Gpl em Audi S3 2000

bom dia. instalei em Setembro de 2007 gpl no meu carro.

abro este topico para criar aqui um ponto de discussao acerca do gpl e dos pros e contras (e pa tentar "matar" algumas ideias acerca do gpl que podem estar erradas)

vou fazer alguns copies de outro forum com algumas adaptacoes

instalei um sistema sequencial com centralina (existem outros tipos de kits de gpl, por ex, aspirados mas gastam mais, e tem que ser afinados...) com um deposito no lugar do pneu de bicicleta com capacidade para 52L (mas so se consegue encher cerca de 40L por questoes de seguranca)

nao notei grandes diferencas em relacao a puxar menos... talvez a mais baixa rotacao (1000-2000) fique um bocado mais turbo dependente.
tudo me parece perfeitamente normal. o ralenti sempre estavel, temperatura sempre normal, continua a puxar bem e sem nenhumas falhas, embora o red-line tenha encurtado das 6700 para cerca de 6400 rotacoes, o que tambem nao faz diferenca porque a potencia maxima é as 5900.

Este problema do red-line ter encortado foi mais tarde resolvido com instalacao de um kit chamado Lt lubricator que o que faz é basicamente, dependendo da pressao do turbo, injector umas gotas de liqui molly para " lubrificar" as sedes das valvulas.
este é um dos problemas apontados acerca do gpl: é menos "lubrificante" que a gasolina, embora isto se note mais em alguns carros do que noutros (os mais afectados sao os japoneses, principalmente os hondas e toyotas, porque tem as valvulas com uma liga mais "mole"); historicamente os carros do grupo Vw nao sao afectados por este problema, mas mais vale prevenir q remediar...

para estrear o sistema fui fazer um passeio com a minha namorada pela europa, num total de 2000kms. A partida foi da republica checa (estou la a residir ha 4 anos).
Da viagem, nao houve nada a assinalar acerca do sistema, tudo sem problemas. o consumo medio foi cerca de 12l aos cem... mas digamos que nas autoestradas alemãs... nao andei devagar... pricipalmente quando encontrei um porsche para me servir de "guia"... ao qual fui em "perseguicao" por cerca de 90kms... durante os quais fomos sempre a cerca de 220...30...40 e as vezes 50 (valores do velocimetro)... aqui pude verificar que o carro certamente nao tera perdido (muita) potencia... porque continua a chegar as velocidades que atingia anteriorment... emborar demore um bocadinho mais a la chegar.

depois de cerca de 3000kms vai-se ao instalador para eles ligarem a centralina do gpl ao computador para corrigir eventuais falhas no mapa e certificar que nao ha nenhuma fuga de gas.

depois desta correccao o carro ficou a gastar-m cerca de 8L em estrada e 12,5L em cidade, ligeiramente mais do que o que gastava a gasolina (embora o preco do gpl...)

vou postar fotos do kit ja a seguir...

Alguma duvida... posso tentar ajudar

cumprimentos

dscf0019bhx1.jpg

dscf0023cal3.jpg

dscf0020cab2.jpg

dscf0021cuj5.jpg

dscf0014xf1.jpg

dscf0012jv4.jpg

dscf0016ai4.jpg

dscf0017of4.jpg

dscf0015ii9.jpg

dscf0018nf9.jpg
 
gostos á parte, tens aí uma grande makina, e é pena k te tenhas de desfazer dela. Espero k gostes da estadia cá no forum e k possamos aprender algo contigo e se possivel k tb possas aprender alguma coisa por cá ;)

p.s. podias por as fotos maiores um bocadinho para se ver logo no tópico ;)
 
hum.... o gpl ainda pode ser uma boa uma "suposta" boa opção mas vamos analizar os factos:
preço do gpl 0.65cent ...and counting! o gpl ainda é barato porque há pouca procura!
consumo 8L na melhor das hipoteses
custo de instalação +/- 3000eur

assim de repente vejo que 8L de gpl a 0.65 cent é o mesmo que 4 litros de gasoleo a 1,30eur litro!
nenhum 1.9tdi gasta 4 litros mas anda perto do 5litros;
posto isto com o custo de instalação torna-se inviavel um sistema de gpl vir a ser util.

tudo bem que existem diferenças entre ter um S3 ou um 1.9tdi....
....mas a razão pela qual aqui debate-mos o assunto: "economia" acho o 1.9tdi o caso mais fiavel para quem pertende consumos baixos!

ao comprar os dois carros usados, a vantagem de preço cai mais uma vez para o 1.9tdi! mais barato que o S3!


acho que podemos pensar sobre isto que acabei de escrever!
não sou absolutista em relação ao gasoleo mas os factos são que não existe nenhum outro combustivel que faça tanto kilometro com apenas um litro como o gasoleo!
 
