Grave problema no motor (fiquei a pé..)

Boas
da ultima vez k fui lá n era propriamente uma revisao era só para mudança de oleo.. entretanto ligaram-me e disseram k a valvula EGR tinha k ser trocada.. eu perguntei se precisava mesmo de ser trocada.. eles disseram k nao mas k daki a uns tempos poderia começar a perder potencia no motor.. Entretanto ouvindo isto lá disse para trocarem nessa tal revisao foi trocar o oleo e por a valvula egr.. mas fica aki detalhado a factura:

-Serviço troca oleo
-Chapa prot. acúst. inf.moto (aparece o custo e o tempo de remoçao desta)
-Valvula ret. gases escap. remov.+inst.
-Filtro de oleo
-OL BP VISCO SPEC. V 5 (3.8litros)
-S.I.G OLEOS USADOS
-VALVULA
-JUNTA
-VN 017131

isto foi o k levou depois da ultima ida lá.. nem 15 dias depois acontece isto.. tinha feito uns 1500/1600kms..

Daí eu querer saber se esta valvula ou uma má instalaçao pode ter provocado alguma coisa..
 
penso que nao pk a egr so faz o reaproveitamento dos gazes do motor
se o turbo partiu apenas tera sido por falta de agua oleo ou mau tratamento como eles dizem que a um peston que esta morto pode
a junta da cabeca ter queimado e ter faltado a agua ao turbo
isto que te estou a explicar foi o que aconteceu a minha tal e qual
 
A4_130 disse:
é assim eles parece k já tiraram a cabeça do motor (n percebo mto bem o k ker dizer mas td bem..) e estiveram a medir os pistons.. 1 tava mais pequeno k os outros.. pois.. agora saber se ja tava assim antes do turbo partir.. acho k n vai ser facil saber.. ainda n me conseguiam dar um orçamento exacto ainda tinham k verificar mais coisas.. biela, etc.. isto foi o k disseram.. eu queria primeiro um orçamento.. mas parece k ainda n sabem responder.. "desarmaram o bloco" gostava de saber responder.. mas n percebo mto disto..


Ah.. desculpa lar tar a repetir a pergunta.. mas poderá a valvula EGR(ou má instalaçao desta ou outra coisa qualquer a ver com a valvula) ter provocado alguma coisa no turbo ? visto k troquei a valvula EGR na ultima ida á audi.. prai á 1500km e ainda custou uns 200eur..

Pelos vistos só tiraram a cabeça (está acima do bloco), mas gostava de perceber como é que eles chegaram à conclusão do piston (teste de compressão, peclise, ao olho) e saber o que se passa com o mesmo.

Pergunta-lhes o que querem dizer com piston mais pequeno:

Está mais pequeno em diâmetro (tipo tem folga na “camisa”)?
Está mais pequeno em altura (não chega à mesma altura dos outros no ponto morto superior…?)

Tenta saber isto primeiro… sem esta informação é impossível estimar o trabalho… mas digo-te já que a despesa já deve ir alta (só em mão-de-obra) e a “festa” ainda nem começou.

Mas visto que eles já têm uma ideia (piston), vão desarmar o bloco, ou seja vão tirar as bielas e pistons e a cambota fora para ver o estrago… prepara-te, mesmo que não seja nada de grave eles vão querer reconstruir o bloco (rectificar cambota, bielas, substituir todas as capas/bronzes, etc…).

Mas se eles desarmarem o bloco, o mais acertado é de facto é reconstruí-lo… mas o valor na Audi deve ser de chorar!

Agora, convém saber a origem do problema, a EGR não me parece nada.
 
Boas

Amigos venho aqui relatar apenas um facto por mim verificado, relativamente à ligação da EGR com o TURBO.

Eu na minha carrinha desliguei a EGR com o vag, esta operação foi feita com o carro au relentin, e a primeira coisa que eu notei foi o turbo, que ficou a assobiar.

Depois de alguns dias com a EGR desligada, o assobio continuou, ou seja, quando estaciono o carro, antes de desligar o motor espero sempre um pouco, o que normalmente serve para que o turbo diminua a velocidade e não possa gripar prematuramente, devido ao facto de ainda estar a rolar quando desligo o motor, e já não chegar a este óleo para a sua lubrificação.

Conclusão com a EGR desligada a turbina do turbo está sempre com alguma aceleração, mesmo ao relentin, o que me deixou preocupado, pois não valia a pena esperar um pouco antes de desligar o motor, porque o turbo estava sempre a uma certa velocidade, ou seja, achei que a EGR desligada força o turbo, principalmente ao relentin e quando se desliga o motor.

Com esta minha conclusão, acabei por ligar novamente a EGR, apesar de achar que esta, já não está a 100%.

Desculpem o relato, mas tenho andado para abrir um tópico com este assunto, mas tem-se passado o tempo, agora com a situação do A4_130, não pode deixar de escrever.

