HELP?! - RNS-E e SDS (ligação microfone do BT ao próprio RNS-E) - AJUDA?!

Olá a todos,

Encontrei este fórum pesquisando na net. Actualmente tenho uma A4 Avant 2.0 Multitronic S-Line Novinha em folha (é pena... por 1 mês ou assim já tinha o novo modelo...). (antes tinha tb uma A4 2.0 mas caixa manual e pack sport).

O que por cá me trouxe inicialmente foi o sistema SDS (e o facto de apesar do manual de instruções do RNS-E trazer tudo explicadinho em PT) não estar aparentemente activo... e no próprio concessionário que me entregou o carro ninguém me conseguir dar nenhuma explicação...

Já li e reli varías páginas, quer em PT, quer en Castelhano quer em Inglês e todos vão dar ao mesmo... usar um soft para gravar cd com patch para colocar o SDS em funcionamento.

Já gravei o cd, já o coloquei, já actualizou, e posso confirmar que funciona: passei a SW 660 e já me aparecem todos os menus correspondentes e o botão no volante activa o sistema. O problema é que fiquei com o sistema "surdo". Ou seja falta-me passar o microfone do sistema BT para o RNS-E própriamente dito...

É aqui que entra o meu pedido de ajuda... O carro é novo, (e para todos os efeitos nem sequer é meu mas da empresa) de mecânica / electricidade apenas tenho umas noções básicas, e pelo que percebi preciso de umas chaves especiais para tirar o RNS-E fora, e possivelmente de um cabo para a recodificação (se necessária)...

Alguma alma caridosa disposta a ajudar? Please?!

Tenho mobilidade completa, basta dizerem onde e quando (e quanto, eventualmente...)

Um abraço!
 
Re: HELP?! - RNS-E e SDS (ligação microfone do BT ao própro RNS-E) - AJUDA?!

É muito simples:

1-Tens mesmo a certeza que tens um módulo bluetooth e o microfone AUDI no plafonier, não é?

2-Como dizes, vai ser necessário desencaixar o RNS-E com umas chaves, são baratas e fáceis de arranjar.
Depois é necessário "desviar" os fios (2: um preto e outro verde) que estão ligados directamente ao módulo Bluetooth para que passem a ir directamente à entrada MIC do RNS-E de onde por sua vez na saida MIC do RNS-E devem ir directamente à entrada do módulo Bluetooth.

3-Onde fazer esta "interrupção"? no pilar A inferior junto ao descanso do pé esquerdo do condutor, existe
um painel de fichas escondido por uma cobertura de plástico. A ficha a "tratar" é a laranja onde existem os tais fios preto e verde que vêm do Plafonier (microfone).

Nesta foto é bem visivel o local:
 
Re: HELP?! - RNS-E e SDS (ligação microfone do BT ao própro RNS-E) - AJUDA?!

Ao Elfuracon:

Olha onde os gajos foram esconder isso... não havia sitio de mais fácil acesso?!

Obrigado pela ajuda, mas mesmo assim sentia-me mais seguro se alguém com mais experiência me pudesse ajudar na operação própriamente dita. (é que também li algures que pode ser necessário recodificar e para isso necessito de um tal VAG-COM... certo?)

Por acaso poderias ajudar-me nesta operação, ou indicar-me alguém ou algum sitio?
 
Re: HELP?! - RNS-E e SDS (ligação microfone do BT ao própro RNS-E) - AJUDA?!

P.Marques disse:
Ao Elfuracon:

Olha onde os gajos foram esconder isso... não havia sitio de mais fácil acesso?!

Obrigado pela ajuda, mas mesmo assim sentia-me mais seguro se alguém com mais experiência me pudesse ajudar na operação própriamente dita. (é que também li algures que pode ser necessário recodificar e para isso necessito de um tal VAG-COM... certo?)

Por acaso poderias ajudar-me nesta operação, ou indicar-me alguém ou algum sitio?

Pois, quanto à localização, até acho que está bem acessivel e fácil, noutro local seria bem pior...é só tirar uma tampa!
Quanto a arranjares alguém com mais experiencia....estás à vontade...fiz isso no meu, depois de ler e estudar bastante.
Quanto à recodificação, não é necessária, apenas e só se quiseres mudar o idioma do SDS, que tb é seleccionavel no RNS-E.
Existe ainda outra alternativa (em relação ao bypass do micro) que é ligar em paralelo esses 2 fios directamente à entrada MIC do RNS-E, mantendo a instalação tal qual como está ao módulo bluetooth e funciona tudo perfeitamente.
 
Re: HELP?! - RNS-E e SDS (ligação microfone do BT ao própro RNS-E) - AJUDA?!

Em que lingua tens o teu? No meu aparece DE, ING, FR, IT, e ES. nada em PT (tb não seria problema) mas o curioso é ter no manual de instrucções do RNS-E tudo traduzido para PT, incluíndo as instruções/comandos possíveis para o sistema...
 
