ISCTE - Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas

Boas pessoal,

abro este tópico para saber se há por aqui alguém que frequenta, frequentou ou conhece alguém que frequente a Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas no ISCTE.

Muito provavelmente, se tudo correr bem, vou entrar para este curso este ano, já falei com algumas pessoas que conhecem o curso, no entanto gostava de puder ouvir mais algumas opiniões e falar com alguém que já o conheça também...

Anyone?

Abraço!
 
Viva,

Fizeste muito boa escolha.

Eu estudei no ISCTE, noutro curso do mesmo departamento mas conheco IGE e trabalho todos os dias com pessoas que estudaram nele.
Eu tirei ETI (Engenharia de Telecomunicações e Informatica). Metade dos cursos sao iguais, ou seja, a parte de informática. Depois como é obvio, IGE tem mais componente de gestão e ETI mais de telecomunicções, mas têm muitas cadeiras em comum.

Qualquer um dos dois cursos tem muita saida e reputação junto das empresas. Actualmente emprego nao falta. Eu terminei em 2008, a ultima licenciatura de 5 anos, e para teres ideia havia mais propostas de emprego do que candidatos. Agora com o acordo de bolonha não sei qual a aceitação dos cursos de 3 anos( licenciatura) face aos de 5 anos (mestrado).

Vê esta noticia por exemplo:

Maioria dos alunos do ISCTE com emprego um ano depois da conclusão do curso - Educação - PUBLICO.PT

Junto com Arquitectura estes são considerados os cursos mais trabalhosos do ISCTE, mas não te asustes que com dedicação fazes bem :)

Axo que tambem vais gostar do ISCTE no geral :roll: .....

Boa Sorte.
 
Viva,

Fizeste muito boa escolha.

Eu estudei no ISCTE, noutro curso do mesmo departamento mas conheco IGE e trabalho todos os dias com pessoas que estudaram nele.
Eu tirei ETI (Engenharia de Telecomunicações e Informatica). Metade dos cursos sao iguais, ou seja, a parte de informática. Depois como é obvio, IGE tem mais componente de gestão e ETI mais de telecomunicções, mas têm muitas cadeiras em comum.

Qualquer um dos dois cursos tem muita saida e reputação junto das empresas. Actualmente emprego nao falta. Eu terminei em 2008, a ultima licenciatura de 5 anos, e para teres ideia havia mais propostas de emprego do que candidatos. Agora com o acordo de bolonha não sei qual a aceitação dos cursos de 3 anos( licenciatura) face aos de 5 anos (mestrado).

Vê esta noticia por exemplo:

Maioria dos alunos do ISCTE com emprego um ano depois da conclusão do curso - Educação - PUBLICO.PT

Junto com Arquitectura estes são considerados os cursos mais trabalhosos do ISCTE, mas não te asustes que com dedicação fazes bem :)

Axo que tambem vais gostar do ISCTE no geral :roll: .....

Boa Sorte.

Arranjas uma Prof assim e e um fininho :D :D

 
Last edited by a moderator:
Sim, eu no geral sabia que é um dos melhores cursos do ISCTE e que o índice de empregabilidade é alto, no entanto uma pessoa só fica mesmo a conhecer o curso depois de lá estar.

Agrada-me o facto de dizeres que tem tanta Informática como Gestão, a minha área é informática, tirei um curso profissional de Técnico de Informática de Gestão e acabei com média de 17, na próxima segunda feira vou fazer o exame de matemática que, se correr como é esperado, vai ser o meu passaporte para entrar em IGE no ISCTE :D

Obrigado pela tua opinião galvanize!

__

Vitor Faria, acredita, é algo que vou ter em conta! :D
 
Viva

Presentemente estou no curso de IGE no ISCTE. O que te posso dizer...?
É um grande curso sem dúvida e pelo que me dizem após acabares a licenciatura (4 anos neste curso) já és capaz de ter algumas propostas para te começares a ambientar ao mercado de trabalho, tipo estágios, alguns remunerados outros nem por isso.
Se gostas realmente de programação então estas no bom caminho, pois para meu espanto isto tem mais parte informática do que propriamente gestão. Vais logo sentir isso no 1ºano !
Eu infelizmente não atinei com a componente informática e como tal limitei-me, neste 1º ano, a fazer as cadeiras que não a tinham.
Agora vou ver se mudo para Gestão ou Economia que sem dúvida é mais do meu agrado.

