Kit Xenon: vantagens e desvantagens

Bom dia pessoal,

Tenho andado a pensar em colocar um kit destes, mas na semana passada ao pesquisar um pouco na net dei conta de um site de um engenheiro que desaconselha veementemente este tipo de kits.

Segundo ele, há diversas questões que estes kits ignoram, nomeadamente nos faróis com lente (caso da minha A4): distância e centralização da lâmpada de xenon face à lente. Segundo ele, esta conversão apenas dá a sensação de melhor iluminação (pelo facto da lâmpada ser mais forte), mas não melhor iluminação.
Outros problemas têm a ver com os perigos inerentes a algo que funciona com uma elevada tensão e nem sempre as instalações caseiras são bem sucedidas (nomeadamente, a impermeabilidade do farol).

Que opinião têm sobre isto?
Vale a pena este tipo de kit de conversão, ou fica apenas giro?
O dinheiro que se gasta (cerca de €200), é bem ou mal empregue?

Cumprimentos,
 
Uma optima questao q colocaste :p

Na minha opiniao penso que, principalmente, é uma questao de esteticamente ficar mais giro, em grande parte das conversoes efectuadas pelo pessoal.
Gostaria de fazer esta conversao, mesmo dando os 200€, sim pela parte estetica que dá ao carro mas tb com uma iluminaçao mais eficaz, se é boa ou nao, nao sei, se fica centrada na lente ou nao, ai eu sou um bocado perfeccionista e gosto que fique td a 200%.
por isso deve ser uma das minhas preocupaçoes centrar a luz no centro da lente.

Na minha opiniao sincera é dinheiro bem empregue.
Irei dentro em breve efectuar a encomenda, para o cenario do carro e para uma iluminaçao mais eficaz :wink:
 
pmgoliv disse:
Bom dia pessoal,

Tenho andado a pensar em colocar um kit destes, mas na semana passada ao pesquisar um pouco na net dei conta de um site de um engenheiro que desaconselha veementemente este tipo de kits.

Segundo ele, há diversas questões que estes kits ignoram, nomeadamente nos faróis com lente (caso da minha A4): distância e centralização da lâmpada de xenon face à lente. Segundo ele, esta conversão apenas dá a sensação de melhor iluminação (pelo facto da lâmpada ser mais forte), mas não melhor iluminação.
Outros problemas têm a ver com os perigos inerentes a algo que funciona com uma elevada tensão e nem sempre as instalações caseiras são bem sucedidas (nomeadamente, a impermeabilidade do farol).

Que opinião têm sobre isto?
Vale a pena este tipo de kit de conversão, ou fica apenas giro?
O dinheiro que se gasta (cerca de €200), é bem ou mal empregue?

Cumprimentos,

respondendo a esse senhor.

a colocação da lampada realmente tem de ser bem pensada e por vezes nao fica na sua melhor posição. geralmente os kits com as lampadas modificadas com bases já H7, H4 e H1, têm em conta a sua colocação correcta. a instalação das lampadas originais D2S ou D2R em suportes H7 tem de se ter cuidado na sua correcta instalação.

quanto aos cabos ele tem muita razão. muitas instalações não são bem feitas e os cabos nao fica isolados e as ópticas tb com entradas de ar. as pessoas só querem colocar lá as lampadas e o resto que se lixe.

por fim alguma cablagens originais dos carros nao têm "capacidade" para xenon e podem até mesmo derreter...

nuno
 
por acaso os meus máximos apontam muito para o centro e os medios ( xenon de origem ) tambem :?
 
(estive à procura, mas não consigo encontrar o tal site que refiro no psot inicial)

Fiquei realmente interessado neste kit xenon, pois até aqui todas as pessoas que têm colocado têm ficado satisfeitas.

Mas depois de ler aquelas questões, bastante pertinentes e muito bem fundamentadas, fiquei a pensar mais no assunto.

A correcta colocação da lâmpada parece-me essencial.
É possível garantir que a lâmpada fica perfeitamente colocada?