N1 é bem por aí ;)

Aqui fala-se em instalação em carros a gasolina, ou seja, o consumo chamado "normal" de um S3 ronda os 12ltrs aos 100km, a GPL andará pelos 13/14.

O custo pelo menos aqui no porto ronda os 2200€ n1 num bom sistema de GPL.

E não se pode comparar as sensações de condução de um S3 para um PD130.

Embora claro existam por aqui uns PD130 que são "abençoados".

Eu não 100% contra o GPL, só o sou é quando aplicados a carros que eu considero "desportivos"
 
amstup disse:
ao comprar os dois carros usados, a vantagem de preço cai mais uma vez para o 1.9tdi! mais barato que o S3!

Isso já depende de uma série de factores, não é assim tão linear ... vai ver preços para carros do mesmo ano ;)
 
eu tb não sou contra o GPL, realmente á carros k acho k nasceram para ser verdadeiros desportivos, e se uma marca investe tanto num motor para tirar mais uns cavalitos, ou ganhar meio segundo nos 0-100Km, ao instalar GPL está-se a botar por terra todo esse esforço de conseguir fazer um desportivo. por outro lado, para muitos, o mais importante num carro não é a potencia ou a rapidez de resposta do motor, mas a estética, o conforto de se poder rolar depressa mas sem ser em corridas, e o prazer de ter um carro com alguma exclusividade. resumindo, cada um tenta fazer o seu carro á sua imagem, e dele tirar o melhor proveito possível. temos k respeitar todas as ideias e seguir as nossas convicções... ;)

fiquem bem ;)
 
boost disse:
N1 é bem por aí ;)

Aqui fala-se em instalação em carros a gasolina, ou seja, o consumo chamado "normal" de um S3 ronda os 12ltrs aos 100km, a GPL andará pelos 13/14.

O custo pelo menos aqui no porto ronda os 2200€ n1 num bom sistema de GPL.

E não se pode comparar as sensações de condução de um S3 para um PD130.

Embora claro existam por aqui uns PD130 que são "abençoados".

Eu não 100% contra o GPL, só o sou é quando aplicados a carros que eu considero "desportivos"

1º ponto - 13 a 14 litros de gpl.....equivale a 6 a 7 litros de gasoleo......e depois 2200eur de custo acrescimo
2º ponto - aqui apenas tu trazes o factor "andamento" á baila! aqui discute-se economia e não se há ou não pd130 abençoados!
3º ponto - ainda consegues ser mais preconceituoso e intolerante que muito daqueles que afirmar que os pd130 fazem e acontecem
 
1º a instalacao custou cerca de 2000€

considerando um consumo de 13L\100km (em ae gasta cerca de 8L, e conducao poupada (120) gasta cerca de 6,8L) temos um gasto de 8,45€ com gpl
para o mesmo carro a gasolina 12L equivale a cerca de 18€\100km
por cada 100km poupo 9,55€!
2000/9,55= 209, ou seja, ai fim de 20900kms a instalacao esta paga!

sao assim tantos kms?

2º 8,45€ equivale a cerca de gastar 6,76L num diesel... conhecem algum diesel com 210cvs que consuma 6,76L em conducao descontraida (nao é a poupar...)?~

3º nao duvido que andem por ai uns pd130 bem potentes... se eu quisesse chipar o meu carro pa ele ficar bem potente, ele tambem ficava com cerca de 260cvs e 350Nm!! os pd130... penso que tenham alguma dificuldade a chegar a esse valor... principalmente com esta economia em termos de gastos...

http://www.revotechnik.com/products/softwareProduct.aspx?pvID=200

ps: valores considerados: gpl: 0,65€; gasolina 98 1,5€; gasoleo 1,25€
se calhar ja nao estao actualizados.... mas sao os que me lembro...
 
gvrv disse:
3º nao duvido que andem por ai uns pd130 bem potentes... se eu quisesse chipar o meu carro pa ele ficar bem potente, ele tambem ficava com cerca de 260cvs e 350Nm!! os pd130... penso que tenham alguma dificuldade a chegar a esse valor... principalmente com esta economia em termos de gastos...

http://www.revotechnik.com/products/softwareProduct.aspx?pvID=200

aqui ninguem está a dizer que os pd130 andam mais!
até porque não andam! mesmo com file não andam!

estamos a debater economia e como fazer mais kilometros com o menos consumo de combustivel possivel!

teres um S3 a mamar 13/14 litros....ou 9 litros....
equivale a um 1.9tdi a beber 5...que diga-se de passagem é o normal!
e não tráz custos acrescidos e o carro é mais barato!

mais um vez...
estamos a discutir economia!
não andamento!

a malta dos S3 tem traumas ou quê? :lol: :D
 
fdxxx ... eu tive que cá vir outra vez por causa disto ...