Desejo te boa sorte e que gostes muito de estar no curso.
 
Viva

Presentemente estou no curso de IGE no ISCTE. O que te posso dizer...?
É um grande curso sem dúvida e pelo que me dizem após acabares a licenciatura (4 anos neste curso) já és capaz de ter algumas propostas para te começares a ambientar ao mercado de trabalho, tipo estágios, alguns remunerados outros nem por isso.
Se gostas realmente de programação então estas no bom caminho, pois para meu espanto isto tem mais parte informática do que propriamente gestão. Vais logo sentir isso no 1ºano !
Eu infelizmente não atinei com a componente informática e como tal limitei-me, neste 1º ano, a fazer as cadeiras que não a tinham.
Agora vou ver se mudo para Gestão ou Economia que sem dúvida é mais do meu agrado.

Desejo te boa sorte e que gostes muito de estar no curso.

Eheh, quem procura acha, estava à procura de alguém que fosse mesmo aluno de IGE.

de Freitas, muito obrigado pelas tuas informações. Fico contente por saber que tem mais Informática do que Gestão, mal para uns, bem para outros, no entanto diz-me uma coisa, a parte de informática a que tu ainda assististe foca-se praticamente só na programação é?

O que achas da faculdade no geral? Os professores são acessíveis ou limitam-se a chegar e despejar a matéria?

Eu talvez opte por IGE pós-laboral...

Obrigado desde já e desejo-te a ti também boa sorte na escolha do teu novo curso!
 
Eheh, quem procura acha, estava à procura de alguém que fosse mesmo aluno de IGE.

de Freitas, muito obrigado pelas tuas informações. Fico contente por saber que tem mais Informática do que Gestão, mal para uns, bem para outros, no entanto diz-me uma coisa, a parte de informática a que tu ainda assististe foca-se praticamente só na programação é?

O que achas da faculdade no geral? Os professores são acessíveis ou limitam-se a chegar e despejar a matéria?

Eu talvez opte por IGE pós-laboral...

Obrigado desde já e desejo-te a ti também boa sorte na escolha do teu novo curso!

Viva

Sim basicamente foca-se mais na programação primeiramente tens Introdução à Programação, que deve ser básico para ti, eu vi-me grego com aquilo visto nunca ter tido contacto com linguagem de programação. Depois tens outra cadeira que é programação de objectos que já é mais puxado. Isto tudo feito em JAVA.

Tens Sistemas Operativos que é programação em C.

Algoritmos e Estruturas de Dados que basicamente é fazeres algoritmos só que à "mão".

Ainda tens Arquitectura de Computadores onde das o básico do funcionamento de chips ( AND NOR OR XOR NAND por ai..), Mapas de Karnaugh, sistema binário e programação em assembley.

O resto das cadeiras são Álgebra ,Analise Matemática, Marketing

Quanto aos professores epa.. o melhor que lá apanhei foi o de Álgebra e a de Marketing. Quanto aos das cadeiras de informática há uns que não têm paciência mesmo para explicar... pensam que é tudo evidente enfim...Nas aulas teóricas algumas são mesmo para despejar matéria. lol

Mas visto teres tirado um curso em informática isto para ti deve ser canja, já eu aqui com os meus 18 anos vi me grego sobretudo com a parte da programação.

Quanto ao ISCTE em si, gosto muito! Tem um ambiente porreiro e tal.. muitas miúdas :D, pena o curso não ter tantas :( , tens vários bares lá dentro, sala de jogos, sala de alunos... muita coisa.

Abraço
 
Last edited:
Eh pá, ainda tem bastante programação... acho que também vou andar um bocado às cabeçadas com a programação, mas sim, talvez menos do que tu LOL visto já ter tido uma base mais sólida nesse campo.

de Freitas obrigado pelas tuas informações, sabes que para quem não conhece qualquer informação é importante.

Eu já tive oportunidade de ir ao ISCTE, fui ao gabinete responsável pelos cursos da área de informática e acabei por conhecer pelo menos uma parte das instalações.

Obrigado mais uma vez, abraço
 
Back
Top