Geometria variavel???

Boa tarde pessoal,

Pretendo saber como destinguir um motor de geometria variavel com um de fixa.

A minha duvida é referente a um a3 8l 1.9tdi 90cv de 1996.

Cumpz
 
De frente para o carro, de capot aberto... olhas junto do vidro do lado direito, mas do lado do compartimento do motor...

Se vires lá duas valvulas... tems TGV, senão TGF :p
 
Na mala, perto do pneu de reserva ta um papel com as caracteristicas do teu automovel, basta veres ser o codigo do teu motor é AGR (GF) ou ALH (GV), mas tenho 100% certeza k o teu é geometria fixa, devido ao ano do automovel.
 
Um turbo de geometria variável trabalha variando a área de passagem dos gases de escape dentro da carcaça de turbina, graças às palhetas existentes que mudam de posição de acordo com a necessidade do motor. A pressão fornecida pelo compressor se dá através das oscilações da velocidade dos gases de escape dentro da carcaça de turbina, ou seja, nas baixas rotações do motor ele funciona com uma carcaça de turbina bem "pequena", melhorando o torque do motor nestas condições, e em altas rotações, quando o motor estabiliza seu trabalho, as palhetas se abrem e o turbo funciona como se fosse equipado com uma carcaça de turbina "grande".
 
hucruz disse:
De frente para o carro, de capot aberto... olhas junto do vidro do lado direito, mas do lado do compartimento do motor...

Se vires lá duas valvulas... tems TGV, senão TGF :p

Tava a ver os topicos e vi este, axo estranho isso das valvulas, n sei s estou enganado mas o meu audi 80 1.9 tdi tem essas valvulas e e de 1992. posso tar enganado mas penxo k n, no turbo tem o k tem este
VTG_1a.jpg


N sei se tera cido colocado pelo ex dono, ou antes, anterior ao ex dono, pois o ex dono esta casado com a minha irma :p

Opinem.

Fikem Bem...JeT
 
Obrigado mais uma vez pessoal, fiquei mais culto com as explicações. o meu é mesmo de geometria fixa.

Thank's

Bom ano pa tds
 
Eu comexo memso a axar k o meu tem variavel, pois o meu tem uma cena parecida mas n esta nece sitio, esta onde tem o parafuso do amortecedor do lado do passageiro mas eu dps coloco fotos e logo se verá, mas uma coisa k tb m faz axar ist e o da minha antiga carrinha Clio dCi, k era fixa e n era km o do audi na parte das porcas....

Fikem Bem...JeT
 
Nuno S disse:
Um turbo de geometria variável trabalha variando a área de passagem dos gases de escape dentro da carcaça de turbina, graças às palhetas existentes que mudam de posição de acordo com a necessidade do motor. A pressão fornecida pelo compressor se dá através das oscilações da velocidade dos gases de escape dentro da carcaça de turbina, ou seja, nas baixas rotações do motor ele funciona com uma carcaça de turbina bem "pequena", melhorando o torque do motor nestas condições, e em altas rotações, quando o motor estabiliza seu trabalho, as palhetas se abrem e o turbo funciona como se fosse equipado com uma carcaça de turbina "grande".

Obrigado pelo esclarecimento, :p
Ja tinha ouvido falar de uma tecnologia sobre a sobrealimentacao variavel, mas com 2 turbos, um pequeno e um maior, isto servia para quebrar o fosso de potencia que os motores turbo tem ate o mesmo disparar. Mas desconhecia este novo sistema de turbos. :roll:
 
sera que se consegue aplicar um sistema de dois turbos da bm nun a3?
o sistema n parece ser mt como plicado de aplicar, o prob é a electronica..... atraves de repro sera que da pra controlar isso?
 
Back
Top