Instalação Autonivelamento de Xenon Original OEM - Audi A3 8L

Material Necessário
Centralina Auto nivelamento 4B0907357
Sensor nivelamento traseiro 4B0907503
Chapa proteção 1J0941453B
Sensor nivelamnento dianteiro 4B0907503
Chapa proteção 4J0941291A
Chapa aperto ao braço dianteiro 1J0941355C
Parafuso rebite N 90814401 – 2 unid
Cablagem Kufatec
Suporte do eixo frontal 1J0941355C
Ficha de ligação motores das opticas 8L0973703 – 2 uni


Imagem Sensor traseiro completo
1_zpsnfvx7vby.jpg

O carro atrás já traz os suportes do sensores niveladores de origem mesmo sem o sistema de xenon

2_zpswssaccxk.jpg

O sensor de nivelamento traseiro já apertado no sitio

3_zps1s11hpem.jpg
4_zpso8mj8yuq.jpg

A cablagem dentro do próprio suporte de fios
5_zpsxt2609ov.jpg

A cablagem entra por dentro da cava de roda, necessário tirar roda fora e desmontar a cava de roda, basta desapertar os parafusos existentes... a cablagem entra no passa-fios do sensor do ABS das rodas.
6_zpsjpizw6hd.jpg

Cava de rodas novamente no sitio

7_zpsofgl4avt.jpg

Para ligar a Centralina do Autonivelamento, desmontar a forra lateral traseira, basta puxar a forra para que se solte as molas todos... mas convem retirar os bancos traseiros (so do lado esquerdo)

10_zpsaon8a9o8.jpg

Centralina apertada no sitio original

11_zpskspblumk.jpg
12_zps9hvv5dsf.jpg

Cablagem pronta a ligar na centralina e para seguir em frente para zona dos pés do condutor e fazer chegar ao cofre do motor

13_zpsttkzjlxm.jpg

Aqui pode-se ver onde vem a cablagem do sensor traseiro para dentro e a ficha já encaixada na centralina

14_zpsieehbxix.jpg
15_zpshinoa2bj.jpg

Cablagem toda apertada a existente do carro

16_zpshtd425pe.jpg

Forra já no sitio e parte traseira concluida

17_zps0adt0u7u.jpg

retirar a soleira da porta do condutor para continuar com os fios ate a frente e desapertar caixa de fusíveis e forra coluna de direção..

18_zpsvr5wloho.jpg

No cofre do motor, retirar escovas, plástico de proteção, motor de escovas e abrir a caixa de agua, fazer passar os fios do sensor da frente e dos motores das opticas através do passa fio existente na própria caixa de agua

19_zps83bwj8c1.jpg

Retirar a roda da frente fora, e procurar os dois buracos onde leva os parafusos-rebites..

20_zpsunv5rojr.jpg
21_zpsdl3vyjk6.jpg

Colocar os parafusos-rebites nos orifios, colocar o sensor frontal e apertar... tem de se apertar bem, para que com a força de aperto a parte traseira do parafuso-rebite faça a função esmagamento do lado interior e assim fixe...

22_zpszwu9lhw7.jpg
23_zpsjtcr6vgr.jpg

Retirar o parafuso do tirante da barra estabilizadora e apertar a chapa de aperto juntamente com o tirante

24_zpsaq2rrzbx.jpg

Passar e fazer a ligação da cablagem dos motores das opticas

25_zpslpedqcms.jpg

Por fim colocar o comutador de luzes para veículos com lâmpadas de descarga e farol de nevoeiro frente + tras, ou seja, este comutador não tem a opção de nivelar manualmente as opticas..



