GARANTIA CARROS USADOS-O QUE DIZ?

relativamente ao problema que me surgiu com o imobilizador da carrinha, e uma vez que a garantia acaba agora em agosto, gostava de saber em concreto o que diz a lei em relaçao às garantias nos usados.

a garantia que tenho por escrito diz : 2 anos ou 40.000km - mecanica geral, motor e caixa, nao estando incluidas quaisquer peças de desgaste, bombas injectoras, turbos e outros relacionados, bem como qualquer electronica da viatura.

problemas de parte electrica estão cobertos durante os oito dias seguintes à venda!

isto é válido? ou o vendedor tem obrigaçao de assumir tal reparaçao?

andei até agora no google a tentar encontrar algo que relatasse as normas da garantia de carros usados, mas a unica coisa que encontro sao opinioes de particulares que nao sao muito coerentes.

se alguem puder facultar essa informaçao, ou me confirmar se o vendedor tem, ou nao, a obrigatoriedade legal de assumir esta reparaçao, eu agradecia imenso, até porqe tenho a carrinha parada na garagem, e segunda-feira queria dar seguimento à coisa, independentemente do rumo! :(
 
a garantia que tenho por escrito diz : 2 anos ou 40.000km - mecanica geral, motor e caixa, nao estando incluidas quaisquer peças de desgaste, bombas injectoras, turbos e outros relacionados, bem como qualquer electronica da viatura.

..Isso é a garantia de quê? do stand,ou de uma companhia que o stand tem acordo...estilo MAPLE..ou coisa assim...

Eu ja tive um grande problema assim parecido,onde o gajo do stand,me dá um livro de garantia,que era da MAPLE,onde diz essas cenas todas....Eu no meu caso,envolveu um turbo,maf...
...Como tinha a garantia a acabar,fui me queixar que o carro fazia poço,quando acelarava,e perdia força a x rotações...etc...no fim de reparado o tipo veio com uma factura de 800€....Eu não paguei,ele começou com a converça,que a garantia não cobria,porque o carro,ja tinha x anos e x km....A garantia do livro (MAPLE),e respondi,pois muito bem,eu não pago,essa garantia,que está escrita nesse livro,é uma garantia que o stand compra,para não arcar com os custos todos,mas se o material posto não for coberto,por essa garantia,O STAND TEM QUE DAR GARANTIA AS PEÇAS QUE PERMITAM O PERFEITO FUNCIONAMENTO DO AUTOMOVEL,DESDE QUE NÃO SEJAM DE DESGASTE RAPIDO.(pneus,pastilhas,discos..etc...)

..No teu caso Imobilizador...O stand tem que dar garantia disso :twisted: :twisted:
...Ele que não venha que a garantia não cobre....
http://www.deco.proteste.pt/map/src/376761.htm
http://www.autoportal.pt/lermsg.asp?MsgO=17772&IdMsg=17773&IdForum=1

Dois anos de garantia
Nos carros novos, a garantia mínima é de dois anos após a compra. Durante aquele período, qualquer defeito que não resulte da má utilização ou de um desgaste natural das peças, como o piso dos pneus, tem de ser corrigido pelo stande, sem custos para o cliente. Algumas marcas têm o hábito de alargá-la. Neste caso, fique atento às limitações. Por exemplo, a embraiagem, correia de transmissão e outros equipamentos mecânicos e eléctricos, como o ar condicionado e o auto-rádio não estão, por norma, abrangidos pela garantia no período que excede os dois anos legais. Muitos standes impõem também restrições quilométricas ou um máximo para as reparações.

Nos usados, e a menos que o negócio seja entre particulares, a garantia também é de dois anos. Se quiserem vender-lhe uma durante aquele período, não aceite, já que o stande é responsável por qualquer avaria. A garantia de dois anos pode, no entanto, ser reduzida para um ano se o stande e o consumidor assim acordarem. Só é aconselhável se ganhar algo em troca, como um bom desconto no preço.

