experiência em resolver este assunto para te ajudar.

Se precisares de ajuda teórica de electricidade, posso tentar ajudar um pouco mais.

ola amigo..estava aqui a pesquisar e vi q ja tives-te o problema q estou a ter agora tambem..é q tanbem subestitui as lampedas dos minimos e stop..e ta a dar o erro de lampeda fundida e faz exatamente o q descreveste aqui..ja resolveste esse problema? se sim diz me como sff..pois gostava de poder por aquelas lampedas tambem...:) obrigado.. abraco

Back