Lavagem - Cuidados a ter

Ora bem, o motor por si só esta sujeito a muitos condicionantes atmosféricos, frio, quente , humidade, etc...
No meu (1.9 PD) ja o lavei uma vez com maquina de lavar À pressão e correu bem :)

Que cuidados a ter com a lavagem? estara tudo bem acondicionado e isolado?
 
o motor deve estar sempre frio aquando da sua limpeza...
e a água não é a melhor solução, ou pelo menos é evitável a sua abundancia nesta zona
existem líquidos proprios para este efeito...

procura por bons produtos aqui: www.detalhe.net
 
se a utilizar em passagens rápidas e mantendo o afastamento de segurança, não.
agora se usar a máquina para tentar remover a sujidade directamente então é muito provavel que tais danos aconteçam.
eu prefiro utilizar um produto de limpeza de motores para diluir a sujidade e dou umas passagens rápidas com a máquina. depois de seco, passo líquido nas borrachas e nos plásticos para proteger e dar brilho..
 
Podes lavar com água mas com de preferencia sem pressão! De qualquer forma isola zonas com componentes eléctricos! Fios e zona da centralina por ex... O material mais interessante para este isolamento á a pelicula de aluminio usada na cozinha! Moldas facilmente e isola muito bem!
Como disse o pereira, para casos com pouca sujidade, limpa com solventes, tipo um APC concentrado! Depois convem condicionar com produtos para plasticos,borrachas e afins. Isto porque ao limpar estás a retirar sujidade que protegia o motor. Retirando esta capa prtectorra, este vai ficar mais sensivel a agentes corrosivos e desidratantes!

O que acabei de dizer não é inventado por mim. Nem sou expert de perto! Por isso, tensaqui a info detalhada se é que queres resolver o assunto de forma séria!!!

http://manualdodetalhe.detail-point.com/como-detalhar-o-motor/#more-565
 
Eu ja disse isto nos inúmeros tópicos onde este assunto ja foi discutido, mas vou voltar a dar a minha experiência...

Ca por casa, todos os carros.... desde novos a velhos, a bons e maus... levam sempre agua com pressão para o motor... e ainda nenhum reclamou....
E olhem que não são poucas as vezes....;) Aliás... tenho duvida que algum deles passe um mês sem a bela da chuveirada;)

Os cuidados que tenho?!?!
LOLOL Completamente nenhuns.... um pouco de "limpa jantes".. deixo actuar... e pimba... é até me cansar...LOLOL
Isolar?! Eu ca não isolo nada e ponho agua para todo o lado...


Até agora ainda nenhum se constipou...LOL Mas não posso garantir que tal não va acontecer... ;)



P.s.: Claro que tenho o cuidado de fazer isto com o motor frio...
 
Eu ja disse isto nos inúmeros tópicos onde este assunto ja foi discutido, mas vou voltar a dar a minha experiência...

Ca por casa, todos os carros.... desde novos a velhos, a bons e maus... levam sempre agua com pressão para o motor... e ainda nenhum reclamou....
E olhem que não são poucas as vezes....;) Aliás... tenho duvida que algum deles passe um mês sem a bela da chuveirada;)

Os cuidados que tenho?!?!
LOLOL Completamente nenhuns.... um pouco de "limpa jantes".. deixo actuar... e pimba... é até me cansar...LOLOL
Isolar?! Eu ca não isolo nada e ponho agua para todo o lado...


Até agora ainda nenhum se constipou...LOL Mas não posso garantir que tal não va acontecer... ;)



P.s.: Claro que tenho o cuidado de fazer isto com o motor frio...

Cada um é livre de fazer o que quer aos carros! Mas se pelo menos não aplicas qualquer protector depois, não tarda terás borrachas estaladas, forro do capot a descolar, metais oxidados, problemas eléctricos etc etc etc!

A minha resposta foi baseada em testemunhos de profissionais de tratamento automovel! Melhor que isso...não sei! Só quero o melhor para todos os users e para as suas maquinas!
 
Cada um é livre de fazer o que quer aos carros! Mas se pelo menos não aplicas qualquer protector depois, não tarda terás borrachas estaladas, forro do capot a descolar, metais oxidados, problemas eléctricos etc etc etc!

A minha resposta foi baseada em testemunhos de profissionais de tratamento automovel! Melhor que isso...não sei! Só quero o melhor para todos os users e para as suas maquinas!



O meu b5 por exemplo tem 12 anos.... e sempre com o mesmo procedimento.... Até agora... ZERO problemas...
A minha b6 tem 6 anos... e até agora ZERO problemas...

E doos outros carros não falo, porque alguns até ja têm novos proprietarios, mas posso garantir-te que em nenhum deles tive problema nenhum aquando em minha mão ;)

E olha que aqui por casa ha carros bem velhinhos que ja sofrem esses maus tratos à imensos anos... e até agora... Nada de nada............ ;)

Eu tambem so quero o bem dos outros users.. ;) Por isso dei a minha opiniao... para tentar desfazer o mito de que o compartimento do motor não pode apanhar agua ;)
 
Poder pode! Eu só disse que convem isolar partes e em carros pouco sujos não será necessário! Deixei um tutorial num link que demonstra isso! Se fores lá ver, ves que alem de limpos estão tratados! Tipo....novos! Dá gosto ter um motor assim :)
 
hoje em dia tudo o que está no cofre do motor está bem isolado. desde fichas, à propria centralina....
o alternador ?? nao vejo porquê isolar...ele farta-se de levar com água....
 
O que está descrito no Manual é a forma segura de fazer as coisas, bem como a ideal.

A partir daí cada um faz como quer e como acha bem... se correr bem, porreiro, se der raia, fizessem de outra forma.

Pessoalmente isolo sempre a bateria e o alternador, mas como disse, cada um trata o seu carro à sua maneira... ninguém obriga ninguém a nada ;)
 
Back
Top