Re: HELP?! - RNS-E e SDS (ligação microfone do BT ao própro RNS-E) - AJUDA?!

P.Marques disse:
Em que lingua tens o teu? No meu aparece DE, ING, FR, IT, e ES. nada em PT (tb não seria problema) mas o curioso é ter no manual de instrucções do RNS-E tudo traduzido para PT, incluíndo as instruções/comandos possíveis para o sistema...

Português não existe. Nem como idioma para o quadrante, nem para os comandos de voz.
Tenho os 2 em Inglês. Em espanhol não gosto!
 
Re: HELP?! - RNS-E e SDS (ligação microfone do BT ao própro RNS-E) - AJUDA?!

e que tipo de cabos são necessários? alguma ficha, ou só mesmo cabo?
Pelo que vi na tua foto não percebi como fazer chegar aqueles cabos ao RNS-E... não são curtos demais?
(por acaso não tens uma foto do local na traseira do RNS-E?)
Já andei à procura em todo lado, mas não encontro nenhum manual para "tótós" :D
Avisa se estiver a abusar...
 
Re: HELP?! - RNS-E e SDS (ligação microfone do BT ao própro RNS-E) - AJUDA?!

E um local (oficina ou afim) de confiança para fazer isto em condições? Alguém conhece?
(algures entre Leiria e Lisboa de preferência, mas pode ser também a Norte)
 
e já agora:

Por curiosidade desmontei o plafonier e encontro o que será o micro audi (Linkslenker 8L 1862 373 A) e algo estranho (que a minha A4 anterior não tinha e já era uma B7) que parecem também 3 micros, ou serão sensores?

É uma peça grande onde estão montado dois destes micros/sensores e mais um ligado por um fio.
O texto na etiqueta é algo como:

innenraumuberwachung H08/S0004 Delphi meg aunos 8E0 951 177
(não consegui tirar foto...)

Alguem sabe o que isto é? (sensores de Alarme?!)
 
P. Marques,

Se há pessoa que perece do assunto aqui por estas bandas é o ElFuracon...

penso que aquela 2º hipótese que ele adiantou: Existe ainda outra alternativa (em relação ao bypass do micro) que é ligar em paralelo esses 2 fios directamente à entrada MIC do RNS-E, mantendo a instalação tal qual como está ao módulo bluetooth e funciona tudo perfeitamente. poderá ser a melhor para ti, pois evitas mexer no pilar A....

Se precisares do Vag-Com pelas bandas de Leiria sempre podes falar comigo... ;)
 
Obrigado ElFuracon e Migsan.

O problema é mesmo que não tou a ver maneira de me safar com isto, e não queria inventar, nem que a "coisa" ficasse à mostra uma vez que as revisões vão mesmo ser feitas na Audi e não queria chatices à posteriori...

Ao ElFuracon, :oops: peço-te desculpa, só agora a reler o teu post: :oops:

Quanto a arranjares alguém com mais experiencia....estás à vontade...fiz isso no meu, depois de ler e estudar bastante

É que percebi que estavas a oferecer-me a tua ajuda (certo?!) :lol:

Não queria abusar, mas achas que dás um jeito? Isso é coisa para dar muito trabalho?
 
Olá a todos,

Depois de muita procura encontrei finalmente alguém (ou onde) fazer esta ligação. testada e comprovado o funcionamento do SDS.
(infelizmente vai custar-me algumas dezenas de €... em mão de obra especializada)

O curioso é no processo de procura ter tido conhecimento que por parte da representante oficial da Audi em PT a única explicação/razão para este sistema não vir de origem ligado para PT é o facto de não estar em Português, e que por lei, eles não podem comercializar produtos que não estejam na língua onde vendem os carros... ou seja, se eu fosse ao outro lado da fronteira não teria qq problema em efectuar esta ligação num concessionário oficial...

e ainda mais curioso é o facto de que apesar de ter um manual de instruções em Português de Portugal com todos os "comandos" de voz que o sistema aceita e com exemplos de linhas de comando, ninguém, em nenhum dos 4 stands/concessionários que visitei sabe que sistema é este, nem nunca ouviu falar... só confirma a teoria de que ninguém lê os manuais de instruções...
(mais uma vez, a explicação/razão é que eles têm que traduzir os manuais originais "à letra"...)

(isto faz-me lembrar que o vendedor que me entregou o carro, quando lhe perguntei mais detalhes sobre o tipo de cartão de memória do sistema rds-e me ter dito que podia ver vários tipos de ficheiros, desde fotos a filmes...)
 
Olá P.Marques , podes explicar como fizeste com o navi funcionasse com SDS , quais os passos, etc
Eu tenho um RNS-E com Hardware 80 e software 650 e tenho VAG-COM .

OBRIGADO
 
Back
Top