Fumo preto. bom ou mau?

boas
já há algum tempo que o meu B6 anda a fazer um pouco mais de fumo preto. entretanto retirei o CAt, limpei os colectores de admissão, EGR...... mas continua a fazer fumo em baixas.

será normal?
o que poderá ser ?

abraço, joleb
 
Boas...

O carro é a diesel... logo deita sempre fumo preto... se fosse branco já era mais preocupante.
O meu carro está stock de motor e em baixas faz algum fumo... é normal
 
Fui na quarta-feira á inspecção com o meu argolas, fizeram o teste de co, acelararam o bicho até mais não... Não deveria ter deitado, pelo menos uma "pinga", de fumo? Branco ou preto, não sei?... Não saiu nadica... ;)
 
Motores a Diesel não medem CO ou CO2 só medem opacidade dos gases. O meu também não se nota fumo a não ser que puxes muito por ele e mesmo assim nota-se pouco. Claro que está stock, não tem repro nem nada (ainda :twisted: )
 
Motores a Diesel não medem CO ou CO2 só medem opacidade dos gases. O meu também não se nota fumo a não ser que puxes muito por ele e mesmo assim nota-se pouco. Claro que está stock, não tem repro nem nada (ainda :twisted: )

Pois o meu tambem não... Alias sou 100% contra isso... :)
 
Eu sou contra as repros "à doida"... Há pessoas que pensam que a repro é uma forma barata de tornar um I4 TDI num V10 FSI... Na minha opinião, uma repro pode e deve ser feita não tendo em vista a obtenção massiva de potência mas tendo em vista a adaptação da ECU ao motor do carro. Uma repro não serve só para dar potência, pode permitir baixar consumos, prolongar a durabilidade de componentes, etc. Acho que quem quer potência a sério deve pensar em fazer upgrade a outros componentes (e depois respectiva repro para adaptar a ECU a novas condições). E quem quer ainda mais potência, deve procurar um carro novo porque há limites para tudo e os nossos carro não foram feitos para andar a 300, é natural que comecem a partir-se todos...

Mas pronto, tirando o off-topic, o fumo tanto pode ser normal como não. Sendo fumo negro ainda não é mau, se fosse branco era óleo e podia haver aí problemas graves. Ainda não sabemos é há quanto tempo notaste isso, se o motor tá "mexido" ou não, o que acusou a opacidade na IPO, etc...
 
Eu sou contra as repros "à doida"... Há pessoas que pensam que a repro é uma forma barata de tornar um I4 TDI num V10 FSI... Na minha opinião, uma repro pode e deve ser feita não tendo em vista a obtenção massiva de potência mas tendo em vista a adaptação da ECU ao motor do carro. Uma repro não serve só para dar potência, pode permitir baixar consumos, prolongar a durabilidade de componentes, etc. Acho que quem quer potência a sério deve pensar em fazer upgrade a outros componentes (e depois respectiva repro para adaptar a ECU a novas condições). E quem quer ainda mais potência, deve procurar um carro novo porque há limites para tudo e os nossos carro não foram feitos para andar a 300, é natural que comecem a partir-se todos...

Mas pronto, tirando o off-topic, o fumo tanto pode ser normal como não. Sendo fumo negro ainda não é mau, se fosse branco era óleo e podia haver aí problemas graves. Ainda não sabemos é há quanto tempo notaste isso, se o motor tá "mexido" ou não, o que acusou a opacidade na IPO, etc...




O motor ainda tá stock (por enquanto), tem 190,000 km com as revisões tudo ok. apenas lhe tirei o miodo do CAT porque andava solto e quando acelerava ouvia-se um arrastar qualquer, que era o miolo com a pressão que fazia isso. Agora ficou impec. A cena do fumo já fazia antes disso. a andar normalmente em estrada não me apercebi do fumo, mas a fazer manobras de estacionamento, ou em baixas sai consideravelmente. A IPO foi em outubro mas tava tudo OK.
 
O meu também tem mais ou menos os mesmos km só ainda não saquei cat e egr mas vai em breve. No entanto, no Inverno principalmente, o meu também manda uma gasada de fumo escuro a arrancar o motor a frio... Penso que seja tudo normal...
 
Carros a diesel é normal deitar fumo preto...mas tambem depende do fumo...se for em baixas das 2 uma ou andas sempre sem puxar pelas velocidades e o carro precisa de umas boas "espanadelas" ate mesmo para o turbo ou está a queimar mal o combustivel;)...se for em altas é perfeitamente normal deitar fumo;)
 
boas
em conversa com o amigo ruicor, ele disse-me que poderia ser o tubo do IC furado e que isso poderia originar essa situação. É mais uma hipotese para testar.
de qq maneira obrigado a todos pelas dicas.

joleb
 
Boas,

Comprei um Ibiza 2 em Outubro e, desde que está nas minhas mãos, nunca lhe meti gasóleo de marca branca. Aliás, sempre o meti na Repsol. E nas minhas mãos já conto 10 000km feitos com este tipo de gasóleo. Contudo, há uma coisa que gostava que me ajudassem:

Sempre que meto o carro a trabalhar, este não deita praticamente fumo nenhum (e ainda bem). Mas, nem 5 minutos depois, fica uma marca no chão preta, à saída do escape. Comprei-lhe um daqueles limpa injectores da Redex a ver se, de alguma forma, limpava alguns resíduos. Contudo ainda continua na mesma. Não que me importe de ficar lá a dita marca, mas gostaria de ter uma segunda opinião neste sentido, para ver se não é nada de maior.

Cumprimentos,
Tool
 
Boas,

Comprei um Ibiza 2 em Outubro e, desde que está nas minhas mãos, nunca lhe meti gasóleo de marca branca. Aliás, sempre o meti na Repsol. E nas minhas mãos já conto 10 000km feitos com este tipo de gasóleo. Contudo, há uma coisa que gostava que me ajudassem:

Sempre que meto o carro a trabalhar, este não deita praticamente fumo nenhum (e ainda bem). Mas, nem 5 minutos depois, fica uma marca no chão preta, à saída do escape. Comprei-lhe um daqueles limpa injectores da Redex a ver se, de alguma forma, limpava alguns resíduos. Contudo ainda continua na mesma. Não que me importe de ficar lá a dita marca, mas gostaria de ter uma segunda opinião neste sentido, para ver se não é nada de maior.

Cumprimentos,
Tool

Eu pessoalmente detesto o gasoleo da repsol, é mais seco que o das congeneres, isso te garanto.

Por exemplo so atestei uma vez na repsol a minha allroad, meto sempre gasoleo "premium"
1 Deposito Repsol = a 580 KM ate acender a reserva, motor mais barulhento
1 Deposito Geforce Galp ou BP Ultimate = 700/720 KM ate acender reserva motor mto mais suave

Estilo de condução identico percursos idem

Diz tudo.......
 
Back
Top