Instalação de botão desativar Airbag Passageiro - A3 8L restyling

Mais um DIY.. desta vez a instalação do botão para desativar o Airbag de Passageiro..

Material necessário:

Botão para desativar o Airbag: 4B0919237
Plafonier com "Passenger Airbag Off" (quando meti o teto S3 tive sorte que o plafonier já vinha assim)
Dremel (para cortar o buraco no porta luvas)
Vag Com ou VCDS
Chave torx para desapertar os parafusos do porta luvas


1 - Botão para desativar o Airbag passageiro:

1_zpsbxftik4f.jpg
2_zpsqo3xb85h.jpg

2 - Pelo que sei todos os A3 8L Restyling já trazem a cablagem pronta a ligar, pelo menos o meu já tem ISOFIX e julgo que os restyling todos também tem ISIFIX, dai ter a cablagem como original.
A cablagem esta junto a este suporte, junto da cablagem grossa que la passa, basta retirar a fita cola e ai esta ela solta...

3_zpsazbuoden.jpg

3 - No porta luvas fazer a marcação da medida do botão e cortar

4_zpsayp7jmjf.jpg

4 - Botão já colocado:

5_zps6yccxro8.jpg
6_zpsdctb8saq.jpg
7_zpsbrczym3v.jpg

5 - Com o VAG COm ou VCDS ativar o opcional do botão, no meu caso basta:
15 - Airbag
Coding: 00104 e alterar para 01104
Save, done
desligar ignição.

8_zpsilnxu3lu.png

6 - Tudo funcional, botao iluminado sempre que se ligam as luzes:

9_zps6mt7pbon.jpg

7 - Quando esta ON o botão a luz do plafonier esta desligada

10_zpsb5as8kd0.jpg

8 - Quando esta OFF o botão a luz do plafonier esta ligada

11_zps21d3nraq.jpg
12_zpsvqgd0c3f.jpg
 
Nota:

O botão traz a fechadura própria para cada carro... a minha chave não rodava o botao...

1 - abrir o botão
2 - do lado de dentro do botao, no fecho, abrir as 4 palhetas e empurrar o fecho para fora
3 - ca fora, vamos encontar 3 Linguetes... retirar tudo fora, e experimentar mudando de posição os linguetes, ver onde fica plano com a fechadura tendo a chave inserida... testar os 3 em posições diferentes.. no meu caso, encontrei o primeiro linguete, que sem chave fica saliente, depois de inserir a chave já faz rotação... o importante é que prenda o fecho quando não tem a chave para não rodar sozinho com a vibração do carro... e voila... simples e funcional.... em ultimo caso podem ir a um chaveiro e pedir para meter os 3 linguetes para a vossa chave, mas fica mais dispendioso e para a função que se quer, não se justifica....

não tenho fotos disso, pois com a pressa nem me lembrei de tirar fotos.. mas é fácil....
 
Grande diy já ando para fazer isto á tempos mas o meu sendo um restyling nunca encontrei a ficha de pré instalação :/
 
o meu é um restyling... portanto ai tens.... esta nesse sitio... nos pré-restyling julgo não ter.... mas sem certeza....
 
o meu é um restyling... portanto ai tens.... esta nesse sitio... nos pré-restyling julgo não ter.... mas sem certeza....

Pois mas os restyling sairam a 15/09/2000 e o meu é de 19/09/2000 ainda tem muita coisa dos pré mas essa cablagem está por de trás do porta luvas certo?
 
ainda não percebi muito bem quando me dizem que restyling com coisas do pre.... ate porque um amigo meu tem um de 09/2000 e tinha mais extras que muitos de 2002, alias, mais que o meu, já tinha BOSE + symphony 2Din + ZF antena + Airbags de Cabeça (sim, muito raro no A3 8L) + xenon... por isso, quando me dizem isso, eu fico de boca aberta... ate porque se é restyling é restyling ponto.....


quanto ao tema, sim atras do porta luvas, mesmo por tras do aibag passageiro existe uma cablagem grossa que la passa, nesse suporte tem a fita a envolver a ficha.. basta abrir a fita cola e fica logo solta....
 