Não sei se é de do cansaço ou não, mas parece que por vezes não me devo fazer entender como deve ser ... ou então o problema não é meu...

Já houve inumeras discussões sobre o GPL aqui no fórum, já foi à procura de um reply que tinha feito, mas com todas as alterações do fórum não consegui encontrar ...

Não "percebi" mto bem o reply do nosso amigo amstup, mas devo ter tocado nalgum ponto sensivel mas ok ...

Em relação a "preconceituoso e intolerante", mais uma vez não vejo onde é que eu demonstro isso, secalhar por estares "fora" de alguns contextos não percebeste o teor das minhas afirmações.

Meu caro, eu não sou contra o GPL tanto que estou a ponderar comprar um carro a gasolina e coloca-lo a GPL.

O que ainda não me conseguiram convencer, mesmo intaladores conceituados, foi da fiabilidade do sistema em carros com alterações mecânicas "que se vejam" e não com uma simples repro.

Pois é uma parte do "tuning" que me interessa.

Já referi uma porrada de vezes, em carros que a malta compre para os mantêr de origem, apoio sim senhor.

Em carros que se compre para "dobrar" a potência, ainda não me asseguraram que o sistema funcione na perfeição.

Agora afirmações dessas sem sequer conhecer a verdadeira opinião das pessoas é que acho mal.

e acho que não vale a pena continuar este tipo de conversa aqui, pois é um tópico de um projecto de um user.

aproveitem estes 3 dias para descansar, que eu vou tentar fazer o mesmo ;)
 
Boost:

nao sei se é isto que tu kers saber: os sistemas de gpl quando sao montados sao, para um determinado intervalo de potencia limitado pelo vaporisador (peca que transforma o gpl liquido em gasoso) e injectores. se tiveres um, suponhamos, s3 que em vez de 210cvs tem 300cvs, nao podes esperar que o kit que foi montado para 210cv va funcionar bem com os 300cvs... o que vai acontecer é q vais ter falta de gpl (como se tivesse acabado...comeca a solucar), o gpl gasoso formado nao é suficiente para os 300cvs!

portanto se comprares um carro e kiseres alterar... primeiro altera-o para a potencia que queres, e depois instalas um kit com vaoprisador(es) e injectores, sufientemente grande para aguentar com os 300cvs sem problema e sem gaguejansos ( quando a potencia é muito grande pode-se por ate 2 vaporisadores!

Cumprimentos
 
amstup disse:
teres um S3 a mamar 13/14 litros....ou 9 litros....
equivale a um 1.9tdi a beber 5...que diga-se de passagem é o normal!
e não tráz custos acrescidos e o carro é mais barato!

para comparar com um tdi talvez fosse melhor comparar com um 1.8t 150cv que talvez tenha uns consumos medios de 8L (nao sei...desconheco)

8L a gasolina... 9L a gpl equivale a 5,85€ que equivale a 4,5L de gasoleo...

nao se pode comparar consumos de carros com potencias tao diferentes...

Cumprimentos
 
o gpl compensa sempre..é preciso é fazer kilometros pa o investimento render.

tao a falar que os carros a gasolina sao mais caros que os gasoleo ou que a diferença nao é sufeciente pa poder investir num gpl...NAO DEVEM DE TAR A FALAR DO MERCADO PORTUGUES??? :eek:

claro que o S3 é um pouco mais caro que um pd130, mas sao 2 classes de carros completamente diferentes.
quem normalmente poe gpl no carro, mas em carros equivalentes, o carro a gasoleo continua mt valorizado comparado com o carro a gasolina..compras A4 1.8t por 5000€, mas nao compras um 1.9 tdi 110cv ou um 2.5tdi, que é o que tem a mesma potencia do 1.8t por menos de 7000€, por esses 2000€ de diferença ficas com um carro em que nao tens o cu a abanar sempre k o ligas e desligas, os teus vizinhos nao ouvem o tractor a chegar, e tens mais perfomance, alem de que um consumo menor que o 2.5 tdi

Eu pa meter gpl num carro, era fazer como o nosso colega Mustang..era num S8, pois teria um carro com o dobro de segurança e prestaçoes que o 2.5tdi quase pelo mesmo preço
 
Back
Top