Injector A3 1.9 TDi (8L)

Por acaso tenho boas relações com as oficinas que frequento e sou eu muitas vezes que levo as peças, ou pelo menos, indico o que quero que comprem...e se nao levar todas, não perco tempo e a oficina que as compre.
Mas ponho-os logo a vontade para cobrarem o que acharem bem na mao de obra....e tenho alguma confiança.

Numa delas até pago em minis,,,(cof*cof*cof*):assobio::D
 
Por acaso tenho boas relações com as oficinas que frequento e sou eu muitas vezes que levo as peças, ou pelo menos, indico o que quero que comprem...e se nao levar todas, não perco tempo e a oficina que as compre.
Mas ponho-os logo a vontade para cobrarem o que acharem bem na mao de obra....e tenho alguma confiança.

Numa delas até pago em minis,,,(cof*cof*cof*):assobio::D
Ora ai está ;)
A mim por vezes nem me cobram nada por certos serviços..
 
Numa delas até pago em minis,,,(cof*cof*cof*):assobio::D

Não querendo ser má-lingua e sem insinuar que foi o caso, mas essas situações podem levar a que carros ou partes de carros desapareçam sem que o dono chegue a perceber pq.

Havia uma casa para os lados de gaia, sem querer localizar nem dizer que foi para os lados da afurada, muito conhecida e apregoada lá para os lados dos donos dos bmws, ia colecionando os pagamentos em falta meses mais tarde nas moradas fiscais dos clientes.
 
Todos negócios têm custos...
Eu sei que a embraigem completa para o meu motor anda à volta 400 euros, mas eu chego a uma oficina e dizem: 670 euros mais mão de obra... e tu ficas tá muito fora...

e vou mais longe... as oficinas têm descontos... dos 400 euros a 15 % ou seja a embraiagem a 340 euros...
quanto é que já vamos na peça???
uma diferença de 330 euros
e vai mais mão de obra... 40 euros à hora.. que sejam 3 horas... 120 euros
Valor de oficina 790 euros... com peça compraste 520...
faz uma diferença enorme!
cativem os clientes como quiserem!
 
Por isso é que muitas oficinas não saiem da cepa torta.. Lol
Eu ja vi chefes meus a oferecerem lâmpadas, 1 e 2 litros de óleo, já perdi horas a remendar peças só para o cliente poupar numa peça nova (essas horas depois vão pro tecto) e depois chega o final do mês, e ouço a ladaínha.. "eh pá este mês foi fraco, os serviços não rendem"..
Cada um sabe de si, já vi extremos.. Já vi cobrarem só por pôr o carro no elevador, e já vi cobrarem meia hora por uma revisao com o material trago pelo cliente.
Já tive um chefe que faliu a oficina e prai 1 terços dos clientes eram amigos, familia, conhecidos..
Já soube de um tambem que vendia material barato e cobrava pouco e andava sempre com reclamacoes.. Mas nos poucos anos que teve na area, conseguiu juntar pra comprar carro e apartamento xpto..
Vejo muita gente a trabalhar bem, a ser honesto e não sair da cepa torta.
Já vi gente que faz biscatada em casa, cobra pouquinho, faz as vontades todas e no fim ainda lhe ficam a dever.
Tive um formador, um mecatrónico muita bom, que estabeleceu-se e em conversa disse-me: "trazem material? Ah nao me importo.. Que tragam, cobro mais na mao de obra e se der raia eles que me paguem pra desmontar e que levem a peça de volta, temos de nos adaptar, vai ser cada vez mais assim".
Atenção, não estou a querer comparar aos vossos casos em concreto, estou apenas a "desabafar" pra aqui..
Enfim isto dá pano pra muita manga..
Já pensei em estabelecer-me, ha 3, 4 anos, estive numa oficina já em pré falencia e no ultimo ano estive a gerir aquilo.. Não imaginam as dores de cabeça.. No primeiro dia em que assumi aquilo, ja tinha chamadas de credores à perna.
O sonho de todos os mecânicos é um dia abrirem o próprio negócio.. Eu também tinha esse sonho.. Depois do que vivi nesse ano.. Já não penso da mesma forma. Foi um abre olhos.
 
Todos negócios têm custos...
Eu sei que a embraigem completa para o meu motor anda à volta 400 euros, mas eu chego a uma oficina e dizem: 670 euros mais mão de obra... e tu ficas tá muito fora...

e vou mais longe... as oficinas têm descontos... dos 400 euros a 15 % ou seja a embraiagem a 340 euros...
quanto é que já vamos na peça???
uma diferença de 330 euros
e vai mais mão de obra... 40 euros à hora.. que sejam 3 horas... 120 euros
Valor de oficina 790 euros... com peça compraste 520...
faz uma diferença enorme!
cativem os clientes como quiserem!

