IQ máximo VP110

Boas, não sei se o tópico está no sitio certo, se não estiver as minhas desculpas.

A minha questão, se alguem me puder ajudar é, num VP110 (motor ASV) que usa a famosa vp37 com êmbolo de 10mm, bicos e injectores de origem .205, sem alterações na bomba, qual é o debito máximo em mg/str desta bomba?

Obrigado
 
Obrigado amigo, é mais ou menos o que eu pensava. A minha ideia era 51mg, mas pronto, 52mg é melhorzito!
Para este valor a pressão do turbo de origem, o meu anda mais ou menos a fazer 1bar, é suficiente? Não adianta aumentar a pressão se fisicamente tenho esta restrição no gasóleo?
Ou estou a pensar mal?
 
Race520 ou PP520?
Sinceramente nem uns nem outros acho adequados para o que quero, os race porque têm debito a mais e os PP porque são só ligeiramente maiores! Tenho turbo de origem GT1749V, por isso uns bicos que considero equilibrados seriam os PP502 e mesmo assim tinha que considerar meter um VB em breve!
Mais já estou aqui a fugir muito à minha questão inicial, que é, com electrónica modificada na parte da injecção, aumento de débito para cerca de 53mg/str nos regimes de maior binário, se existe algum benefício em mexer nos valores de pressão do turbo?
Uma vez que pelos meus cálculos baseado em 17:1 para 51mg de diesel precisava de cerca de 867mg de ar, e se converter 867mg em pressao de turbo apenas seria necessario 1825mbar, e o meu mapa do turbo ja pede cerca de 2050mb, por isso mais que suficiente.....
 
eu pouco percebo disto mas eu segui o projeto de um dos meus melhores amigo e os race 520 são top dão para o pouco e para o muito.

ele tem um golf 4 vp90 com IC XL, bicos race 520, 2260vk hibridado e monomassa reforçada.
ainda anda a aperfeiçoar o mapa mas eu ja andei (eu a conduzir) e aquilo esta muito forte.

sim gastou muito dinheiro mas parece estar porreiro.

e do feedback dele os race 520 é o melhor investimento que ele fez.

mas pronto o meu conhecimento de mecanica e extremamente limitado por isso não posso avançar com mais nada
 
Acredito que para um turbo desses os race520 sejam indicados. Agora para quem tem poucas modificações não.... E outra coisa, será que ele tem a bomba com o êmbolo de 10mm?? Acho pouco, pois ao ter bicos muito maiores com débito da bomba limitado vai ter pressões de atomização muito baixas, pelo menos em baixos regimes. Já para não falar que precisa de uma electrónica muito bem feita!
 
Com 1bar ou menos vai fumar muito, eu considerava meter a 1.1 ou 1.2bar... e sendo para manter turbo de origem não metia bicos maiores...
 
Aí é que está, o carro está a puxar melhor mas não faz fumo! Também nem quero que faça, mas pensei, assim como tu que fizesse algum fumo!
Sou inexperiente mas tento aprender, o racio sugerido para estes motores é no mínimo 16mg de ar para 1mg de gasoleo, menos que isso faz muito fumo. E foi esse o racio que usei no mapa de fumos. O coeficiente que usei para determinar o caudal de ar em função da pressão foi de 475 que corresponde ao volume de 1 cilindro (stroke)
Se o turbo fizer 1bar a formula que usei foi:
2000milibar de pressao absoluta X 475cm³ = 950000/1000 = 950cm3 = 950mg/str (considerando a densidade do ar a 15 graus e ao nivel do mar ser 0.001225 g/cm³ ou 1mg por cm³)
Esta quantidade de ar é suficiente para queimar 56mg de gasoleo sem grandes fumos 950/17=55,88
Logo concluí que para a quantidade de gasóleo que consigo injectar não preciso de aumentar a pressão do turbo!
Estarei a fazer mal as contas??

Sei que este tema é tabu neste fórum mas acho que aprendemos todos a discutir isto, e não sou nem quero ser chipadeiro, apenas tenho interesse em fazer estas coisas no meu carro, em vez de serem os outros a faze-lo! Assim com tambem faço toda a manutenção do meu carro, porque gosto e porque com aprendizagem e inteligência tudo se faz, claro com noção dos riscos!
 
Last edited:
Acredito que para um turbo desses os race520 sejam indicados. Agora para quem tem poucas modificações não.... E outra coisa, será que ele tem a bomba com o êmbolo de 10mm?? Acho pouco, pois ao ter bicos muito maiores com débito da bomba limitado vai ter pressões de atomização muito baixas, pelo menos em baixos regimes. Já para não falar que precisa de uma electrónica muito bem feita!

na bomba ainda não mexeu, sabes que isso tudo vale sempre dinheiro xD
a eletrônica ainda não esta acabada. longe disso alias ;)

- - - - - - - - - -

Aí é que está, o carro está a puxar melhor mas não faz fumo! Também nem quero que faça, mas pensei, assim como tu que fizesse algum fumo!
Sou inexperiente mas tento aprender, o racio sugerido para estes motores é no mínimo 16mg de ar para 1mg de gasoleo, menos que isso faz muito fumo. E foi esse o racio que usei no mapa de fumos. O coeficiente que usei para determinar o caudal de ar em função da pressão foi de 475 que corresponde ao volume de 1 cilindro (stroke)
Se o turbo fizer 1bar a formula que usei foi:
2000milibar de pressao absoluta X 475cm³ = 950000/1000 = 950mg/stroke
Esta quantidade de ar é suficiente para queimar 56mg de gasoleo sem grandes fumos 950/17=55,88
Logo concluí que para a quantidade de gasóleo que consigo injectar não preciso de aumentar a pressão do turbo!
Estarei a fazer mal as contas??

Sei que este tema é tabu neste fórum mas acho que aprendemos todos a discutir isto, e não sou nem quero ser chipadeiro, apenas tenho interesse em fazer estas coisas no meu carro, em vez de serem os outros a faze-lo! Assim com tambem faço toda a manutenção do meu carro, porque gosto e porque com aprendizagem e inteligência tudo se faz, claro com noção dos riscos!

https://sites.google.com/site/vagecumap/diesel-engine-control
pode ser que te ajude ;)
 
Obrigada, tem bastante informação, se bem que confirma mais ou menos o que disse anteriormente. Mas então o meu carro nao faz fumo porque só abaixo do racio 14:1 é que o gasoleo ja nao queima bem, resultando em fumo! E eu estou a usar 17:1 o que ja se traduziu num aumento de 20% em relacao ao mapa de origem!
Mas la está volta a confirmar que nao preciso mais ar para esta quantidade de gasoleo.
E a minha duvida persiste, se aumentar a pressao para 1,1bar ou 1,15bar vou ter algum ganho? Ou posso ter desvantagens como aumento de egts e mais desgaste do turbo desnecessariamente?
 
Tens que ter em atenção que os diesel com AFR a 14.5 estão no ponto estequimétrico mas isso não significa que não faça fumo, a 14.5 um diesel faz fumo... Para não fumar mesmo deverá estar ai entre 17.5 a 20 o AFR...

Para os cálculos não deves usar 15graus de temperatura do ar, pois a temperatura na admissão a puxar estará á volta dos 35 a 40graus ou até mais, e isso faz a diferença nas contas, fazendo com que a 1bar possa fazer fumo com 52mg...

E ainda existe um outro coeficiente que não sei de cor o valor, pois imagina o ar com uma densidade de 1200mg/L, se fores fazer as contas, 0.475L de um cilindro daria 570mg de ar dentro do mesmo, e não dá...
 
Back
Top