Eu concordo com o
@madlima29, acho que no fundo não passa de marketing por parte das empresas e efeito placebo por parte dos consumidores. O gasóleo é todo igual, tirando esses low cost que devem ser o refugo ou seja, tipo de segunda escolha. Os chamados aditivados poderão ter mais um pouco de óleo perfumado...
Pessoalmente, no carro de trabalho no dia-a-dia, vai qualquer um, seja a marca que estiver mais próxima (exceto os low cost). Km iguais, rendimento idêntico, ruído nem noto.
Na B5 faço diferente, só leva Galp (posto de conhecidos), Galp ou BP quando estou fora da zona. Quando ainda não existiam os aditivados, usava um aditivo bom recomendado por um mecânico da old school (felizmente a minha b5 ainda usa injetores de aço). Atualmente uso um depósito do simples e acrescento o aditivo, vez seguinte meto Evologic ou Ultimate Active (acho que é assim) . Posso dizer que a única diferença que noto é que em frio, com o simples aditivado por mim, o motor é mais suave e silencioso e uma pequena diferença no cheiro dos gases.
De salientar que já tive de reparar a
bomba VP44 aos 134mkm. Ainda pensei que teria sido devido ao gasóleo ou aditivos. Nada disso! Foi apenas a eletrónica devido às temperaturas que atinge, a parte mecânica estava como nova, levou apenas vedantes atendendo que se tinha aberto.