A perfeita estanquicidade do farol também me parece essencial. Vi uma instalação de um kit xenon em que o tipo basicamente cortou a parte inferior do farol para colocar o balastro. Isto pode ter um efeito péssimo, pois o farol perde a estanquicidade.

Quando dizem que a instalação é fácil, realmente pode até sê-lo, mas que tipo de instalação será essa?

Desculpem por estas dúvidas existenciais, mas gostaria de ficar um pouco mais esclarecido e decidido antes de avançar.

Um abraço,
Pedro.
 
pmgoliv disse:
A perfeita estanquicidade do farol também me parece essencial. Vi uma instalação de um kit xenon em que o tipo basicamente cortou a parte inferior do farol para colocar o balastro. Isto pode ter um efeito péssimo, pois o farol perde a estanquicidade.

a minha óptica no A4 foi recortada em baixo, tal como no kit original. desde que o balastro isole bem. o meu foi assim:

óptica recortada:

ecode_upgrade_pic_08.jpg


óptica vista por dentro e como se vê bem isolada por borracha.

ecode_upgrade_pic_10.jpg


assim a cablagem completa fica dentro da óptica e isolada. melhor que isto só pondo o balastro dentro da óptica. :mrgreen:
 
e montagem num A3 de 2002.
é complicado?
pelo que tive a ver aquilo nao ha mt espaço de manobra na optica e a volta...

vou pesquisar ai nos sites a ver se encontro um tutorial a explicar a instalaçao do kit num A3
 
OmegA disse:
e montagem num A3 de 2002.
é complicado?
pelo que tive a ver aquilo nao ha mt espaço de manobra na optica e a volta...

vou pesquisar ai nos sites a ver se encontro um tutorial a explicar a instalaçao do kit num A3

Nop, vi a montar e n me parece nada de especial, tens os seus segredos, como tudo.

Cumps
 
Boas

Tudo que foi dito tem o seu fundamento mas tenho algumas dúvidas.

1º Impermeabilidade: um farol n pode ser totalmente fechado/impermeavel, senão... embaciava,etc, as minhas ópticas têm em cima uma orificio (respiro), e as vossas???
2º Uma lâmpada de xénon é uma lâmpada de xénon, ou dá ou não dá.
No meu carro coloco uma lâmpada de uma marca qualquer. E faz-se luz.
Tenho xenon de origem e ilumuna muito bem, mas já vi kits a fazer a mesma festa.
EU N PENSAVA MAIS...
Falo para ópticas que estejam já equipadas com médios individualizados.

É certo que existe kits e kits, como montagens e montagens, mas nós como compradores é que decidimos. :wink:

Cumps
 
pmgoliv disse:
Bom dia pessoal,

Tenho andado a pensar em colocar um kit destes, mas na semana passada ao pesquisar um pouco na net dei conta de um site de um engenheiro que desaconselha veementemente este tipo de kits.

Segundo ele, há diversas questões que estes kits ignoram, nomeadamente nos faróis com lente (caso da minha A4): distância e centralização da lâmpada de xenon face à lente. Segundo ele, esta conversão apenas dá a sensação de melhor iluminação (pelo facto da lâmpada ser mais forte), mas não melhor iluminação.
Outros problemas têm a ver com os perigos inerentes a algo que funciona com uma elevada tensão e nem sempre as instalações caseiras são bem sucedidas (nomeadamente, a impermeabilidade do farol).

Que opinião têm sobre isto?
Vale a pena este tipo de kit de conversão, ou fica apenas giro?
O dinheiro que se gasta (cerca de €200), é bem ou mal empregue?

Cumprimentos,
so te digo 2 coisas em termos de look dá 10 a 0 em relaçao ao halogénio em termos de iluminação dá 100 a 0 em relação ás lampadas normais isto comprovado e experienciado .... nada mas mesmo nada a ver, já nem preciso de ligar máximos em estradas sem iluminaçao, isto é o ke sucedeu comigo n me parece ke essas afirmaçoes de k o kit xenon é uma ilusao em termos de iluminar maix sejam veridicas, mas.......

