"Geração à Rasca - A Nossa Culpa" - C/ muitas verdades

ei people...

Tenham lá calma...

Não fui eu que escrevi... Recebi um email com este desabafo e como concordei na totalidade com o que o SENHOR diz, postei no forum...
Tal como já disseram, eu também não mudo uma única palavra, está tudo 100% correcto...

Mas também estou como o Neljoe um dia disse por aqui num tópico qualquer, e nós quando formos pais?? como seremos?? A questão está mesmo no amor que temos pelos nossos filhos, logo a necessidade de podermos dar-lhes tudo... é pena esse "tudo" estraga-los...
Eu e a minha mulher, se tudo correr bem, planeamos o nosso 1º filho daqui a um ano, mas não faço a mínima ideia de como serei a educa-lo... é algo que me assusta...
 
Tenho vindo a aperciar esse texto (mesmo antes de ele existir) a já algum tempo.

Tempo esse em que com apenas 15 anos fui forçado na altura a trocar as férias de Verao por um emprego de 12horas numa fabrica de concentrado de tomate onde o meu pai era chefe, se julgam que era trabalho de escritório enganam-se começei por encher bidons de 300kg de concentrado e mais tarde passei a trabalhar com máquinas de transporte e elevação, isto enquanto os meus amigos de escola se dedicavam ás "curtes" nas piscinas municipais e idas á praia e eu 3 meses e meio no meio dos tomates.

A escola terminou veio a universidade, preferi arranjar trabalho enquanto os meus amigos foram passear os livros. E eis o que vejo agora com 21anos e meio.

-Tenho um trabalho por enquanto estável e sou polivalente no mesmo, porque sei como eles trabalhar com os computadores e marrei um bocado em casa e com ajuda de colegas de trabalho a programar sistemas de segurança (estudei com um proposito e fundamento), auxilio o pessoal nos armazens quando faz falta com o empelhador porque na fabrica aprendi a trabalhar com eles.

-Tenho uns pais que me orgulho e nao tenho vergonha de os mostrar a quem quer que seja, querem sair comigo, entao vêm comigo sem problema algum, enquanto os meus amigos têm vergonha dos pais por estes estarem a passar fome e vestir roupinha da feira enquanto os filhos estorram dinheiro em bubas.

-Tenho um audi como é do conhecimento de todos vós, a pouco tempo adquiri um mercedes e220 pelo o motivo que ia ser penhorado entao fiz negocio com o antigo dono e comprei o carro pelo valor da divida, ou seja tenho presentemente dois carros MEUS enquanto vejo os meus amigos em fords fiestas dos pais a sacar pioes e partir porque nao lhes costou a ganhar.

-Ando com ideias de investimento em Africa porque portugal está em crise e tenho que tentar ao menos vencer na vida, enquanto eles se entopem de "canudos".

-Aos 20 anos era para sair de casa e tornar-me independente, mas em conversa com os meus pais e por sugestao deles comprei casa no em Albufeira para alugar e deste modo ela se ir pagando a ela propia, a unica coisa em que os meus pais me ajudaram foi em serem meus fiadores. Enquanto que os meus amigos andam em casas alugadas pelos os pais.


Isto tudo para mostrar que nem todos temos educações iguais, isto porque o meu pai é ex-combatente e posso afirmar hoje (obrigado pai) que ganhei muita porrada no lombo, e a educação foi tipo militar. Nunca tive problemas de maior com a GNR porque desde de pequeno que oiço, se caires na esquadra dese*****te que ninguem te vai la buscar.

Nao bebo, nao fumo poupo uns trocos para o gasoleo que gasto a passear. :D

Aprendi a cozinhar porque os meus pais nunca estao em casa e tenho que me desenrrascar e a vida de restaurante sai um pouco cara nos dias de hoje.

Mas lavar roupa e passar a ferro é que nao consigo aprender... sou um jovem normal nisso :D
 
hummmm, será que o people num comentou mais este tópico por causa do comentário do Zukinha, ou porque este forum possui muitos audistas pertencentes à geração à rasca???

:D :D :D :D
 
Fiquei desiludido pensava que as palavras eram tuas, quando é assim deve-se citar a fonte antes ou depois do texto.
 