Quando detectar um defeito, tem dois meses para denunciá-lo ao stande, para que este o resolva. O prazo de contagem da garantia interrompe-se enquanto estiver privado do carro. Por isso, não se esqueça de pedir um comprovativo da oficina, como uma factura, folha de obra ou declaração da marca. Para resolver o problema, pode optar pela reparação ou substituição do carro, redução do preço ou o fim do contrato, excepto se for impossível ou um abuso de direito. Por exemplo, não faria sentido exigir outro automóvel devido a um problema no airbag, que facilmente poderia ser corrigido. Nos negócios com particulares, é mais difícil exigir a reparação. Tem de provar que o vendedor conhecia o problema do carro antes de vendê-lo e, mesmo assim, sem garantias de ser compensado.
 
obrigado nuno

mas eu gostava de ler as disposiçoes legais acerca desta materia antes de ir lá fazer barulho, pois queria ir com toda a certeza e convicçao daquilo que vou pedir! :|
 
amigo o melhor a fazer é ligar para a deco.
eles dizem-te como é, e assim ficas sem dúvidas.
abraço
 
já agora quando tiveres informações, partilha s.f.f com o pessoali !!
assim ficamos todos mais informados .
abraço.
 
quem me atendeu na deco foi mt prestavel :S

disseram-me k ele deveria assumir mas nao me davam 100% certeza k s fosse a tribunal por causa disto k ganharia :S

ao menos ele está-me a ajudar a tentar resolver o problema....já é alguma coisa... :S
 
ricky143 disse:
A garantia dos 2 anos é obrigatória independentemente da idade do carro :?:



a menos k entre acordo entre vendedor e comprador esse tempo seja reduzido para um ano, podendo existir para tal, beneficios por parte do vendedor para com o comprador.

bem como a negociaçao do contrato de garantia, excepto se....



....percebes ricky143 ?? :S sao merdas deste genero k podem abonar a favor deum e contra o outro na hora da verdade.

como a garantia k tenho dele nao menciona electronica e está assinada pelos dois, ele pode alegar k me fez desconto no carro para eu concordar com akilo e ja foge com o cu a seringa

é neste tipo de merdas k eles dizem k eu posso ir pa tribunal e arriscar a perder, e aí a brincadeira ainda fica mais cara.... :S


 
Eu perguntei pela seguinte razão:

Há uns tempos comprei um Golf II na Alvacar, e os gajos disseram que por causa do valor do carro não davam garantia. Assinei inclusivé um documento em como o carro era vendido sem garantia.
Um mês depois o carro tinha de ir à inspecção e tava a verter oleo não sei por onde..Fui lá e disseram que qualquer reparação tinha de ser paga pois o carro não tinha garantia. Depois desta resposta fui à DECO, enviei carta, recebi cartas..O certo é que deixei lá o carro 2/3 dias, levaram o carro à inspecção (passou) e não veio a pingar oleo..

Ou seja pelo que tenho lido, o que eles fizeram não é válido pois qualquer viatura vendida por eles tem de ter no minimo um ano de garantia, correcto?
 
ricky143 disse:
Eu perguntei pela seguinte razão:

Há uns tempos comprei um Golf II na Alvacar, e os gajos disseram que por causa do valor do carro não davam garantia. Assinei inclusivé um documento em como o carro era vendido sem garantia.
Um mês depois o carro tinha de ir à inspecção e tava a verter oleo não sei por onde..Fui lá e disseram que qualquer reparação tinha de ser paga pois o carro não tinha garantia. Depois desta resposta fui à DECO, enviei carta, recebi cartas..O certo é que deixei lá o carro 2/3 dias, levaram o carro à inspecção (passou) e não veio a pingar oleo..

Ou seja pelo que tenho lido, o que eles fizeram não é válido pois qualquer viatura vendida por eles tem de ter no minimo um ano de garantia, correcto?
sempre 2 anos

e só reduz para um se for em mutuo acordo com o cliente, o k a deco n aconselha, a menos k o cliente seja bem beneficiado nessa reduçao de tempo, tipo um bom desconto no preço
 
Back
Top