Importar automoveis da Alemanhã com residencia Alemã

Boas a todos,

De certeza que aqui no forum tem pessoal com experiencia em importar automoveis para Portugal! :)

Eu preciso de alguma informação pois morando neste momento na Alemanhã pretendo comprar um automovel agora para mais tarde o levar comigo para Portugal.

Pelo que estive a ver em https://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp , compensa comprar carros de 2007 pois tem:
Redução por anos de uso (%) 52.0%

Estive a fazer uma simulação para um Mazda Mx5:

País de Origem União Europeia
Tipo de Veículo Automóvel ligeiro de passageiros ou automóvel ligeiro de utilização mista. (tabela A)
Estado do Veículo Usado
Data 1ª Matrícula 31/03/2007
Cilindrada 1798 cm3
CO2 167 g/km
Tipo de Combustível gasolina


Imposto Calculado (cm3) 8.198,88€
Parcela a abater (cm3) 5.212,59€
Redução por anos de uso (%) 52.0%
Montante de ISV (cm3) 1.433,42€
Imposto Calculado (CO2) 7.134,24€
Parcela a abater (CO2) 5.010,87€
Redução por anos de uso (%) 52.0%
Montante de ISV (CO2) 1.019,22€
Montante de ISV (cm3 + CO2) 2.452,64€
Agravamento Particulas - Para veículos a gasóleo 0,00€
Imposto Sobre Veículos (ISV) 2.452,64€

+

Inspecção 70€
Matriculas 45€ +20€
Documento unico de circulação: 75€
Selo de circulação 50€

total:
2700€


O que eu quero perguntar é se me estou a esquecer de alguma coisa, pois nunca importei nenhum carro, por isso nao sei bem como isto funciona.

Queria também saber como tenho residência na Alemanha se tenho alguma vantagem com isso.
 
o que sei é que quando deixas o pais, por explo alemanha podes legalizar 1 carro de 5 em 5anos a um preço bastante reduzido.

um preço que tabelaste ai o da inspeção esse penso que não seja 70euros, mas sim acima dos 100euros, visto que é uma inspeção B
 
boas tanto o que sei e tambem ja fui "filho de de outras paragens " importar um carro sera agora mais simples que ha epocas anteriores sim mas o que nos esquecemos de perguntar na alfandiga, ex de aveiro é que o imposto de circulacao fica a um preço exorbitante ....imforma te disso cilindrada, idade anos nas tuas maos etc... e sobre tudo o tal imposto de circulaçao que é ultragente para carros importados apos 2007......feliz pascoa a todos low rider
 
Se és Emigrante e pretendes trazer um carro para ca, pagas 0€ pela legalização


Luciano explica isso melhor :)
Isso é se deixar a minha morada na Alemanha e passar a viver em Portugal?
Sabes de algum documento no Portal das Finanças que explique isso?



@tonymobill: Tens razão para automoveis após 2007 o imposto é muito maior!
 
Luciano explica isso melhor :)
Isso é se deixar a minha morada na Alemanha e passar a viver em Portugal?
Sabes de algum documento no Portal das Finanças que explique isso?



@tonymobill: Tens razão para automoveis após 2007 o imposto é muito maior!

Não é para automoveis após 2007, mas sim matriculados após Julho de 2007.

Ou seja, até podes comprar um carro que de matricula estrangeira seja de 2007 ou anterior, mas como vais ter matricula portuguesa em 2013, é como se o carro estivesse a sair do stand como novo, ou seja, pagas o novo imposto.

No entanto, podes sempre dispensar a questão da legalização caso a tua residência fiscal se mantenha no país de origem do carro.
 
Se tens residencia e os ultimos 6 meses de descontos no Pais original do carro , sai bem mais barato legalizar.

Um tio meu trabalhou na frança a vida toda , veio agora para portugal e com o jipe dele land cruiser 3.0 d4d , e pagou salvo erro quase 400€ , o que foi baratissimo , paga e de selo 500 e tal €
 
Boas pessoal, encontrei aqui : http://www.acp.pt/ResourcesUser/files/OClube/ServicosProdutosACP/Documentacao/Doc_Importacao1.pdf alguma informação.

Resumindo:
tiver 1 ano de residência posso levar um carro (de 10 em 10 anos) para Portugal e nao pagar UIC. Só se pode vender o carro depois de um ano em Portugal.

Mas o que ainda não tenho a certeza é sobre aquilo que o Shralin disse acerca da matricula ser sempre do ano actual, neste caso 2013. E assim pagar sempre o máximo do imposto. Se isto for verdade importar carros agora não vale mesmo apena... porque para um mx5 de 160CV só de imposto são 7.155,90€ mesmo que o carro seja de 2007.

Mas se isto for verdade, porque razão eles têm uma opção no site para dizer o ano da primeira matricula para calcular o imposto? Se a primeira matrcula se refere à matricula portuguesa, o carro já pagou imposto uma vez, quando foi registado da primeira vez. Não sendo necessario pagar imposto, se o carro nao for novo, fazendo com que o "ano da primeira matricula" seja informação desnecessáaria para calcular o imposto. Por isso não faz muito sentido para mim isto de se ter que pagar sempre o imposto máximo.

Alguem confirma ou desmente isto? :D
 
Acho que encontrei a informação que queria:

"No que concerne aos veículos portadores de matrículas definitivas comunitárias atribuídas por outros Estados-membros da União Europeia, beneficiam de uma redução do imposto resultante da tabela aplicável, a qual está associada à desvalorização social média dos veículos no mercado nacional, calculada com referência à desvalorização comercial média corrigida do respectivo custo de impacto ambiental, reduzindo-se o imposto de acordo com a tabela seguinte:" em :Site da DGAIEC - Perguntas Frequentes Regularização Fiscal


Ou seja, o ano da primeira matricula é referente à matricula no país de origem, neste caso Alemanha. :)
 
estás a confundir ISV com IUC,

para ISV as contas que colocaste primeiro estão certas,conta a primeira matrícula que tendo mais de 5 anos tem desconto de 52%

para IUC (imposto unico de circulação) vai contar a matrícula nacional e iras pagar 227.08 por ano.
 
oh grale em que ano é que o teu tio veio?
é que eu acho esse valor estranho..
Acredita que esta dentro dos valores
Eu como ja disse paguei 500 euros
(Eu estou na Suíça como esta fora da UE sempre e um bocado mais caro )
 
Last edited:
oh grale em que ano é que o teu tio veio?
é que eu acho esse valor estranho..

qualquer pessoa que deixe o pais membro e volte a portugal paga uma merreca por legalizar o carro, nao o pode vender durante 5anos para benefeciar dessa lei, e pode ir buscar um carro ao estrangueiro de 5 em 5anos
 
Back
Top