Instalar rádio aftermarket Audi A3 8P

Boas,

Tenho um Audi A3 Sportback 2.0 TDI de 02/2005 e que traz o rádio Concert II original.
Tenho igualmente um adaptador MP3 e bluetooth que se liga ao rádio e que basicamente emula uma caixa de 6 CD's.

O que eu realmente pretendo é ter um rádio compatível com Android Auto e Apple Carplay e que também seja comptaível com DAB+ (porque passo cerca de 6 meses por ano na Holanda).

À partida irei optar por este rádio e estava a pensar comprar o material na loja alemã ARS24 (mas também estou aberto a sugestões):
Kenwood DMX7017DABS

O meu problema é como instalar isto!

Problema 1 - Consola 2-DIN

A consola que tenho é 1-DIN e terei como tal de comprar uma consola 2-DIN para mudar para poder colocar o rádio em questão.
Quanto a este ponto não tenho problemas, uma vez que há um membro aqui do forum que me faria essa conversão.

Problema 2 - Cabos

Pelo que estive a ver os cabos que vêm com o rádio não são suficientes para ligar aos cabos que estão na consola. Preciso de um adaptador certo?

Problema 3 - Comandos no volante

O volante do meu carro é o mais simples possível e não é multifunções. Contudo, se algum dia investir num comando multifunções gostava de deixar as coisas já preparadas. Será necessário uma espécie de adaptador/conversor, certo?

CAN-BUS-Adapter Audi Bj.2001-2006

Problema 4 - Informações no quadrante

Penso que deve existir igualemente um outro adaptador/conversor para que alguma da informação do rádio apareça no quadrante, certo? O CAN-BUS também faz isso?

CAN-BUS-Adapter Audi Bj.2001-2006

Problema 5 - Antena DAB+

Estive a ver no ebay um splitter que permite dividir o sinal da antena FM do carro em FM e DAB+, sem necessitar de instalar a antena DAB+. Será que isso é mesmo compatível com este rádio, ou terei mesmo de instalar a antena DAB+ à parte?

Problema 6 - Moldura

Penso que terei igualemente de comprar à parte uma moldura específica para este carro para poder envolver o rádio certo?

Problema 7 - antena GPS

O rádio traz uma antena GPS que também é necessário instalar para melhorar a captação no caso do Apple Carplay. Aonde recomendam instalar essa antena?

Ficaria grato se alguém me pudesse especificar qual é o material que realmente tenho de comprar e como instalar isto tudo.

Cumps.
 
Problema 2 , tens de comprar o adaptador para a3 8p, ou com versão bose, caso tenhas.

Problema 3, nao precisas de nada a partida, pois o radio ja deve possuir canbus. Apenas quando instalares um volante multifunçoes, irás programar o radio a rede do carro.

Problema 4, a info do quadrante é igualmente transmitida pelo radio pelo canbus, pelo que se o radio tiver essa funçao, aparecerá diretamente no quadrante.

Problema 5, a antena dab, a partida já é onboard no a3, apenas necessitas que o radio tenha a respetiva funçao.

Problema 6, sim, tens de comprar a moldura 2din. Pessoalmente, nao sou nada fã do resultado final. Acho a estetica horrível quando deixa de ser oem. Daí prefiro e valorizo mais as replicas android chinesas. Escolhendo bem, ha exelentes radios, e com todas as funcionalidades possiveis.

Problema 7, a antena gps pode ficar junto ao pilar A, no canto. Comado ao vidro ou em cima do tablier. Porém, do lado do porta luvas na lateral, ainda consegue captar um sinal razoavel e fica escondido. A decisao é tua.
 
Last edited:
Back
Top