Peço desculpa mas estás errado.
Hoje em dia compras uma peça a preço de revenda. Antigamente um particular nao podia comprar uma peça a preço de revenda, hoje pode.
Ainda existem uma ou duas casas (zona norte) que fazem tipo, 30% de desconto a oficina, e a cliente final fazem 20%.. Mas se fores cliente habitual, fazem-te ao mesmo preço de oficina.
Hoje em dia vais ao autodoc e compras tu o material lá, ao mesmo preço que eu, profissional, numa casa de peças.
Antigamente, o preço p.v.p. de um kit de embraigem era suponhamos, 200 euros.
Eu, como mecanico chegava la, comprava a embraiagem por menos 50%. Ficava-me a 100 euros.
Chegava ao cliente, e se nao fosse cliente "paraquedista" do preço p.v.p. ainda lhe fazia um desconto de 25%. Ou seja em vez de cobrar 200, cobrava 150 pelo kit de embraigem. Mais mao de obra.
Na peça lucrava 50 euros.
Achas muito?
Se a embraigem der raia? A quem vais pedir a garantia? A casa de peças? Ou a mim? Vens a mim.
Tenho de tirar a caixa de borla, levar a embraiagem de borla a casa de pecas, tenho de meter outra embraiagem do meu bolso, e 6 meses depois a casa de peças diz-me que a embraiagem nao tem defeito nenhum.
Isto só para tu entenderes que se eu te vender uma peça eu tenho de ter lucro na peça. Para te dar garantia da peça eu tenho de ter lucro nela. Nao vou assumir a responsabilidade de garantir-te uma peça se não tiver lucro nela. Porque se nao for assim, mais vale nao vender-te peça nenhuma.
Outra coisa, todos têm os mesmos custos, não amigo..
Muitas oficinas são negócios familiares, muitos nem fazem descontos, muitos tem oficinas imundas que nem pagam a uma mulher a dias ir la uma vez por semana limpar aquilo, muitos fazem servicos sem factura pra nao pagar iva, muitos andam com maquinas de diagnostico piratas, sem licenças, muitos nao fazem reciclagem dos oleos usados nem do material usado.
Os custos nao são os mesmos pra todos.
Uma maquina Bosch fora o computador, custa 1000 euros mais licenca anual.. Com o software basico.
Uma estacao Bosch com osciloscopio, etc, custa quase 10 mil euros.
E muita malta ai que eu conheco anda ai com copias chinesas da Delphi e depois vem-me pedir a mim pra programar uma caixa automatica porque a Delphi nao dá..
Os custos não são os mesmos não! ;)
 
Já agora, eu não ganho 40 euros à hora, ganho 4 euros...

E achas que eu ganho 40 euros à hora?
Eu se calhar ganho quase tanto como tu à hora..
Quem ganha 40 euros é a oficina.
Mas desses 40 tens de tirar 23% do IVA.
E depois esse dinheiro tem de te dar pra pagar agua, luz, renda da oficina, net, licencas, ordenados dos mecanicos, do electricista, da recepcionista, tem de te dar para pagar manutencoes anuais aos elevadores, as maquinas, a mulher da limpeza, tem de te dar para comprar ferramenta de quando em vez, e quando falo em ferramenta, tou a falar de ferramenta profissional, nao ferramenta pra bricolage, voces nao tem nocao desculpem..
 
Eu mais acima referi uma oficina, que é mais bate chapas, pois são amigos pessoais....e por vezes, deixam-me mudar o óleo no elevador, e fazer pequenas intervenções....mas é uma rara excepção.
A única "xatisse", já numa oficina, foi pagar mil euros para reparar os 4 injectores a fim de resolver o problema de tremeliques a frio, que não resolveu. Bem fiquei com 4 injectores novos e a vida segue. Afinal, dei consentimento.
Nunca tive problemas de levar peças. É simples: ou dá ou não dá. Se não era necessária? Já la fica nova e o problema é meu.
Mas claro nem todos os "clientes" são tão compreensivos como eu e tentem ver o outro lado de lá....
 
Eu mais acima referi uma oficina, que é mais bate chapas, pois são amigos pessoais....e por vezes, deixam-me mudar o óleo no elevador, e fazer pequenas intervenções....mas é uma rara excepção.
A única "xatisse", já numa oficina, foi pagar mil euros para reparar os 4 injectores a fim de resolver o problema de tremeliques a frio, que não resolveu. Bem fiquei com 4 injectores novos e a vida segue. Afinal, dei consentimento.
Nunca tive problemas de levar peças. É simples: ou dá ou não dá. Se não era necessária? Já la fica nova e o problema é meu.
Mas claro nem todos os "clientes" são tão compreensivos como eu e tentem ver o outro lado de lá....

Se pagaste e o problema não ficou resolvido, podes pedir o dinheiro de volta..
Eu quando entrei pra esta Bosch tinha la no armazém 4 injectores bomba novos, banhados em oleo, guardados.. O mecanico que teve la antes de mim fez um diagnostico errado e mandou vir 4 injectores.. E nao resolveu o problema.
A oficina nao teve outro remedio senao arrecadar com o prejuizo.. Ainda estao la os injectores ate hoje..
 
Se fosse uma oficina que eu nao tivesse confiança, era o que faria. Como é meu conhecido, não quis ir por aí...mas estou absolutamente de acordo com o que dizes. Entretanto perdi o carro, portanto é uma história que já la vai..
Basicamente o carro a frio tinha "tremeliques"....coisa que na altura nunca resolvi....
 
Back
Top