Hospital de Braga --- NEGLIGÊNCIA GRAVE - AJUDA

Boa tarde, venho cá expor o que aconteceu a um conhecido meu e pedir a vossa opinião.

Um conhecido meu devido a um sinal de pele que tinha, foi encaminhado pelo medico de familia para o hospital de braga (público) para o retirarem e analisarem. A consulta tardou e tardou e tardou, até que chegou á 2 semanas... a marcar para a semana passada.... mas o doente foi há 3 semanas ao médico particular que o retirou enviou para o IPO e descobriu-se que era cancro... Já num estado avançado que se a consulta tivesse sido antes poderia ser mais facilmente tratado...

a consulta demorou mais de 1 ano...

isto revolta-me e apetece-me ir lá partir tudo e axo que o meu colega deveria ir lá escrever no llivro de reclamações e pedir uma indminização... que me dizem?

cumprimentos
 
uma Indeminização não lhe vai curar o cancro, essa é a realidade, mesmo que tivesse ido mais cedo à consulta nunca se pode fugir ao cancro, podes adiar, fugir nunca...

mas concordo em fazer queixa na ordem dos médicos, porque esses casos e outros todos os dias se passam em portugal infelizmente o nosso sistema de saude é péssimo, eu trabalho como vigilante num parque de campismo e uma vez tivemos que chamar a ambulância porcausa de um senhor que estava com fortes dores nas costas e não se conseguia mexer nem levantar, nada mesmo não podia com as dores só gritava e chorava, quando a ambulância chegou os bombeiros nãos conseguiam transportar o senhor devido às dores e ligaram para o médico para ir lá dar-lhe uma injecção para poderem mexer no homem... sabem o que aconteceu? o "senhor" doutor estava a dormir e não podia sair de casa aquela hora.
 
A meu ver negligência grave seria analisarem o sinal e não detectar nada, ou nem sequer o removessem nem fizessem o devido acompanhamento se ele tivesse ido à consulta "a tempo"...

Isso que referes não acho que seja negligência mas sim uma triste realidade que se vive no SNS...

Mas sinceramente e já sei que provavelmente vou ser crucificado por isto, mas... Se o médico de família deu o alerta e a consulta tardou acho que também houve um pouco de desleixo em deixar a coisa "arder" durante um ano... E não procurar outro hospital/médico/tentar apressar a consulta...
 
... Se o médico de família deu o alerta e a consulta tardou acho que também houve um pouco de desleixo em deixar a coisa "arder" durante um ano... E não procurar outro hospital/médico/tentar apressar a consulta...

E como é do não conhecimento geral, há formas de apressar a coisa, preenchendo um pedido de urgencia passado pelo médico de familia ou então pagar no privado e fazer imediatamente.
 
sim, tem razão que ele deixou andar, mas como a consulta não chegava supostamente associou-se que não seria nada de anormal... a palavra negligência a apliquei bem, só quero dizer que é triste que se estivermos á espera do SNS morremos antes...

O meu colega depois foi ao privado e agora está á espera de ser tratado no IPO :(
 
É triste mas é a cruel realidade que estamos sujeitos no nosso sistema de saúde.

E espero estar enganado mas acho que tudo isto vai piorar bastante...

O estado a cortar nas despesas e as pessoas sem dinheiro para ir a privados,
Quem tem dinheiro vai se safar bastante bem, mas para a classe média e baixa, a saúde vai cada vez ter de ficar para 2º plano pois além de tudo estar a aumentar o nosso ordenado mantêm-se o mesmo ou até baixa.

Só resta desejar boa sorte ao teu conhecido
 
Infelizmente, conheço uma pessoa que faleceu pela mesma razão e também por negligência, que também se passou no hospital de Braga. Mas de uma forma grosseira que nem sequer foram capazes de ter a coragem de dizer a essa pessoa que afinal tinha um cancro já espalhado pelo corpo!

Só as histórias que conheço desse hospital, são mesmo degradantes... Nesse hospital eles estão a cortar mesmo ao máximo, estão se a c@... para as pessoas interessa-lhes apenas lucro ao fim do mês, já que o hospital de Braga é mais uma das lindas parcerias publico privadas.

A mais recente história que conheço, também é um bocado de palermice por parte dos pais, porque era tão fácil de resolver até pelos próprios.

Mas certo dia o filho de uma família engoliu uma espinha e ficaram todos desesperados.

1º foram ao hospital privado e disseram-lhes que não tinham ninguém para ver o miúdo.

2º foram ao centro de saúde, a mesma situação.

3º Chegaram ao hospital de Braga e disseram-lhes que também não tinham ninguém.

4º Do hospital, fizeram o que habitualmente fazem sempre em Braga, encaminhar os doentes para o H. S. João do Porto. Lá do Porto disseram que não podiam receber o doente, porque efectivamente em Braga eles tinham pessoas para esse efeito. Ora não foi suficiente e mesmo assim de Braga mandaram o miudo numa ambulância, para chegar ao H.S.João, onde o miúdo foi visto por um pediatra que mandou o rapaz abrir a boca, meter a lingua de fora e o médico com um daqueles pauzinhos de madeira, tirar a espinha da garganta do rapaz.

Resultado, o miúdo poderia ter sido visto em qualquer lado para resolver a situação, mas demoraram 8 horas para tirar uma espinha da boca do miúdo.