26_zpsxjftnvwi.jpg


Ligações:
3 fios marcados na própria cablagem para sensor traseiro de nivelamento
3 fios marcados na própria cablagem para sensor frontal de nivelamento
3 + 3 fios marcados na própria cablagem para motores das opticas esquerda e direita
1 fio ligado a ficha Azul do painel pino 3 - sensor de velocidade
1 fio ligado a ficha verde do painel pino 28 - diagnostico K-line
1 fio ligado ao fusível 11
1 fio ligado ao fusível 21
2 fios ligado à massa

Para quem quiser fazer cablagem deixo aqui as ligações:

Centralina Autonivelamento Função
Pino 1 - sinal de velocidade - ficha azul do painel pino 3
Pino 2 - diagnostico K-line - ficha verde do painel pino 28
Pino 3 - sensor frente nivelamento - pino 4
Pino 9 - sensor frente nivelamento - pino 1
Pino 11 - sensor frente nivelamento - pino 5
Pino 4 - sensor traseiro nivelamento - pino 4
Pino 8 - sensor traseiro nivelamento - pino 1
Pino 12 - sensor traseiro nivelamento - pino 5
Pino 5 - Ligar ao Fusível N. 21
Pino 6 - Motor das opticas (esquerda e direita) - pino 2
Pino 17 - Ligar ao Fusível N. 11 e simultaneamente Motor das opticas (esquerda e direita) - pino 1
-------- Motor das opticas (esquerda e direita) - pino 3 liga à massa
Pino 10 - Ligar à massa
Pino 20 - Ligar à massa
 
Last edited:
Procedimento de Configuração da nivelação

VCDS ou VAGCOM
carro numa zona plana sem carga
ignição ligada
luzes desligadas
travão de mão não puxado
depois no programa
55 - xenon range
basic setting -
grupo 01 - WAIT - esperar 20 segundos ate ficar OK
Ligar as LUZES e nivelar as opticas manualmente nos parafusos de regulação das próprias opticas
depois de nivelar as luzes, passar para o Grupo 02 - ate ficar OK
DONE

desligar ignição e voila......
 
Material Necessário
Centralina Auto nivelamento 4B0907357
Sensor nivelamento traseiro 4B0907503
Chapa proteção 1J0941453B
Sensor nivelamnento dianteiro 4B0907503
Chapa proteção 4J0941291A
Chapa aperto ao braço dianteiro 1J0941355C
Parafuso rebite N 90814401 – 2 unid
Cablagem Kufatec
Suporte do eixo frontal 1J0941355C
Ficha de ligação motores das opticas 8L0973703 – 2 uni


Imagem Sensor traseiro completo
http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/1_zpsnfvx7vby.jpg

O carro atrás já traz os suportes do sensores niveladores de origem mesmo sem o sistema de xenon

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/2_zpswssaccxk.jpg

O sensor de nivelamento traseiro já apertado no sitio

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/3_zps1s11hpem.jpg
http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/4_zpso8mj8yuq.jpg

A cablagem dentro do próprio suporte de fios
http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/5_zpsxt2609ov.jpg

A cablagem entra por dentro da cava de roda, necessário tirar roda fora e desmontar a cava de roda, basta desapertar os parafusos existentes... a cablagem entra no passa-fios do sensor do ABS das rodas.
http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/6_zpsjpizw6hd.jpg

Cava de rodas novamente no sitio

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/7_zpsofgl4avt.jpg

Para ligar a Centralina do Autonivelamento, desmontar a forra lateral traseira, basta puxar a forra para que se solte as molas todos... mas convem retirar os bancos traseiros (so do lado esquerdo)

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/10_zpsaon8a9o8.jpg

Centralina apertada no sitio original

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/11_zpskspblumk.jpg
http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/12_zps9hvv5dsf.jpg

Cablagem pronta a ligar na centralina e para seguir em frente para zona dos pés do condutor e fazer chegar ao cofre do motor

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/13_zpsttkzjlxm.jpg

Aqui pode-se ver onde vem a cablagem do sensor traseiro para dentro e a ficha já encaixada na centralina

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/14_zpsieehbxix.jpg
http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/15_zpshinoa2bj.jpg

Cablagem toda apertada a existente do carro

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/16_zpshtd425pe.jpg

Forra já no sitio e parte traseira concluida

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/17_zps0adt0u7u.jpg

retirar a soleira da porta do condutor para continuar com os fios ate a frente e desapertar caixa de fusíveis e forra coluna de direção..