Quem tem a EGR desligada que fale um pouco da experiencia.
 
Não sou grande especialista nisto, mas quer-me parecer a mim que estás equivocado! O que ouves é a geometria e não o turbo a bombear ar!
Alguém que me corrija se estiver enganado.
 
NoOsPhErE disse:
Não sou grande especialista nisto, mas quer-me parecer a mim que estás equivocado! O que ouves é a geometria e não o turbo a bombear ar!
Alguém que me corrija se estiver enganado.

estas certo eu tenho a minha desligada ja tem 400mlk
e o turbo ainda la anda
 
sergiorod disse:
Boas

Amigos venho aqui relatar apenas um facto por mim verificado, relativamente à ligação da EGR com o TURBO.

Eu na minha carrinha desliguei a EGR com o vag, esta operação foi feita com o carro au relentin, e a primeira coisa que eu notei foi o turbo, que ficou a assobiar.

Depois de alguns dias com a EGR desligada, o assobio continuou, ou seja, quando estaciono o carro, antes de desligar o motor espero sempre um pouco, o que normalmente serve para que o turbo diminua a velocidade e não possa gripar prematuramente, devido ao facto de ainda estar a rolar quando desligo o motor, e já não chegar a este óleo para a sua lubrificação.

Conclusão com a EGR desligada a turbina do turbo está sempre com alguma aceleração, mesmo ao relentin, o que me deixou preocupado, pois não valia a pena esperar um pouco antes de desligar o motor, porque o turbo estava sempre a uma certa velocidade, ou seja, achei que a EGR desligada força o turbo, principalmente ao relentin e quando se desliga o motor.

Com esta minha conclusão, acabei por ligar novamente a EGR, apesar de achar que esta, já não está a 100%.

Desculpem o relato, mas tenho andado para abrir um tópico com este assunto, mas tem-se passado o tempo, agora com a situação do A4_130, não pode deixar de escrever.

Quem tem a EGR desligada que fale um pouco da experiencia.

por vag, apenas recalibras para abrir mesmo. nunca a desligas totalmente.
 
NoOsPhErE disse:
Não sou grande especialista nisto, mas quer-me parecer a mim que estás equivocado! O que ouves é a geometria e não o turbo a bombear ar!
Alguém que me corrija se estiver enganado.

Também não sou especialista, mas a geometria não varia só com a alteração de rotação? ou seja se a rotação estiver fixa nas 900rpm e geometria estará tambem fixa, caso acelere e aumente de rotação, aí sim a geometria vai variar.

Tirem-me esta duvida, pois gostava de saber um pouco mais acerca do turbo e da geometria variável.
 
nmb disse:
sergiorod disse:
Boas

Amigos venho aqui relatar apenas um facto por mim verificado, relativamente à ligação da EGR com o TURBO.

Eu na minha carrinha desliguei a EGR com o vag, esta operação foi feita com o carro au relentin, e a primeira coisa que eu notei foi o turbo, que ficou a assobiar.

Depois de alguns dias com a EGR desligada, o assobio continuou, ou seja, quando estaciono o carro, antes de desligar o motor espero sempre um pouco, o que normalmente serve para que o turbo diminua a velocidade e não possa gripar prematuramente, devido ao facto de ainda estar a rolar quando desligo o motor, e já não chegar a este óleo para a sua lubrificação.

Conclusão com a EGR desligada a turbina do turbo está sempre com alguma aceleração, mesmo ao relentin, o que me deixou preocupado, pois não valia a pena esperar um pouco antes de desligar o motor, porque o turbo estava sempre a uma certa velocidade, ou seja, achei que a EGR desligada força o turbo, principalmente ao relentin e quando se desliga o motor.

Com esta minha conclusão, acabei por ligar novamente a EGR, apesar de achar que esta, já não está a 100%.

Desculpem o relato, mas tenho andado para abrir um tópico com este assunto, mas tem-se passado o tempo, agora com a situação do A4_130, não pode deixar de escrever.

Quem tem a EGR desligada que fale um pouco da experiencia.

por vag, apenas recalibras para abrir mesmo. nunca a desligas totalmente.

Como é que fechas completamente, colocas uma junta cega, ou tapas o tubo de vácuo que faz actuar o diafragma da EGR?

Abraço
 
sergiorod disse:
nmb disse:
por vag, apenas recalibras para abrir mesmo. nunca a desligas totalmente.

Como é que fechas completamente, colocas uma junta cega, ou tapas o tubo de vácuo que faz actuar o diafragma da EGR?

Abraço

o mais simples penso que seja a junta cega.
 