A fonte do texto parece que ainda é desconhecida. Foi inicialmente atribuído a Mia Couto mas o próprio já veio desmentir.

De resto concordo em absoluto com o texto, temos uma geração de mimados "à rasca"... ora vejamos:

- Então, foste à manifestação da geração à rasca?

- Sim, claro.

- Quais foram os teus motivos?

- Acabei o curso e não arranjo emprego.

- E tens respondido a anúncios?

- Na realidade, não. Até porque de verão dá jeito: um gajo vai à praia, às esplanadas, as miúdas são giras e usam pouca roupa. Mas de inverno é uma chatice. Vê lá que ainda me sobra dinheiro da mesada que os meus pais me dão. Estou aborrecido.

- Bom, mas então porque não respondes a anúncios de emprego?

- Err...

- Certo. Mudando a agulha: felizmente não houve incidentes.

- É verdade, mas houve chatices.

- Então?

- Quando cheguei ao viaduto Duarte Pacheco já havia fila.

- Seguramente gente que ia para as Amoreiras.

- Nada disso. Jovens à rasca como eu. E gente menos jovem. Mas todos à rasca.

- Hum... E estacionaste onde? No parque Eduardo VII?

- Tás doido?! Um Audi TT cabrio dá muito nas vistas e aquela zona é manhosa. Não, tentei arranjar lugar no parque do Marquês. Mas estava cheio.

- Cheio de...?

- De carros de jovens à rasca como eu, claro. Que pergunta!

- E...?

- Estacionei no parque do El Corte Inglés. Pensei que se me despachasse cedo podia ir comprar umas coisinhas à loja gourmet.

- E apanhaste o metro.

- Nada disso. Estava em cima da hora e eu gosto de ser pontual.
Apanhei um táxi. Não sem alguma dificuldade, porque havia mais jovens à rasca atrasados.

- Ok. E chegaste à manif.

- Sim, e nem vais acreditar.

- Diz.

- Entrevistaram-me em directo para a televisão.

- Muito bom. O que disseste?

- Que era licenciado e estava no desemprego. Que estava farto de pagar para as reformas dos outros.

- Mas, se nunca trabalhaste, também não descontaste para a segurança social.

- Não? Pois... não sei.

- Deixa-me adivinhar: és licenciado em Estudos Marcianos.

- F***-se! És bruxo, tu?

- Palpite. E então, gritaste muito?

- Nada. Estive o tempo todo ao telemóvel com um amigo que estava na manif do Porto. E enquanto isso ia enviado mensagens para o Facebook e o Twitter pelo iPhone e o Blackberry.

- Mas isso não são aparelhinhos caros para quem está à rasca?

- São as armas da luta. A idade da pedra já lá vai.

- Bem visto.

- Quiriquiri-quiriquiri-qui! Quiriquiri-quiriquiri-qui!

- Calma, rapaz. Portanto despachaste-te cedo e ainda foste à loja gourmet.

- Uma *****! A luta é alegria, de forma que continuámos a lutar Chiado acima, direitos ao Bairro Alto. Felizmente uma amiga, que é muito previdente, tinha reservado mesa.

- Agora os tascos do Bairro aceitam reservas?

- Chamas tasco ao Pap"Açorda?

- Errr... E comeram bem?

- Sim, sim. A luta é cansativa, requer energia. Mas o pior foi o vinho. Aquele cabernet sauvignon escorregava...

- Não me digas que foste conduzir nesse estado.

- Não. Ainda era cedo. Nunca ouviste dizer que a luta continua? E continuou em direcção ao Lux. Fomos de táxi. Quatro em cada um, porque é preciso poupar guito para o verão. Ah... a praia, as esplanadas, as miúdas giras e com pouca roupa...

- Já não vou ao Lux há algum tempo, mas com a crise deve estar meio morto, não?

- Qual quê! Estava à pinha. Muita malta à rasca.

- E daí foste para casa.

- Não. Apanhei um táxi para um hotel. Quatro estrelas, que a vida não está para luxos.

- Bom, és um jovem consciente. Como tinhas bebido e...

- Hã?! Tu passas-te! A verdade é que conheci uma camarada de luta e... bem... sabes como é.

- Resolveram fazer um plenário?