Mais digo, tenham medo muito medo, é de evitar ao máximo qualquer deslocação ao Hospital S. Marcos em Braga, mais vale comprar um seguro de saúde ou então pagar as consultas num hospital privado!
Só as histórias que eu conheço é de deixar qualquer um com os nervos em franja. É negligência médica atrás de negligência médica, o pior é que os médicos são pressionados pela administração para que assim seja e toda esta situação é irremediável.

Agora, se as pessoas tiverem cabeça, porque uma situação desse tipo deixa toda a gente devastada, é juntar todas as provas que comprovem a negligência médica e meter em tribunal e andar com isso para a frente.
(http://sicnoticias.sapo.pt/pais/201...por-negligencia-em-parto-realizado-ha-16-anos)
 
Last edited:
é triste mas é o que se passa em portugal... agora resta esperar pela consulta do IPO para saber se basta "limpar" mais á volta ou se está espalhado... :(

PS: normalmente demoram muito as consultas no IPO?

cumprimentos
 
é triste mas é o que se passa em portugal... agora resta esperar pela consulta do IPO para saber se basta "limpar" mais á volta ou se está espalhado... :(

PS: normalmente demoram muito as consultas no IPO?

cumprimentos


Felizmente, no IPO, pelo menos o do Porto, são excelentes! As condições do hospital são excelentes, assim como o pessoal e o atendimento, que também é rápido, e tem que ser.
Infelizmente o que se passa é que quando as pessoas chegam ao IPO, já são casos muito avançados em que pouco há a fazer, a não ser dar alguma dignidade às pessoas.
 
mas segundo o médico que retirou o tumor e acompanhou o meu colega:

isso não é um caso grave, unicamente tem que fazer exames porque deve ter que limpar mais á volta ou fazer tratamento, mas não é perigoso...

mas pode n ão estar a dizer a verdade toda ao doente, não é?

cumprimentos
 
Do que conheço do IPO é excelente a todos os níveis: profissionalismo, humanismo no tratamento com pessoas! O teu amigo vai encontrar pessoas que lidam diariamente com processos muito complicados, como o tratamento de um cancro (principalmente em criancinhas que impressiona muito). Penso que a consulta não demorará muito mas tudo dependerá do número de pessoas em espera. Tive uma Tia que frequentou algum tempo o IPO e, volto a repetir, pessoas impecáveis com uma consciência completamente diferente. Cheguei a ir lá visitá-la e não posso dizer melhor.

A única vez que utilizei o IPO não foi, felizmente, para o tratamento de um cancro. Fui fazer uma doação e até nestas pequenas coisas vê-se que os profissionais (Enfermeiros, Técnicos,...) são de um profissionalismo e competência como se vê pouco.

Dentro da má situação que aconteceu ao teu amigo, ele pode ter a certeza que terá um tratamento e respeito com o máximo de qualidade e eficiência.

Relativamente ao que aconteceu não sei se podes considerar que houve nigligência do Hospital. Há uma lista de espera e tem que ser respeitada. Para o teu amigo ser atendido mais cedo teria que passar à frente de outras pessoas e isso também não seria justo a não ser que tivesse sido enviada uma carta para o Hospital a explicar que a situação era urgente.

Boa sorte em todo o processo e que o teu amigo se informe de como deve "viver" o perído de quimioterapia, assim como os restantes...
 
pois ok, ele ainda está com esperança que não seja necessário quimioterapia... que baste a operação...

mas nunca se sabe...


obrigado pelos depoimentos
 
Sardet estou ligado à área de saúde profissionalmente e posso te confirmar que esse tempo de espera é normal (não confundir com aceitável) e em algumas especialidades é bem superior! Infelizmente é o SNS que temos, poucos profissionais, pouco dinheiro, população muito envelhecida e pouco saudável, etc...
Não me parece que consigas o que quer que seja com queixas, vão sempre responder-te algo do género "foram seguidos os procedimentos", etc...

As melhoras, espero que corra tudo pelo melhor.
 
mas segundo o médico que retirou o tumor e acompanhou o meu colega:

isso não é um caso grave, unicamente tem que fazer exames porque deve ter que limpar mais á volta ou fazer tratamento, mas não é perigoso...

mas pode n ão estar a dizer a verdade toda ao doente, não é?

cumprimentos

Depende, então do que é! É que cancros de pele existem vários, com varios tipos de gravidade e perigosidade.

O menos perigoso e mais comum, é o carcinoma basocelular, que inicialmente parece um sinal, até mais parecido com as verrugas, mas que vai crescendo à superficie e dependendo da localização pode ter consequencias apenas no osso ou tecidso musculares, e tem que ser extraída alguma derme por baixo da pele e o problema acaba por aí.

O problema é quando se trata de um melanoma, que é o caso mais sério, mais agressivo e mais mortal. A esperança média de vida para estas pessoas é de 9 meses! Este cancro pode parecer inicialmente um sinal insignificante, mas que começa a ganhar ramificações por todo o corpo e a desenvolver metástases, ao ponto de ser impossível de detectar o ponto inicial do cancro.

Por isso é que é preciso ter muito cuidado com o sol! Principalmente as pessoas de pele, olhos e cabelos claros.

Eu fico parvo por vezes quando na praia vejo pessoas a irem para o sol nas horas de maior calor, espalharem óleos para queimarem mais. É o mesmo que estarem a pedir para se desenvolver um cancro deste tipo, que se desenvolve mais tarde ou mais cedo e em qualquer idade!
 
Pois, eu falei em queixas porque fiquei revoltado, mas acredito que seja o normal...

em relação ao melanoma agora assustaste-me é que ele disse que teria que limpar mais dentro... terá ramificações?

cumprimentos
 
Back
Top