Muito bom mesmo! Já fiz 99% dessa MOD mas na B6, falta-me uma ligação apenas! Mas tenho que desmontar a consola central para chegar à centralina! No teu caso foi bem mais rápido e fácil de fazer a MOD se já tinhas as ligações feitas de fabrica! :)
Já tinha saudades dos teus DIY FULL OEM :p
 
kkkkkkkkkkkkkkk...

tenho aqui o esquema de ligação da ficha, que basicamente é massa + 12v de iluminação + centralina airbag pino 81... mas nada foi necessário, pois já la estava tudo.... assim como para a luz do plafonier... pensei que ia demorar mais tempo, mas afinal ate foi rapido
 
ainda não percebi muito bem quando me dizem que restyling com coisas do pre.... ate porque um amigo meu tem um de 09/2000 e tinha mais extras que muitos de 2002, alias, mais que o meu, já tinha BOSE + symphony 2Din + ZF antena + Airbags de Cabeça (sim, muito raro no A3 8L) + xenon... por isso, quando me dizem isso, eu fico de boca aberta... ate porque se é restyling é restyling ponto.....


quanto ao tema, sim atras do porta luvas, mesmo por tras do aibag passageiro existe uma cablagem grossa que la passa, nesse suporte tem a fita a envolver a ficha.. basta abrir a fita cola e fica logo solta....

E o meu tem esses extras todos de fabrica :lol: mas por exemplo nao tras a tampa da bateria como o restyling,a bomba de combustivel ainda é de 2 fios e nao de 4, etc mas tenho de ver entao ;)

- - - - - - - - - -

Outra questao para ter o botao é mesmo obrigatorio ter o plafonier com o aviso?ou dá para aplicar mesmo que nao tenha o plafonier?
 
E o meu tem esses extras todos de fabrica :lol: mas por exemplo nao tras a tampa da bateria como o restyling,a bomba de combustivel ainda é de 2 fios e nao de 4, etc mas tenho de ver entao ;)

- - - - - - - - - -

Outra questao para ter o botao é mesmo obrigatorio ter o plafonier com o aviso?ou dá para aplicar mesmo que nao tenha o plafonier?

isso da tampa de bateria não é um factor diferenciador.. ate porque a marca durante a produção de um modelo pode fazer alguns ajustes é verdade, mas esses pequenos detalhes... não é isso que faz do teu um meio termo.. quanto a bomba de combustível, so em 2002 é que a mecânica ASZ sofreu pequenas alterações.. o típico RRHHHHHHHHH que se ouve da bomba de combustível quando se liga a ignição, so em 2002 e 2003 é que o ASZ tem essa bomba...

quanto ao plafonier, sim deves poder fazer na mesma a MOD sem o plafonier, julgo que não é por isso que de algum erro, no entanto, em termos legais, não sei se não é obrigatório ter o aviso... mas como referi, não sei, estou a opinar....
 
A MOD nao fica a funcionar sem o aviso! É mesmo necessario o plafonier! Ficas com a luz de airbag sempre ligada e erro no vag a dizer-te isso mesmo! Mas consegues arranjar o plafonier barato e usado!
 
pois... eu tenho a ideia que e necessário em termos legais, mas se assim é, vem dar força que efetivamente é mesmo necessário as 2 coisas...
 
pois... eu tenho a ideia que e necessário em termos legais, mas se assim é, vem dar força que efetivamente é mesmo necessário as 2 coisas...
Sim em termos legais é obrigatorio! E por isso o sistema nao permite ficar ativo sem a luz de aviso! Agora a minha duvida sera: aquilo sao apenas dois fios e se ligarmos um led nem que seja escondido o erro desaparece? Ou o plafonier tem uma placa eletronica que da a luz de aviso como tambem controla se se esta instalado conforme manda a lei? O meu botao iluminado de aviso tem apenas duas ligacões por isso po ser que seja possivel contornar a compra de outro plafonier! Se bem que se fosse gostava de saber e ter o aviso!
 
Por acaso alguém tem alguma informação sobre está mod num A3 8P de 2009? Por baixo do rádio tenho la uma ficha amarrada com fita, parece ser da luz do aviso do Airbag.
Ainda não tirei o portaluvas para ver se tenho a ficha do switch lá escondido
 
Back
Top