- Quê? Às vezes não te percebo.

- Costuma acontecer. E ficaram de ver-se?

- Ha! Ha! Ha! De ver-se, diz ele. Não estás a ver a cena. De manhã chegámos à conclusão que ela era bloquista e eu voto no Portas. Saiu porta fora. Acho que foi tomar o pequeno-almoço à Versailles.

- Tu tomaste o teu no hotel.

- Sim, mas mandei vir o room service, porque ainda estava meio ressacado.

- Depois pagaste e...

- A crédito, atenção. Com o cartão gold do Barclays.

- ... rumaste a casa.

- Sim, àquela hora a A5 não tinha trânsito. Já não havia malta à rasca a entupir o tráfego.

- Moras onde? Paço d"Arcos? Parede?

- Que horror! Não, não. Moro na Quinta da Marinha, numa casita modesta que os meus pais se vêem à rasca para pagar. Para a próxima levo-os comigo.

Tb não sei quem é o autor deste texto, mas espelha tb a realidade do nosso país!

Cumps
 
Eu tb recebi esse mail, e partilho em traços gerais as afirmações expostas. QQ dia não temos um canalizador, um pedreiro, um estucador, ...... pq hoje em dia niguem quer essas profissões.
Todos querem ser Drº e Engª, e o mercado de trabalho não tem vagas suficientes para observer o ppl q sai das Universidades.
 
hummmm, será que o people num comentou mais este tópico por causa do comentário do Zukinha, ou porque este forum possui muitos audistas pertencentes à geração à rasca???

:D :D :D :D

O pessoal nao gostou de ler o meu testamento...

bolas... :(

Eu so me tou a ver a rasca porque tudo esta a aumentar e o meu ordenado a manter-se... :D

Mas esses meninos que sao licenciados e andam a procura de trabalho sao naquela base:

"continente, fod@ss doutor caraii nao posso ir para esses sitios."
"O que? ordenado base 1000€???? eu sou doutor caraii"

Quando arranjam trabalho...

"Boss este ano vou para o SW nao conte cmg duas semanas"
"Boss desculpe o atraso mas estava com a namorada esquecime das horas"
"Boss tou doente nao conte cmg hoje (entava as 09 enviou sms as 10h)"

Etc... depois admiram-se... :D

Ja para nao falar daqueles que aderem a moda de DJ de fim de semana e ganham 30€x3 por mês.. :D
 
zukinha, acho que a maioria dos licenciados não são assim...

se calhar estou a ser optimista...mas falo do que conheço, e o que conheço são muitos licenciados com valor e que não têm emprego, nem sequer um "primeiro emprego", e não têm problemas em trabalhar no continente, mesmo sendo "doutores" como lhes chamas..

o que acho que acontece é uma condenação desta geração mais jovem por parte de gerações mais velhas, muito em parte para camuflar os seus próprios erros...
 
zukinha, acho que a maioria dos licenciados não são assim...

se calhar estou a ser optimista...mas falo do que conheço, e o que conheço são muitos licenciados com valor e que não têm emprego, nem sequer um "primeiro emprego", e não têm problemas em trabalhar no continente, mesmo sendo "doutores" como lhes chamas..

o que acho que acontece é uma condenação desta geração mais jovem por parte de gerações mais velhas, muito em parte para camuflar os seus próprios erros...

Não concordo German... O próprio texto que postei culpa a geração que "gerou" a geração à rasca...
Os Doutores que falas não são doutores de medicina, são doutores que acabam a licenciatura em 4/5 anos e que a própria profissão os intitula de tal... Por exemplo, um "simples" (sem ofensa) TOC - Técnico oficial de Contas, é chamado de doutor... portanto, a ***** é a mesma...

Segundo, NA MINHA OPINIÃO, a maioria dos licenciados são como o Zukinha diz, o que significa que existe uma minoria que é humilde e aceita o que for, mas esses, normalmente, saíram da Fac e não arranjaram emprego... Agora, aqueles que saíram, arranjaram emprego e depois ficaram desempregados, a maioria não quer um emprego qualquer...

