Imposto sobre veículos desce 80% para carros com mais de 10 anos

quer então dizer que para vocês, um carro de 2004 é sucata?

ora bem...são ideias. eu como sou pobre, não me importo nada de andar com sucata pelas ruas...

se calhar no meu país há é menos crise do que eu pensava..


é que é mesmo......
enquanto o banco emprestar dinheiro para se comprar carros.....

o português é pobre mas gosta sempre de andar de carro novo......
 
pobre não diria. Alias, em Portugal há mais bons e recentes carros do que em França, mas ainda se queixam.
Grande lata de muitos portugueses.

- - - - - - - - - -

Claro, o tugas quer compara-se sempre aos melhores países com boas frotas como por exemplo a Alemanha e a Suíça.

- - - - - - - - - -

Se a maioria do portugueses optasse por veículos 5000€ mais baratos, continuaria a ter uma gama media boa.
Claro, queremos é Mercedes, BMW, minis e Audis de topo, nada inferior...

- - - - - - - - - -

Eu tenho um Audi há 5 anos de 2009. Esta para ficar o máximo possível e apenas o comprei, não porque ganho muito, mas porque já tenho casa e posso dar-me ao luxo de o ter. Sim, escrevi bem: LUXO. Pois se tivesse de pagar apartamento ou casa, não o teria de certeza absoluta. Optava por um pequeno citadino barato.

- - - - - - - - - -

Se um tuga compra um carro com alguns anos, é porque não pode gastar muito mais.
Se compra um bom carro com alguns anos, é porque o pode sustentar ao ponto de pagar impostos e manter, ou simplesmente porque em Portugal se consegue a manutenção e reparação barata face a países estrangeiros. Somos habilidosos e inteligentes ao ponto de superarmos os técnicos e oficinas la fora. Somos capazes de fazer bem e barato uma reparação, muitas vezes com qualidade acima do nível.
A minha critica apenas recai sobre aqueles que gastam por exemplo 15000€ num carro usado, e não pensam, nem podem gastar mais para o por em condições. O mal é que nem todos nos podemos ter um bom carro, nem sustenta-lo.

- - - - - - - - - -

Se já vi users do fórum a comprar, terem azar e depois encostar a box por uns meses ou mesmo vender, não me surpreende um panorama semelhante do pais.
 
Last edited:
...não são os carros com 10 anos que me preocupam, pq esses, já têm nível de poluição minimamente controlados.
...mas sim os com 13...14....15....ou mais...que vão ser mandados vir por tuta e meia...e vêm para cá poluir mt mais!
...e de resto...comparar parque automóvel de Portugal com os países da UE que estão para aí a falar, é no mínimo engraçado, quando se sabe, que eles, lá fora, têm uma carro, tipo 4, 5 anos e toca a mudar...portanto, é uma realidade bem diferente...
...o parque automóvel lá fora, pode ser ligeiramente fraco, mas é com certeza, sempre mais recente, logo mais seguro e mais amigo do ambiente!
 
Então, há portugueses que querem gama alta para viver de ilusões e depois andam a poupar na comida ou fica para último e depois compra se pneus usados dos mais rascas e em último caso encostam o carro porque para o manter é complicado. É assim muitas das vidas em Portugal.

E podia continuar. ...
 
Já estamos a divagar....:D...em vez de tentar entender a lei estamos a olhar para o vizinho que, pelos vistos, vive acima das possibilidades ou simplesmente porque tem um Audi não deve meter pneus lowcost....afinal tem um veículo de gama alta...:D

A lei vai é favorecer a importação de carros antigos/com mais anos, quando, ainda á bem pouco tempos se ouviu falar de incentivos á compra de carros menos poluentes,eficientes e afins..."castigar" os mais poluentes....inclusive proibir circulação automovel em determinadas zonas....afinal onde é que ficamos??? :S
 
Last edited:
Já estamos a divagar....:D...em vez de tentar entender a lei estamos a olhar para o vizinho que, pelos vistos, vive acima das possibilidades ou simplesmente porque tem um Audi não deve meter pneus lowcost....afinal tem um veículo de gama alta...:D

A lei vai é favorecer a importação de carros antigos/com mais anos, quando, ainda á bem pouco tempos se ouviu falar de incentivos á compra de carros menos poluentes,eficientes e afins..."castigar" os mais poluentes....inclusive proibir circulação automovel em determinadas zonas....afinal onde é que ficamos??? :S
Calma la entao eu entretanto vou deixar de poder andar com os meus chaços.TA MAL.
 
Uma palhaçada...tantos carros bem mais novos que o meu a poluir bem mais e podem entrar em Lisboa e eu não...:'(
 
A questão é que antes todas as viaturas com mais que 5 anos tinham a mesma % de desconto no ISV, agora passa a exister mais desconto para viaturas com mais anos..

Antes era:
Mais de 1 a 2 anos -20%
Mais de 2 a 3 anos -28%
Mais de 3 a 4 anos -35%
Mais de 4 a 5 anos - 43%
Mais de 5 anos 52%

Ou seja o desconto no ISV de um carro com 6 anos ou 10 anos era igual, agora passa a ser diferente.
 
O que me parece:
O mercados de usados não gera impostos, logo é preciso ir buscar mais dinheiro.
Abrindo a torneira dos usados com 6, 8, 10 anos, estavamos a falar de bons carros que vão gerar dinheiro na matrícula.
Para quem compra compensa ir buscar fora... e gera receita na legalização e no IUC para sempre.

Apenas é mau para o mercado de usados, que ficará inundado com veículos... e os preços caem.
Com os preços a cair, teremos os donos do carros mais antigos e pensar se não lhes compensa trocar por um mais recente, só existe um problema... a diferença do IUC!!!

Mas nem isso é um problema, porque certamente após as eleições, com o mercado de usados com os preços a cair, teremos o estado a bem do ambiente a aumentar os IUC antigos, porque eles são mais poluidores e querem as pessoas (que já votaram) a pagar os IUC's novos.
O estado estará a penas a aplicar uma medida Justa.

Eles podem ser burros, mas não são camelos.
 
acho que ainda vejo algumas coisas boas nisto, por exemplo o bari se calhar agora ia poupar uns bons trocos no carrinho dele e não estamos a falar de nenhuma sucata...
 
Back
Top