Bem passados já alguns dias (ja la vao 2 semanas sem o carro) aki ta a actualizaçao deste triste acontecimento:

após alguns dias na oficina disseram-me finalmente o que tinha acontecido.. turbo partido e ao partir o turbo parece k os residuos entraram para o motor.. fazendo com k o aumento de pressao dentro do motor danificasse 1 piston e pelos vistos empenou a biela desse pistou (n sei se empenou so esta biela) ... coisa k o eng. da audi disse k nunca tinha visto.. ou seja lixou o motorzinho todo.... perante isto deram deram um orçamento.. um arrepiante orçamento... 5000eur.. (sim nao me enganei :( ) .Perante isto a oficina fez uma exposiçao á SIVA (o importador) para ver se vai haver alguma comparticipaçao....(ja la vai 1 semana desde a tal exposiçao..)
Hoje fui lá de novo e pedi para ter acesso à tal exposiçao.. n tive.. pedi entao um mero relatorio e tb n tive...
Parece k vou ter k continuar á espera de uma resposta da SIVA de uma exposiçao k nem sei se estara suficientemente bem feita pois n tive acesso a ela.. sem duvida k é inadmissivel eu tar a pagar na totalidade estes 5000eur.. vamos ver como se portam.. se sao dignos da marca audi k até á pouco tempo gostava.. e a cada dia k passa vou gostando menos..

Cumprimentos
 
A4_130 disse:
Bem passados já alguns dias (ja la vao 2 semanas sem o carro) aki ta a actualizaçao deste triste acontecimento:

após alguns dias na oficina disseram-me finalmente o que tinha acontecido.. turbo partido e ao partir o turbo parece k os residuos entraram para o motor.. fazendo com k o aumento de pressao dentro do motor danificasse 1 piston e pelos vistos empenou a biela desse pistou (n sei se empenou so esta biela) ... coisa k o eng. da audi disse k nunca tinha visto.. ou seja lixou o motorzinho todo.... perante isto deram deram um orçamento.. um arrepiante orçamento... 5000eur.. (sim nao me enganei :( ) .Perante isto a oficina fez uma exposiçao á SIVA (o importador) para ver se vai haver alguma comparticipaçao....(ja la vai 1 semana desde a tal exposiçao..)
Hoje fui lá de novo e pedi para ter acesso à tal exposiçao.. n tive.. pedi entao um mero relatorio e tb n tive...
Parece k vou ter k continuar á espera de uma resposta da SIVA de uma exposiçao k nem sei se estara suficientemente bem feita pois n tive acesso a ela.. sem duvida k é inadmissivel eu tar a pagar na totalidade estes 5000eur.. vamos ver como se portam.. se sao dignos da marca audi k até á pouco tempo gostava.. e a cada dia k passa vou gostando menos..

Cumprimentos

tendo em conta que tinhas feito revisão à pouco tempo. axo que só quando te xateares a sério resolves alguma coisa. infelizmente... residuos do turbo irem parar ao motor, depois de passar por tubagens e intercooler? eu arranjava uma segunda opinião...
 
nmb disse:
A4_130 disse:
Bem passados já alguns dias (ja la vao 2 semanas sem o carro) aki ta a actualizaçao deste triste acontecimento:

após alguns dias na oficina disseram-me finalmente o que tinha acontecido.. turbo partido e ao partir o turbo parece k os residuos entraram para o motor.. fazendo com k o aumento de pressao dentro do motor danificasse 1 piston e pelos vistos empenou a biela desse pistou (n sei se empenou so esta biela) ... coisa k o eng. da audi disse k nunca tinha visto.. ou seja lixou o motorzinho todo.... perante isto deram deram um orçamento.. um arrepiante orçamento... 5000eur.. (sim nao me enganei :( ) .Perante isto a oficina fez uma exposiçao á SIVA (o importador) para ver se vai haver alguma comparticipaçao....(ja la vai 1 semana desde a tal exposiçao..)
Hoje fui lá de novo e pedi para ter acesso à tal exposiçao.. n tive.. pedi entao um mero relatorio e tb n tive...
Parece k vou ter k continuar á espera de uma resposta da SIVA de uma exposiçao k nem sei se estara suficientemente bem feita pois n tive acesso a ela.. sem duvida k é inadmissivel eu tar a pagar na totalidade estes 5000eur.. vamos ver como se portam.. se sao dignos da marca audi k até á pouco tempo gostava.. e a cada dia k passa vou gostando menos..

Cumprimentos

tendo em conta que tinhas feito revisão à pouco tempo. axo que só quando te xateares a sério resolves alguma coisa. infelizmente... residuos do turbo irem parar ao motor, depois de passar por tubagens e intercooler? eu arranjava uma segunda opinião...

Pois... mas ele tem o carro na toca do lobo... o que fazer agora? :?
 
BrunoD disse:
Pois... mas ele tem o carro na toca do lobo... o que fazer agora? :?

eu nao digo tirar de lá o carro. explicar a alguem que saiba e ver que opiniao retira. eu axo muito estranho residuos do turbo passarem pelo intercooler mas nao percebo nada disso...
 
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