Eu já passei por várias empresas, e já vi de tudo... Na que me encontro actualmente, é o descalabro total... Cada um com a sua, uns trazem portátil pro local de trabalho, outros entram ás 9:30, saem às 5:30, outros preenchem a folha de presenças como se tivessem vindo trabalhar num feriado ou num fim de semana quando se sabe que ninguém pôs os pés na empresa... Mas mesmo sendo engenheiros, acham que têm a sua razão, só porque são engenheiros...

A arrogância, nem se fala... Cada um com a **** da mania de que é o maior... Já vi aqui um italiano- Engº aeronáutico (que está em Portugal porque casou com uma portuguesa) a dar alta formação em ar-condicionado, pensando ele que estava a dizer grande novidade, todos a dizer amén, e no entanto nunca vi ninguém a mandar tal bacorada... Na ideia dele, o ar frio era enviado do exterior quando nem condutas o A/C tem para o exterior :) :) :)

Isto é apenas um exemplo que nem é de um Português...
 
Ora muito bem,

venho aqui então deixar a minha posta, concordo plenamente com todos os textos aqui descritos tanto com o do deadlysin como o do Zukinha.

Muitos dessas gerações que dizem que estão á rasca é porque nunca tiveram que lutar ou esgravatar para que possam ter algo que queiram, eu tenho 24anos e desde os meus 16 que trabalho, desde a entrega de pizzas ao domicilio na telepizza ate ao trabalho que tenho actualmente.
Trabalho numa empresa Transitária e faço gestão de transportes nacionais e internacionais, mas, para poder chegar aqui tive que subir os degraus da vida (ate agora curta) com muito esforço eu tive de trabalhar para poder tirar a minha carta de mota aos 16anos.
Nas ferias do Verão fui ajudar um vizinho que era ladrilhador e esse dinheiro que ganhei foi apra aminha carta de condução de mota e apos uns meses a trabalhar na telepizza lá consegui juntar uns trocos apra a carta de carro... E quando vejo certos e determinados individuos que com a avença dos paizinhos com a carta paga e carrinho a porta andam a estragar e a xingar o esforço dos pais nao acho de todo justo.

É verdade tenho um Audi sim, mas é com o meu esforço suor e dedicação há vida que o tenho, como muitos daqui!!! Não esperei que o mesmo tivesse caido do ceu...
Por isso revolta-me quando dizem que há crise e as discotecas estão cheias, todos os dias vemos milhares de carros com uma pessoa e ninguem se deixa do luxo se ir ao cafe de carro de beber o whiskyzinho no cafe tirando outros luxos descabidos e completamente futeis...

Portanto, geração á rasca? Acredito, mas levantem os rabinhos e procurem trabalho... Á rasca estão os pais dos meninos que sempre lhes pagaram tudo e agora a maminha que pingava secou!!!

Cumps a todos!
 
Venho apenas aqui dizer... que o li como abertura deste POST é uma total .....(&#%/#%/&) .... para nao dizer um palavrão...

então o facto de o governo acabar com a nossa PESCA, AGRICULTURA, TEXTEIS, CERAMICAS, VIDROS etc etc... nao tem nada a ver...

O facto de gastarmos €€€ em submarinos da feira que podiam ca ser feitos... nao tem nada a ver...

gastarmos €€€ num tgv OBSOLETO quando ja existe o comboio magnetico que é muito mais rapido e evoluido... nao tem nada a ver

gastarmos €€€ em barragens e torres eolicas e depois compramos electricidade a Espanha... não tem nada a ver...

deixarmos os chinocas e outros entrarem ca e venderem as coisas a ISENTOS de impostos e nos ca termos de arrotar com impostos... não tem nada a ver...

etc etc etc...



Afinal a culpa é nossa que habituamos os nossos filhos a coisas boas... EPA MATA-TE ou junta-te ao Socrates...
 
Isto:
Um dia, isto tinha de acontecer.
Existe uma geração à rasca? Existe mais do que uma! Certamente!
Está à rasca a geração dos pais que educaram os seus meninos numa
abastança caprichosa, protegendo-os de dificuldades e escondendo-lhes as
agruras da vida.
Está à rasca a geração dos filhos que nunca foram ensinados a lidar com
frustrações. A ironia de tudo isto é que os jovens que agora se dizem (e
também estão) à rasca são os que mais tiveram tudo. Nunca nenhuma
geração foi, como esta, tão privilegiada na sua infância e na sua
adolescência. E nunca a sociedade exigiu tão pouco aos seus jovens como
lhes tem sido exigido nos últimos anos.

