km do carro desapareceram !!

Uma dica, leva isso a um bom electricista automóvel, isto se não queres meter um quadrante novo... Se te pões a inventar :D
 
Nao tem nada a ver com o quadrante nem fusivel do mesmo.
O sensor de velocidade (encaixado) junto da caixa de velocidades não ficou bem ligado ou ficou danificado, tem ficha desencaixada, algum fio partido ou não foi tratado com cuidado (é uma peça muito delicada) !

 
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Nao tem nada a ver com o quadrante nem fusivel do mesmo.
O sensor de velocidade (encaixado) junto da caixa de velocidades não ficou bem ligado ou ficou danificado, tem ficha desencaixada, algum fio partido ou não foi tratado com cuidado (é uma peça muito delicada) !


ia jurar que a minha caixa nao tem nada disso. a unica ficha que tem e que desligeui foi a da valvula de marcha atras. de resto apenas ten os tirantes da alavanca da caixa, mais nada.
mas mesmo que fosse avaria no sensor, naodeveria contar o velocimetro, nem os km parciais certo ???

ja ouvi dizer que poderia ter sido a memoria do quadrante que tivesse desprogramada.
 
ia jurar que a minha caixa nao tem nada disso. a unica ficha que tem e que desligeui foi a da valvula de marcha atras. de resto apenas ten os tirantes da alavanca da caixa, mais nada.
mas mesmo que fosse avaria no sensor, naodeveria contar o velocimetro, nem os km parciais certo ???

ja ouvi dizer que poderia ter sido a memoria do quadrante que tivesse desprogramada.

Por acaso ligaram-te o carro a maquina?
Cheira-me a incompetencia!
Verifica o que o el-furacon mencionou, ele esta bem por dentro desse modelo!
 
ia jurar que a minha caixa nao tem nada disso. a unica ficha que tem e que desligeui foi a da valvula de marcha atras. de resto apenas ten os tirantes da alavanca da caixa, mais nada.
mas mesmo que fosse avaria no sensor, naodeveria contar o velocimetro, nem os km parciais certo ???

ja ouvi dizer que poderia ter sido a memoria do quadrante que tivesse desprogramada.

Depende...para isso preciso saber o ano do modelo e inclusive o nr de serie...até 2002 (até determinado VIN) o sensor era diferente e a informação de velocidade era transmitida ao quadrante
atraves de sinal analogico directo (o chamado GALA) que entrava pelo pino 5 e saia pelo 21 da ficha verde, a partir desse ano essa informação
já é transmitida via CAN directamente por comunicação entre o módulo ABS e os restantes.
 
ELFuracon;1553640 begin_of_the_skype_highlighting**************1553640******end_of_the_skype_highlighting disse:
Depende...para isso preciso saber o ano do modelo e inclusive o nr de serie...até 2002 (até determinado VIN) o sensor era diferente e a informação de velocidade era transmitida ao quadrante
atraves de sinal analogico directo (o chamado GALA) que entrava pelo pino 5 e saia pelo 21 da ficha verde, a partir desse ano essa informação
já é transmitida via CAN directamente por comunicação entre o módulo ABS e os restantes.




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"Has somebody attempted to carry out mileage correction on your Audi A4 with a crypto or non crypto dashboard and now your left with the mileage display showing either dEF - Error ? This problem usually exists because the information in the eerpom of the Bosch RB4 dashboard has become corrupt. Until now the only solution to rectify this problem was to replace the instrument cluster with a new one. "
 
"Has somebody attempted to carry out mileage correction on your Audi A4 with a crypto or non crypto dashboard and now your left with the mileage display showing either dEF - Error ? This problem usually exists because the information in the eerpom of the Bosch RB4 dashboard has become corrupt. Until now the only solution to rectify this problem was to replace the instrument cluster with a new one. "

sim, ja tinha lido isso.
mas pelo menos eu nunca lhe tentei tirar km. e na altura da compra o li com o vag com e dava exactamente os mesmos km do quadrante.
por isso nao entendo.
e mesmo a soluçao ser um quadrante novo e estranho, pois se andam para ai tantos carros com km martelados tambem deveriam dar a mensagem de error aquando da martelada.
embora nao acredite que este seja o caso, nem, que fosse vamos imaginar que tinha 500 000km e que lhe deram uma martelada, quando o comprei marcava 156 000km no quadrante e na centralina, e andei normalmente ate aos 166 000km.
ora se agora desligando a bateria entrou em erro supostamente tambem deve dar para actualizar os km tal como os podiam ter tirado certo ??
e ja agora nao e suposto o quadrante ir buscar a informaçao dos km a centralina ???
obrigado.
 
sim, ja tinha lido isso.
mas pelo menos eu nunca lhe tentei tirar km. e na altura da compra o li com o vag com e dava exactamente os mesmos km do quadrante.
por isso nao entendo.
e mesmo a soluçao ser um quadrante novo e estranho, pois se andam para ai tantos carros com km martelados tambem deveriam dar a mensagem de error aquando da martelada.
embora nao acredite que este seja o caso, nem, que fosse vamos imaginar que tinha 500 000km e que lhe deram uma martelada, quando o comprei marcava 156 000km no quadrante e na centralina, e andei normalmente ate aos 166 000km.
ora se agora desligando a bateria entrou em erro supostamente tambem deve dar para actualizar os km tal como os podiam ter tirado certo ??
e ja agora nao e suposto o quadrante ir buscar a informaçao dos km a centralina ???
obrigado.

Não. Essa informação está armazenada na ECU e separadamente no painel de instrumentos.

Quanto ao problema inicial, parece-me ser um problema tipico (e infelizmente muito comum) de "hipersensibilidade" dos componentes electronicos
do painel de instrumentos, quando se desliga e liga a bateria. Existem certos picos de corrente, que alguns componentes do painel não devem aguentar
e dai o relato frequente de avarias com este tipo de situações, de "encosto" para arranque, etc.

O manual de procedimentos (para todos os modelos) indica claramente que antes de ser desligada a bateria, a ignição deve estar desligada (de preferência com a chave fora)
e ao voltar a ligá-la, a ignição deve estar "ON", provavelmente para que certas descargas se "dissipem" por outros componentes.

O diagnostico mais provavel é mesmo que a eprom se tenha danificado nessa situação, mas se foi tentado fazer reset aos kms parciais, se já se tentou retirar o fusivel
de alimentação do painel, ou desligar de novo a bateria, Talvez valha a pena levá-lo a alguns dos bons reparadores de quadrantes.
 
ja pensei em arranjar o vag dash com para tentar resolver o problema.
dizem que le o eprom do quadrante, que aletra os km e que da para reprogamar o eprom ???
alguem confima ???
 
ja pensei em arranjar o vag dash com para tentar resolver o problema.
dizem que le o eprom do quadrante, que aletra os km e que da para reprogamar o eprom ???
alguem confima ???

Se o componente electrónico (Eprom) está mesmo avariado, não há nenhum VAG que VALHA!
 
ELFuracon;1558089 begin_of_the_skype_highlighting**************1558089******end_of_the_skype_highlighting disse:
Se o componente electrónico (Eprom) está mesmo avariado, não há nenhum VAG que VALHA!

e nao existe a hipotese de se substituir o eprom tipo come se faz nas centralinas aquando das reprogramaçoes em carros mais antigos???????
nao sei se e regravavel e se e flash, pode ter ficado com a informaçao corrompida, e a precisar de ser novamente gravada.

que achas ??
 
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