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/18_zpsvr5wloho.jpg

No cofre do motor, retirar escovas, plástico de proteção, motor de escovas e abrir a caixa de agua, fazer passar os fios do sensor da frente e dos motores das opticas através do passa fio existente na própria caixa de agua

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/19_zps83bwj8c1.jpg

Retirar a roda da frente fora, e procurar os dois buracos onde leva os parafusos-rebites..

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/20_zpsunv5rojr.jpg
http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/21_zpsdl3vyjk6.jpg

Colocar os parafusos-rebites nos orifios, colocar o sensor frontal e apertar... tem de se apertar bem, para que com a força de aperto a parte traseira do parafuso-rebite faça a função esmagamento do lado interior e assim fixe...

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/22_zpszwu9lhw7.jpg
http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/23_zpsjtcr6vgr.jpg

Retirar o parafuso do tirante da barra estabilizadora e apertar a chapa de aperto juntamente com o tirante

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/24_zpsaq2rrzbx.jpg

Passar e fazer a ligação da cablagem dos motores das opticas

http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/25_zpslpedqcms.jpg

Por fim colocar o comutador de luzes para veículos com lâmpadas de descarga e farol de nevoeiro frente + tras, ou seja, este comutador não tem a opção de nivelar manualmente as opticas..



http://i1383.photobucket.com/albums/ah289/RockyBoyBoi/26_zpsxjftnvwi.jpg


Ligações:
3 fios marcados na própria cablagem para sensor traseiro de nivelamento
3 fios marcados na própria cablagem para sensor frontal de nivelamento
3 + 3 fios marcados na própria cablagem para motores das opticas esquerda e direita
1 fio ligado a ficha Azul do painel pino 3 - sensor de velocidade
1 fio ligado a ficha verde do painel pino 28 - diagnostico K-line
1 fio ligado ao fusível 11
1 fio ligado ao fusível 21
2 fios ligado à massa

Para quem quiser fazer cablagem deixo aqui as ligações:

Centralina Autonivelamento Função
Pino 1 - sinal de velocidade - ficha azul do painel pino 3
Pino 2 - diagnostico K-line - ficha verde do painel pino 28
Pino 3 - sensor frente nivelamento - pino 4
Pino 9 - sensor frente nivelamento - pino 1
Pino 11 - sensor frente nivelamento - pino 5
Pino 4 - sensor traseiro nivelamento - pino 4
Pino 8 - sensor traseiro nivelamento - pino 1
Pino 12 - sensor traseiro nivelamento - pino 5
Pino 5 - Ligar ao Fusível N. 21
Pino 6 - Motor das opticas (esquerda e direita) - pino 2
Pino 17 - Ligar ao Fusível N. 11 e simultaneamente Motor das opticas (esquerda e direita) - pino 1
-------- Motor das opticas (esquerda e direita) - pino 3 liga à massa
Pino 10 - Ligar à massa
Pino 20 - Ligar à massa

:pray::pray::pray::pray::pray::pray:
 
Só te digo que ainda bem que já não tenho o A3 8L senão ainda me dava na tola de fazer isto :D

Grande trabalheira, finalmente um DIY top de como colocar os auto-niveladores!
Estás mais uma vez de parabéns, isto sim é contribuir para um forum!
É também uma forma de responder à malta que passa a vida a perguntar o que é preciso colocar para ter xenon legal :D
Se quiseres podes adicionar o meu DIY dos lava-faróis :) e fica completo isto!

http://www.audipt.com/f85/audi-a3-8l-lava-farois-128880/
 
Back
Top