Deslumbradas com a melhoria significativa das condições de vida, a minha
geração e as seguintes (actualmente entre os 30 e os 50 anos)vingaram-se
das dificuldades em que foram criadas, no antes ou no pós 1974, e
quiseram dar aos seus filhos o melhor.
Ansiosos por sublimar as suas próprias frustrações, os pais
investiramnos seus descendentes: proporcionaram-lhes os estudos que
fazem deles a geração mais qualificada de sempre (já lá vamos...), mas
também lhesderam uma vida desafogada, mimos e mordomias, entradas nos
locais de diversão, cartas de condução e 1º automóvel, depósitos de
combustível cheios, dinheiro no bolso para que nada lhes faltasse. Mesmo
quando as expectativas de primeiro emprego saíram goradas, a família
continuou presente, a garantir aos filhos cama, mesa e roupa lavada.
Durante anos, acreditaram estes pais e estas mães estar a fazer o
melhor; o dinheiro ia chegando para comprar (quase) tudo, quantas vezes
em substituição de princípios e de uma educação para a qual não havia
tempo, já que ele era todo para o trabalho, garante do ordenado com que
se compra
(quase) tudo. E éramos (quase) todos felizes.

Depois, veio a crise, o aumento do custo de vida, o desemprego, ... A v
aquinha emagreceu, feneceu, secou.

Foi então que os pais ficaram à rasca. Os pais à rasca não vão a um
concerto, mas os seus rebentos enchem Pavilhões Atlânticos e festivais
de música e bares e discotecas onde não se entra à borla nem se consome
fiado.
Os pais à rasca deixaram de ir ao restaurante, para poderem continuar a
pagar restaurante aos filhos, num país onde uma festa de aniversário
de adolescente que se preza é no restaurante e vedada a pais.



São pais que contam os cêntimos para pagar à rasca as contas da água e
da luz e do resto, e que abdicam dos seus pequenos prazeres para que os
filhos não prescindam da internet de banda larga a alta velocidade, nem
dos qualquercoisaphones ou pads, sempre de última geração.

São estes pais mesmo à rasca, que já não aguentam, que começam a ter de
dizer "não". É um "não" que nunca ensinaram os filhos a ouvir, e que por
isso eles não suportam, nem compreendem, porque eles têm direitos,
porque eles têm necessidades, porque eles têm expectativas,porque lhes
disseram que eles são muito bons e eles querem, e querem, querem o que
já ninguém lhes pode dar!

A sociedade colhe assim hoje os frutos do que semeou durante pelo menos
duas décadas.

Eis agora uma geração de pais impotentes e frustrados.
Eis agora uma geração jovem altamente qualificada, que andou muito por
escolas e universidades mas que estudou pouco e que aprendeu e sabe na
proporção do que estudou. Uma geração que colecciona diplomas com que o
país lhes alimenta o ego insuflado, mas que são uma ilusão, pois
correspondem a pouco conhecimento teórico e a duvidosa capacidade
operacional.


Eis uma geração que vai a toda a parte, mas que não sabe estar em sítio
nenhum. Uma geração que tem acesso a informação sem que isso signifique
que é informada; uma geração dotada de trôpegas competências de leitura
e interpretação da realidade em que se insere.


Eis uma geração habituada a comunicar por abreviaturas e frustrada por
não poder abreviar do mesmo modo o caminho para o sucesso. Uma geração
que deseja saltar as etapas da ascensão social à mesma velocidade que
queimou etapas de crescimento. Uma geração que distingue mal a diferença
entre emprego e trabalho, ambicionando mais aquele do que este, num
tempo em que nem um nem outro abundam.
Eis uma geração que, de repente, se apercebeu que não manda no mundo
como mandou nos pais e que agora quer ditar regras à sociedade como as
foi ditando à escola, alarvemente e sem maneiras.


Eis uma geração tão habituada ao muito e ao supérfluo que o pouco não
lhe chega e o acessório se lhe tornou indispensável.
Eis uma geração consumista, insaciável e completamente desorientada.
Eis uma geração preparadinha para ser arrastada, para servir de montada
a quem é exímio na arte de cavalgar demagogicamente sobre o desespero
alheio.

