Guias de Transporte

Boa tarde.

Possuo uma viatura de empresa, vulgo "carro-oficina" no qual me faço deslocar com algum material que necessito nos meus pontos de assistência técnica, assistência 24horas.

Possuo autorização para circular com a viatura durante as 24 horas, mas não tenho nenhum documento sobre o material/ferramenta que transporto.

Há alguma hipótese de me basear em algum decreto lei que permita a circulação sem necessitar das tais guias de transporte? Empresas tais como a EDP, circulam e não têm guias, mas baseiam-se num decreto lei que os protege.

Alguém me sabe elucidar?

Obrigado
 
Creio que postei na secção errada, sorry...

Se algum moderador puder movimentar o topic para o local correcto, agradeço!
 
Na primeira vez levas logo multa, não sei mas informa-te na empresa, assim se eles disserem que não já sabes que são eles a pagar em caso de multa.
 
Eu precisava era mesmo de saber a lei ou o artigo que me pode permitir circular com ferramentas.....

Se o carro fosse da minha empresa, qual o artigo onde me poderia suportar sem necessidade de emissão de guias?
 
se for como os da tv cabo andas com 2 guias feitas com mais ou menos o material e quando vez a moina e so pores a data pelo menos é assim que um colega meu faz
 
Trabalho numa empresa de elevadores e temos precisamente o mesmo problema que tu.
A verdade é que não existe legislação para isso.
Como na empresa são cerca de 60 viaturas a circular, estamos fartos de levar com carros apreendidos.

Assim e após o departamento financeiro consultar as finanças o sistema em que funcionamos agora é:

Guias semanais para "cliente indiferenciado" com uma lista anexa do material transportado.
Cada material gasto que sair da viatura deve ser anexada a ficha técnica a que deu origem a saída com dados completos do cliente para que foi.

Em relação à ferramenta não é preciso teres guia de transporte, a não ser que seja nova.

Ahh!!! E não adianta contactares a GNR BF porque cada um tem um parecer diferente.
Mesmo assim e tal como nós funcionamos não é legal pois a guia tem prazo de 24 horas. No entanto e sendo uma empresa com certificação de qualidade mostra vontade da nossa parte de querer cumprir a lei.
 
Last edited:
Olá PCOSTA.

Mas, segundo um amigo meu, funcionário da EDP, eles não tem guias de transporte nos carros de piquete, e no entanto circulam sem qualquer tipo de receio.

No entanto, ele falou-me que existe um tal decreto lei que abona a favor deles e que no entanto os inibe de andarem sempre a fazer guias de transporte. Mas ele não sabe qual é.

Como funciona o vosso método? Todas as semanas fazem nova guia de material? E a data, local de carga e descarga, o que colocam? Local de carga para mim não é problema, mas local de descarga já o pode ser...

As guias são assinadas por quem?

No meu caso, sendo eu o único trabalhador em determinada zona geográfica, posso ser eu a assinar e autorizar a guia de saída das instalações da empresa?

Até hoje ainda não fui encostado pelas autoridades, mas por mera sorte......

Obrigado
 
Trabalho numa empresa de elevadores e temos precisamente o mesmo problema que tu.
A verdade é que não existe legislação para isso.
Como na empresa são cerca de 60 viaturas a circular, estamos fartos de levar com carros apreendidos.

Assim e após o departamento financeiro consultar as finanças o sistema em que funcionamos agora é:

Guias semanais para "cliente indiferenciado" com uma lista anexa do material transportado.
Cada material gasto que sair da viatura deve ser anexada a ficha técnica a que deu origem a saída com dados completos do cliente para que foi.
Em relação à ferramenta não é preciso teres guia de transporte, a não ser que seja nova.

Ahh!!! E não adianta contactares a GNR BF porque cada um tem um parecer diferente.
Mesmo assim e tal como nós funcionamos não é legal pois a guia tem prazo de 24 horas.
No entanto e sendo uma empresa com certificação de qualidade mostra vontade da nossa parte de querer cumprir a lei.

Bem, posso ajudar qualquer coisita. Já não pego nesta área à muito mas é-me familiar.