Em relaçao á instalaçao é vdd tem ke ficar acima de tudo mt bem isolado mas no A4 B6 contrariamente ao ke foi dito aí num post qql nao é nada dificel de instalar pq assisti á instalaçao e as unicas alteraçoes ke foram feitas foi um furo p poder passar os cabos.. nada de especial mas tb foi feita por alguem ke sabe
 
Araponga disse:
so te digo 2 coisas em termos de look dá 10 a 0 em relaçao ao halogénio em termos de iluminação dá 100 a 0 em relação ás lampadas normais isto comprovado e experienciado .... nada mas mesmo nada a ver, já nem preciso de ligar máximos em estradas sem iluminaçao, isto é o ke sucedeu comigo n me parece ke essas afirmaçoes de k o kit xenon é uma ilusao em termos de iluminar maix sejam veridicas, mas.......

Em relaçao á instalaçao é vdd tem ke ficar acima de tudo mt bem isolado mas no A4 B6 contrariamente ao ke foi dito aí num post qql nao é nada dificel de instalar pq assisti á instalaçao e as unicas alteraçoes ke foram feitas foi um furo p poder passar os cabos.. nada de especial mas tb foi feita por alguem ke sabe

quanto ao look e iluminação, partilho da tua opinião. quanto à não necessidade de máximos discordo por completo. os médios, sejam eles halogeneo ou xenon, apontam para baixo. dado este facto, se não necessitas de máximos, é porque tens os médios mal alinhados. por exemplo em estradas sinuosas onde o alcançe nao importa muito porque tens logo uma curva à frente ainda vá. agora em rectas de estradas não iluminadas, os máximos fazem muita falta.
 
Qd apliquei o Xenon na minha A4, aproveitei e coloquei umas lâmpadas Philips + 50% para os máximos e não me arrependi. :wink:
 
nmb disse:
Araponga disse:
so te digo 2 coisas em termos de look dá 10 a 0 em relaçao ao halogénio em termos de iluminação dá 100 a 0 em relação ás lampadas normais isto comprovado e experienciado .... nada mas mesmo nada a ver, já nem preciso de ligar máximos em estradas sem iluminaçao, isto é o ke sucedeu comigo n me parece ke essas afirmaçoes de k o kit xenon é uma ilusao em termos de iluminar maix sejam veridicas, mas.......

Em relaçao á instalaçao é vdd tem ke ficar acima de tudo mt bem isolado mas no A4 B6 contrariamente ao ke foi dito aí num post qql nao é nada dificel de instalar pq assisti á instalaçao e as unicas alteraçoes ke foram feitas foi um furo p poder passar os cabos.. nada de especial mas tb foi feita por alguem ke sabe

quanto ao look e iluminação, partilho da tua opinião. quanto à não necessidade de máximos discordo por completo. os médios, sejam eles halogeneo ou xenon, apontam para baixo. dado este facto, se não necessitas de máximos, é porque tens os médios mal alinhados. por exemplo em estradas sinuosas onde o alcançe nao importa muito porque tens logo uma curva à frente ainda vá. agora em rectas de estradas não iluminadas, os máximos fazem muita falta.
nao nmb nada disso dei este exemplo p demonstrar ke o xenon ilumina bem maix ke o normal e ke as vezes em estradas ke andava literalmente ao papeis e ke tinha ke recorrer aos maximos hj em dia ate vejo quantas pedras estao nas valetas, por acaso tive logo a preocupaçao de alinhar os medios na altura na kero andar pra aí a encadear niguem :twisted: :twisted: so os aliens de fatito azul

os maximos sao indispensaveis
 
Obrigado pelas vossas opiniões.

Entretanto já me decidi e já encomendei o kit xénon para a minha A4 B6.

Vi como ficava num igual, do Silveraudi e a decisão foi imediata. :D
A montagem tem truques, mas ele explicou-me como fazer.

Foi encomendado, agora é esperar que chegue.

Um abraço,
Pedro.
 
Back
Top