Há talento e cultura e capacidade e competência e solidariedade e
inteligência nesta geração? Claro que há. Conheço uns bons e valentes
punhados de exemplos! Os jovens que detêm estas
capacidades-características não encaixam no retrato colectivo, pouco se
identificam com os seus contemporâneos, e nem são esses que se queixam
assim (embora estejam à rasca, como todos nós).
Chego a ter a impressão de que, se alguns jovens mais inflamados
pudessem, atirariam ao tapete os seus contemporâneos que trabalham bem,
os que são empreendedores, os que conseguem bons resultados académicos,
porque, que inveja!, que chatice!, são betinhos, cromos que só estorvam
os outros (como se viu no último Prós e Contras) e, oh, injustiça!, já
estão a ser capazes de abarbatar bons ordenados e a subir na vida.

E nós, os mais velhos, estaremos em vias de ser caçados à entrada dos
nossos locais de trabalho, para deixarmos livres os invejados lugares a
que alguns acham ter direito e que pelos vistos - e a acreditar no que
ultimamente ouvimos de algumas almas - ocupamos injusta, imerecida e
indevidamente?!!!

Novos e velhos, todos estamos à rasca.
Apesar do tom desta minha prosa, o que eu tenho mesmo é pena destes
jovens.
Tudo o que atrás escrevi serve apenas para demonstrar a minha firme c
onvicção de que a culpa não é deles.
A culpa de tudo isto é nossa, que não soubemos formar nem educar, nem
fazer melhor, mas é uma culpa que morre solteira, porque é de todos, e a
sociedade não consegue, não quer, não pode assumi-la.
Curiosamente, não é desta culpa maior que os jovens agora nos acusam.
Haverá mais triste prova do nosso falhanço?
Pode ser que tudo isto não passe de alarmismo, de um exagero meu, de uma
generalização injusta.
Pode ser que nada/ninguém seja assim.



Mais isto:
Venho apenas aqui dizer... que o li como abertura deste POST é uma total .....(&#%/#%/&) .... para nao dizer um palavrão...

então o facto de o governo acabar com a nossa PESCA, AGRICULTURA, TEXTEIS, CERAMICAS, VIDROS etc etc... nao tem nada a ver...

O facto de gastarmos €€€ em submarinos da feira que podiam ca ser feitos... nao tem nada a ver...

gastarmos €€€ num tgv OBSOLETO quando ja existe o comboio magnetico que é muito mais rapido e evoluido... nao tem nada a ver

gastarmos €€€ em barragens e torres eolicas e depois compramos electricidade a Espanha... não tem nada a ver...

deixarmos os chinocas e outros entrarem ca e venderem as coisas a ISENTOS de impostos e nos ca termos de arrotar com impostos... não tem nada a ver...

etc etc etc...



Afinal a culpa é nossa que habituamos os nossos filhos a coisas boas... EPA MATA-TE ou junta-te ao Socrates...

igual a Portugal Rasca...
 
Venho apenas aqui dizer... que o li como abertura deste POST é uma total .....(&#%/#%/&) .... para nao dizer um palavrão...

então o facto de o governo acabar com a nossa PESCA, AGRICULTURA, TEXTEIS, CERAMICAS, VIDROS etc etc... nao tem nada a ver...

O facto de gastarmos €€€ em submarinos da feira que podiam ca ser feitos... nao tem nada a ver...

gastarmos €€€ num tgv OBSOLETO quando ja existe o comboio magnetico que é muito mais rapido e evoluido... nao tem nada a ver

gastarmos €€€ em barragens e torres eolicas e depois compramos electricidade a Espanha... não tem nada a ver...

deixarmos os chinocas e outros entrarem ca e venderem as coisas a ISENTOS de impostos e nos ca termos de arrotar com impostos... não tem nada a ver...

etc etc etc...



Afinal a culpa é nossa que habituamos os nossos filhos a coisas boas... EPA MATA-TE ou junta-te ao Socrates...

COMPLETAMENTE DE ACORDO CONTIGO... Mas a geração à rasca continua a ser rasca... :D
 
Back
Top