A primeira parte que sublinhei era para acrescentar o que o Pcosta diz na última que sublinhei, ou seja, que não anda legal. Existe legislação que obriga à utilização das guias de transporte mas no sentido contrário só "feito à medida", inclusivé desconhecia a existência de DL que desobrigue o pessoal da EDP a emiti-las (e como não foi indicado não garanto que exista, por curiosidade, se alguém souber qual é, indique-o SFF).

Quanto à emissão, caro Pcosta (não fui ler) se bem me lembra é obrigatória até para o material de trabalho, ou melhor, poderá ser exigida a comprovação de que esse material não vai ser objecto de venda e das duas uma, ou andam com cópia do mapa de amortizações (prova - em princípio - que não é para venda) ou com guia de transporte e ninguém vos chateia.

O restante estava certo, no entanto é preciso atenção quanto à validade das guías, são 24 horas. O que vos pode ajudar é o Dl. 147/2003 onde vem toda esta macacada...
 
Olá PCOSTA.

Mas, segundo um amigo meu, funcionário da EDP, eles não tem guias de transporte nos carros de piquete, e no entanto circulam sem qualquer tipo de receio.

No entanto, ele falou-me que existe um tal decreto lei que abona a favor deles e que no entanto os inibe de andarem sempre a fazer guias de transporte. Mas ele não sabe qual é.

Como funciona o vosso método? Todas as semanas fazem nova guia de material? E a data, local de carga e descarga, o que colocam? Local de carga para mim não é problema, mas local de descarga já o pode ser...

As guias são assinadas por quem?

No meu caso, sendo eu o único trabalhador em determinada zona geográfica, posso ser eu a assinar e autorizar a guia de saída das instalações da empresa?

Até hoje ainda não fui encostado pelas autoridades, mas por mera sorte......

Obrigado

As guias não são assinadas, isso de que falas será mais as autorizações em armazém (digo eu).
 
Exactamente as guias não são assinadas. Saem em formato informático em triplicado e agrafadas.

Normalmente as guias são semanais porque os nossos carros costumam sair à 2ª feira da empresa e só voltam na próxima 2ª. Quando voltam.

Quanto á guia ser feita à medida, o material que andamos no carro é sempre o mesmo, portanto a guia é sempre igual. Só muda a data em que é emitida.

Em relação à ferramenta, a indicação que temos é que apenas temos de comprovar o material que for novo e susceptivel de venda.
Como prova leiam o ponto 11. Apenas temos de fazer prova da sua compra mas nem precisa ser no acto. Facilmente se comprova essa situação se tivermos uma factura ou talão de compra da mesma nem que tenha 2 ou 3 anos.

No entanto, posso informar que nunca nos pegaram pela ferramenta que transportavamos.

De acordo com este DL não devemos andar longe da legalidade.
http://info.portaldasfinancas.gov.p...5DB8B997/0/IV-F2542006040-Bens_circulacao.pdf
 
Exactamente as guias não são assinadas. Saem em formato informático em triplicado e agrafadas.

Normalmente as guias são semanais porque os nossos carros costumam sair à 2ª feira da empresa e só voltam na próxima 2ª. Quando voltam.

Quanto á guia ser feita à medida, o material que andamos no carro é sempre o mesmo, portanto a guia é sempre igual. Só muda a data em que é emitida.

Em relação à ferramenta, a indicação que temos é que apenas temos de comprovar o material que for novo e susceptivel de venda.
Como prova leiam o ponto 11. Apenas temos de fazer prova da sua compra mas nem precisa ser no acto. Facilmente se comprova essa situação se tivermos uma factura ou talão de compra da mesma nem que tenha 2 ou 3 anos.

No entanto, posso informar que nunca nos pegaram pela ferramenta que transportavamos.

De acordo com este DL não devemos andar longe da legalidade.
http://info.portaldasfinancas.gov.p...5DB8B997/0/IV-F2542006040-Bens_circulacao.pdf

Sim, é verdade. De acordo com o que descreveste, em princípio, ninguém te chateia. Mas há sempre gajos que só estão bem a implicar ;p
 
Back
Top